25/07/2011

Novidades da NEMO: A Trilogia Nikopol.


Quando se fala em quadrinhos europeus, sem dúvida um nome de destaque é Enki Bilal. Nascido na então Iugoslávia e radicado na França, inicialmente muito influenciado por Moebius, esse brilhante artista dos quadrinhos logo encontrou seu próprio caminho.

Seu estilo-técnica-universo próprio ganhou força e se consolidou de vez na obra conhecida como A Trilogia Nikopol, composta pelos capítulos “A Feira dos Imortais”, “A Mulher Enigma” e (o ainda inédito no Brasil) “Frio Equador”.

Quando vi esse trabalho pela primeira vez, eu ainda estava descobrindo o que eram os quadrinhos e quanta diversidade essa arte possui (bons tempos aqueles de fantásticas descobertas a cada dia!). Posso dizer que a mistura da técnica de pintura minuciosa e o futurismo decadente, aliados aos deuses egípcios pairando em pirâmides espaciais, era impactante, Blade Runner e mitológico demais para não cativar minha atenção!

Agora, passados mais de 20 anos, estou tendo o privilégio de ser o editor da versão brasileira de A Trilogia Nikopol, em parceria com o diretor executivo da NEMO, Arnaud Vin (ele também um grande admirador do trabalho de Enki Bilial), que cuidou de todo o meio-de-campo com a editora europeia.

Teremos que aguardar um pouco, pois o extenso volume ainda está sendo traduzido. Mas estamos trabalhando para termos uma belíssima edição, em formato 24cm x 32cm, capa dura e ótima impressão no miolo de 184 páginas.

20/07/2011

Novidades da NEMO: Era a Guerra de Trincheiras.


Para os apreciadores de bons quadrinhos, a NEMO está preparando alguns ótimos lançamentos para este segundo semestre!

Depois de Coleção Moebius: Arzach e na trilha de Corto Maltese – A Juventude, chegará às lojas em setembro/outubro o clássico de Jacques Tardi: Era a Guerra de Trincheiras.

Mostrando a situação brutal e desumana dos campos de batalha da Primeira Guerra Mundial, essa contundente HQ se revela uma imagem realista e uma indispensável denúncia do absurdo de todas as guerras.

Aguardem!

19/07/2011

NEMO: entrevistas, resenhas, notícias...


Os primeiros lançamentos da NEMO, têm sido o assunto de várias matérias em blogs e saites, além de entrevistas e resenhas.

Uma delas é a página da revista Playboy deste mês de julho, que destaca nossa edição do fantástico Arzach. Para ler o ótimo texto do jornalista Marcel Nadale, basta clicar na imagem que ilustra esta postagem.

Já no blog Gibi Rasgado, encontramos um tocante texto escrito por Lillo Parra, que fala dos álbuns Ciranda Coraci e O Senhor das Histórias, mas vai muito além da análise de meu trabalho produzido em parceria com Will.

Falando das entrevistas, temos duas: a primeira para o saite Quadro a Quadro, a outra para o Impulso HQ. Em ambas, falo em detalhe dos primeiros lançamentos, do projeto e dos planos da NEMO.

E para quem quiser acompanhar as novidades, já está em atividade o Twitter da editora, que fica a cargo de nossa assessoria de imprensa, além é claro das postagens aqui do Mais Quadrinhos, que têm sido dedicadas à NEMO.

Fica então o convite para todos conferirem as entrevistas, resenhas e notícias!

11/07/2011

Alienz: uma página no lápis.


O resultado de todas essas ideias, brilhantemente executadas por Pansica, é o que vemos nas páginas da revista Alienz, como esta reproduzida aqui no lápis original.

Alienz: estudos de personagens (6).


Como prêmio de consolação pela aparência desfavorável, os Harmonizadores ganharam flutuadores bastante estilosos.

Alienz: estudos de personagens (5).


Desprovidos daquela propriedade quântica, os Harmonizadores são bem menos agradáveis de se ver, embora tenham melhorado muito desde um primeiro esboço muito “robótico”, até um desenho definitivo em que lembram mais um simpático gafanhoto.

Alienz: estudos de personagens (4).


É graças à propriedade da física quântica, segundo a qual o ato da observação influencia o objeto observado, que Pansica pôde nos agraciar com uma imagem humanizada das belas e sensuais Binárias Artêmix.

Alienz: estudos de personagens (3).


Pansica também fez vários esboços para os tronos-bolha em que os cidadãos flutuam pelos céus de sua cidade dos sonhos, em Alienz.

Alienz: estudos de personagens (2).


Como queríamos cuidar de todos os detalhes do planeta alienígena de Alienz, não poderíamos deixar de lado as roupas dos Cidadãos, com seu corte solene e suas padronagens geométricas.

Alienz: estudos de personagens (1).


Tentando achar a forma ideal para os Cidadãos de Alienz, deixamos de lado as opções mais esquisitas ou ameaçadoras, para algo mais “frio” e “reptiliano”, sem orelhas e com os tais 6 dedos que deram muito trabalho a Pansica.

Criando novos mundos com Alienz.


Em maio de 2006, após iniciar o roteiro de “O Melhor dos Mundos Possíveis”, eu me encontrei com o quadrinista e empresário Cristiano Seixas na então sede do Big Jack Studio, em Belo Horizonte (MG). Em meio a outros assuntos de trabalho, perguntei a ele se algum dos desenhistas do estúdio estaria disponível para trabalhar no projeto de uma revista de ficção científica. Quando me perguntou sobre o estilo que eu tinha em mente, lembrei das páginas que ele me mostrara semanas antes. Cristiano disse então que o autor daqueles impressionantes desenhos poderia sim ter interesse em trabalhar comigo. Alguns dias e telefonemas depois, marcamos uma reunião para darmos início ao projeto. E embora Eduardo Pansica tenha se esquecido de ir a nossa primeira reunião, tê-lo escolhido como desenhista para Alienz foi uma das ótimas decisões de minha trajetória editorial independente.

Quando finalmente nos encontramos na última semana de maio, Pansica já tinha visto as primeiras páginas do roteiro, bem como o material de referência visual que eu havia deixado. Assim, ele tinha uma noção geral do conceito do projeto, mas isso não o poupou de ouvir uma enxurrada de informações sobre uma suposta civilização alienígena baseada em princípios científicos e conceitos filosóficos. Seres quase nada humanos, com grandes crânios desprovidos de cabelos, peles de diferentes cores e, é claro, 6 dedos em cada mão. Havia também as duas castas de servos ciberorgânicos: Binárias Artêmix, belas guerreiras com extenso poder e 5 dedos em cada mão; e Harmonizadores, a mão-de-obra daquele planeta alienígena, com aparência mais robótica e 4 dedos em cada mão.

Havia, é claro, o planeta Pletora em si, do qual veríamos dois cenários principais: a Hipérpolis, um gigantesco aglomerado urbano com prédios de uma inusual arquitetura; e os Campos de Ciberlótus, as flores-casulo onde as Binárias aguardam o momento de entrar em cena. A orientação estética geral era usar formas mais orgânicas, estabelecendo equilíbrios e simetrias visuais. Para terminar de compor o ambiente “edênico”, havia os tronos-bolha em que os cidadãos viajam pelos céus de Pletora, as melódicas e delirantes flores dos Jardins de Oniroflores e, como não poderia faltar, a “serpente” desse suposto paraíso alienígena: um fractal gigante capaz de assimilar as criaturas orgânicas a seu redor.

Com toda essa informação, Pansica foi para casa desenhar. Alguns dias depois, começamos uma correspondência virtual, repleta de desenhos e esboços. Quase um ano mais tarde, aqueles primeiros desenhos e estudos viriam a ser a HQ “O Melhor dos Mundos Possíveis”, publicada na revista Alienz.

Um roteiro para Alienz.

Claro que aqueles pequenos esboços eram apenas “anotações”, às vezes repetidamente corrigidas antes que o roteiro tomasse sua forma mais acabada. E isso acontece, em geral, em desenhos de aproximadamente 15cm x 10,5cm, como os da sequência acima, parte do roteiro desenhado da HQ “O Melhor dos Mundos Possíveis”, da revista Alienz.

Paralelamente à elaboração do roteiro desenhado, o texto das legendas e balões vai sendo escrito por mim no computador. Quando tudo está pronto, é a vez de o desenhista começar a dar a forma final à HQ. Mas esse processo envolve ainda o letreiramento digital e a montagem eletrônica da revista, para que ela seja enfim impressa e distribuída, para chegar até os leitores.

Uma história com Alienz.

No primeiro semestre de 2006, a ideia de criar um roteiro de ficção científica envolvendo alienígenas não saía da minha mente. Variadas possibilidades temáticas e os mais diferentes personagens orbitavam meus pensamentos. Porém, semanas se passaram sem que eu encontrasse os elementos certos para a história que queria criar. Mas uma coisa eu sabia: minha nova HQ envolveria conceitos da física, um pouco de teoria do caos e alienígenas que fugissem aos lugares-comuns do cinema e da TV.

Então, em abril de 2006, a imagem de sensuais guerreiras ciberorgânicas vivendo num campo de flores-casulo atingiu-me como um raio. Esse foi o ponto de partida, e o que viria a ser a revista Alienz desenvolveu-se a partir daí, por meio de muita pesquisa e elaboração. No início de maio, tendo os primeiros elementos da história em seu lugar, bolei as primeiras páginas do roteiro que, como de costume, começou a tomar forma em pequenos desenhos de aproximadamente 7cm x 5cm, que são as pagininhas desenhadas em esferográfica, reproduzidas acima.

06/07/2011

Meus quadrinhos digitais!


Como anunciei numa postagem anterior, já estreou a loja de quadrinhos digitais, MobiComics. As primeiras edições estão disponíveis para compra em iPad, iPhone e iPod Touch, bastando baixar o aplicativo da loja.

Entre as HQs disponíveis, temos alguns dos trabalhos que lancei nos últimos anos, como ALIENZ, MUIRAQUITÃ, SOLAR: Renascimento e SOLAR: Solo Sagrado. Completando a coleção digital, temos QUANTUM e APÓCRYPHA, dois de meus álbuns há muito tempo esgotados na versão impressa.

Essa é uma boa oportunidade para quem ainda não conhece esses trabalhos, que dividem o espaço da MobiComics com HQs do mestre Julio Shimamoto e do talentoso Will.

Isto é apenas o começo e mais trabalhos estão a caminho!

05/07/2011

Urbanoide fala sobre inclusão social.


Começa a circular em breve a nova edição da série Pratique Gentileza, com o personagem Urbanoide. Nesta nova HQ, “o robô gentil” nos fala de um tema muito relevante no Brasil hoje: a inclusão social.

Produzida pela Rádio Itatiaia, com patrocínio da Fiat e da Unimed-BH, a série Pratique Gentileza traz HQs criadas por mim, com desenhos de Luhan Dias e cores de Cleber Campos. As edições são distribuídas em escolas, parques e eventos públicos, estando também disponíveis em versão digital, aqui.

04/07/2011

Fotos do lançamento (5).


Completando a sequência de fotos: após ter autografado um exemplar de Ciranda Coraci, faço uma dedicatória no outro volume da série Mitos Recriados em Quadrinhos.

Para aqueles que não puderam comparecer ao evento e ficaram interessados em conhecer os álbuns, eles já estão chegando às livrarias e também disponíveis nos links das capinhas ao lado.

No mais, nossos agradecimentos a Gual e Dani da HQ MIX, e a todos que prestigiaram o lançamento! Que venham mais...

(Para ver os comentários do Will sobre o evento, clique aqui.)

Fotos do lançamento (4).


Nesta foto, após autografar um exemplar de O Senhor das Histórias, observo Will fazer um desenho de Anansi.

Fotos do lançamento (3).


Mais pessoas foram chegando para o evento, como os premiados quadrinistas André Diniz (de blusa vinho ao centro) e Laudo Ferreira (de chapéu marrom e quase escondido à direita).

Fotos do lançamento (2).


Já nesta foto, vemos de dentro da livraria as pessoas que chegam para o lançamento e os primeiros autógrafos em Ciranda Coraci e O Senhor das Histórias.

Fotos do lançamento (1).


Na noite deste sábado, 2 de julho, aconteceu na livraria HQ MIX, em São Paulo, o evento de lançamento dos primeiros álbuns da Editora NEMO.

Na foto acima, vemos a dupla de autores, Will e eu, apresentando nossos queridos álbuns da série Mitos Recriados em Quadrinhos.

(Esta e as fotos seguintes são cortesia da Mônica, esposa do Will.)