02/05/2012

Quais são os 5 melhores filmes de super-heróis?


Há três anos, fiz aqui uma postagem convidando os leitores do Mais Quadrinhos a listarem seus filmes de super-heróis favoritos. O resultado foi uma das postagens com maior participação dos leitores do blog. (Valeu pessoal!) Passado esse tempo, novas produções vieram e creio que muitas das listas apresentadas podem ter se alterado. A minha mesmo sofreu mudanças: embora aquele que considero o melhor dos filmes de super-heróis ainda continue o mesmo, um novo filme foi acrescentado e as posições de outros se alteraram (nossa percepção das coisas, de fato, muda com o tempo).

Fica então o convite para postarem nos comentários sua lista com os 5 melhores filmes de super-heróis. Os meus favoritos são:

1. Superman – O Filme (o primeiro filme maduro e bem-produzido com um super-herói, uma excelente produção capaz de traduzir os quadrinhos para a telona, com efeitos especiais inovadores para a época. Até mesmo para alguém que jamais gostou do Super-Homem, a interpretação de Christopher Reeve tornou o personagem crível e interessante, enquanto um elenco coadjuvante, liderado por Marlon Brando e Gene Hackman, deu lastro à história. A última meia-hora deixa a desejar e as continuações, que não contaram com a direção de Richard Dooner, não valem muito a pena. Mas Superman – O Filme continua um clássico que merece ser visto!).

2. Homem de Ferro (o filme de estreia do excelente Robert Downey Jr. como super-herói superou todas as expectativas, com um roteiro interessante, bons efeitos, atuações na medida, diálogos inteligentes e uma trilha empolgante. Conciliando elementos realistas numa aventura fantasiosa, a produção do Marvel Studios é mais que apenas um bom entretenimento, além de ser melhor que a maioria das versões do personagem nos quadrinhos).

3. O Cavaleiro das Trevas (apesar do discutível ator no papel-título, o segundo filme do Homem-Morcego dirigido por Christopher Nolan me fez esquecer o decepcionante Batman Begins. É claro que uns 90% da força do filme estão na impressionante, incomparável e perturbadora atuação de Heath Ledger no papel do Coringa. Mas o roteiro também é bom, a produção bem-cuidada e o elenco coadjuvante está perfeito).

4. X-Men 2 (o primeiro filme dirigido por Bryan Singer com os heróis mutantes tinha seguido a fórmula de Superman – O Filme, conciliando respeito pelos quadrinhos, protagonistas desconhecidos mas adequados, atores talentosos e consagrados em papéis-chave e os melhores efeitos disponíveis na época. Contudo, X-Men – O Filme deixou a sensação de que faltava algo. Mas o que quer que estivesse faltando veio em X-Men 2, um filme tão bom que teve o efeito de até mesmo “melhorar” seu antecessor).

5. Os Vingadores (um dos filmes mais aguardados dos últimos tempos, a produção escrita e dirigida por Joss Whedon realizou a façanha de reunir na telona alguns dos grandes ícones das HQs de super-heróis. Sendo trabalhada desde Homem de Ferro 2, Thor e Capitão América, a trama de Os Vingadores só não alcançou melhor resultado por seus vilões lugar-comum e o final não muito original. Mesmo assim, a produção impecável e as fantásticas cenas com o Hulk fizeram do filme um dos melhores já feitos com super-heróis).

40 comentários:

Lília Amaral disse...

1. Vingadores
2. Batman - Cavaleiro das Trevas
3. X-Men: First Class
4. Watchmen
5. Homem de Ferro

Wellington Srbek disse...

Opa! Bem diferente da minha - o que é bem legal!

Pedro Corujeira disse...

1. Vingadores (O trabalho do do diretor Joss Whedon reunindo todos os personagens dos filmes anteriores da Marvel superou todas as minhas expectativas. O aproveitamento "solo" de cada personagem me agradou bastante).

2. Batman - O Cavaleiro das Trevas (Atuações maravilhosas; enredo supreendente; clima de uma boa HQ do morcego).

3. Watchmen (Ótimo trabalho da adaptação, com destaque para o personagem Rosharc, sem dúvida, o "recheio" do filme).

4. X-MEN First Class (Personagens pra lá de carismáticos; Emma Frost; Wolverine com sua frase de efeito: "Go fuck yourself".

5. Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (Gosto muito dos personagens, assim como admiro o potencial artistico da Jessica Alba e do Chris Evans, que mudou da água para o vinho ao interpretar "Steve Rogers" em CPTA.

Ufa... Essa é a minha lista!

Wellington Srbek disse...

Pois é, vou mesmo reassistir a Os Vingadores (em 2D) e quem sabe o filme não sobe posições na minha lista - acho possível!

Pedro Corujeira disse...

Eu também pretendo, não sei quando ainda, assistí-lo de novo também. Ele merece uma segunda vez!

Wellington Srbek disse...

No meu caso também é porque (como falei na postagem abaixo) não foi legal ter assistido em 3D. Quero assistir em 2D para poder ficar por conta de curtir o filme, sem as distrações do 3D.

Pedro Corujeira disse...

De fato o 3D atrapalha bastante. Ainda mais para mim que uso óculos...

Wellington Srbek disse...

Honestamente, eu já vejo o mundo em 3D, e tenho plena capacidade de entender imagens em 2D como sendo em 3 dimensões (nós que lemos quadrinhos fazemos isso sempre, aliás). Então, não vejo vantagem em ir ao cinema para ver um filme com aqueles óculos chatos e as legendas flutuantes, e ainda por cima pagando R$9,00 a mais. Rezo para que a febre do 3D passe!

Loot disse...

De momento sem ordem em particular:

- Batman Returns
- Avengers
- Superman
- X-Men 2
- The Dark Knight

Wellington Srbek disse...

Batman - O Retorno fazia parte de minha lista anterior, Loot, mas saiu para entrar Os Vingadores.
Valeu!

Carlos Brandino disse...

1 - vingadores
2 - batman, cavaleiro das trevas
3 - superman
4 - homem de ferro
5 - x-men 2

Wellington Srbek disse...

Ah, os mesmos que os meus! Só a ordem mudou.
Abraços!

Jaison disse...

Pode juntar todos os filmes de X-Men (juntando o do Wolverine) que não dá o que foi o First Class, gostei muito dele. Não achei o Batman Begins tão ruim assim. Ra's Al Ghul não é aquele inimigo fantástico, eu mal ouço falar dele nos quadrinhos (só recentemente eu vi ele no quadrinho na série a Sombra do Batman). Se fosse usado um inimigo de peso, o filme seria outro... e só ver o Dark Knight 2.
Minha lista:

1 - Dark Knight
2 - Watchmen
3 - X Men: First Class
4 - Super Man (aquele que ele dá a volta na Terra e volta o tempo! Não lembro qual foi esse)
5 - Spider Man 2

Wellington Srbek disse...

Esse Superman da volta na Terra é exatamente Superman - O Filme, que lidera minha lista. Tem até uma resenha sobre ele aqui no blog...
Abraços e volte sempre, Jaison!

Pedro Nicola disse...

Não assisti Os Vingadores ainda, mas por enquanto os meus preferidos são:

1 - Watchmen
2 - Hellboy II
3 - Homem-Aranha II
4 - X-men First Class
5 - O Incrível Hulk

Assistirei ao filme para saber onde colocá-lo na lista.

Layn disse...

Vou aumentar a participação feminina aqui e me intrometer um pouquinho. :D

1 - Batman: The Dark Knight
2 - Watchmen
3 - Vingadores
4 - Homem de Ferro ( o primeiro, o segundo pra mim não prestou, nem sei pq)
5 - Scott Pilgrim x The World (meio babaquice da minha parte, mas eu achei o trabalho do diretor super bem feito e bem adaptado em relação ao quadrinho.)

E eu também acho babaquice esse negócio de filme em 3D. Virou febre e eu não entendo o motivo, já que o 3D ainda nem começou a ser produzido de forma decente (pra mim letra amarela "voando" na tela não é 3D, sou mimizenta mesmo) e filme 2D é muito mais barato.

Wellington Srbek disse...

E aí, seu Nicola!
Ontem assisti a Os Vingadores novamente, desta vez em 2D. No início até senti falta dos elementos a mais da versão 3D, mas logo mergulhei no filme e posso dizer que gostei mais na versão 2D, com menos "distrações".
Ainda assim, acho que não altero minha lista: Os Vingadores é uma megaprodução, excelente entretenimento, mas os 4 primeiros de minha lista vão além do entretenimento.
Abraços e volte sempre, rapaz!

Wellington Srbek disse...

Oi Layn, a participação feminina é sempre bem-vinda no Mais Quadrinhos!
Concordo que o 3D ainda não é essa coisa toda que dizem. E no momento acho que a maior justificativa para sua existência é o fato de que o cinema precisa recuperar o público perdido e os estúdios querem lucrar mais ainda com os filmes, usando o 3D como justificativa para isso.
No dia em que invetarem um sistema 3D que não precise de óculos, aí eu começo a comprar a ideia.
Abraços e volte sempre!

Marília disse...

Concordo com a importância de Superman – O Filme, mas O Cavaleiro das Trevas fica com o topo da minha lista. Em segundo lugar fico em dúvida entre X-Men 2, com aquela mais que fantástica cena inicial, e Os Vingadores– terei que assistir X-Men 2 novamente para resolver o impasse, e pior, confesso que se estivesse com mais tempo livre assistiria Os Vingadores pela terceira vez no cinema, em 2D é claro... Hihihi. Por fim, fico com Homem de Ferro e X-Men First Class.

Wellington Srbek disse...

Ah, não! 3 vezes no cinema é demais!!! Só vou se você pagar o ingresso - hehe!
Poxa, todo mundo gostou de X-Men First Class, menos eu...
Beijos e seja sempre bem-vinda, querida!

Fernando disse...

Sou mais tradicional, sem desmerecer as produções atuais, fico com:

1- Superman - O Filme (me empolgou bastante quando eu era guri)

2- Batman o Retorno (muuuuito melhor que as verões do Nolan, em minha opinião)

3 - Conan (outro que me empolgou bastante na infância, e a trilha sonora estava excelente)

4 e 5 - X-Men 1ª Classe e X-Men 2 (minha concessão às produções atuais)

Na verdade, meu 1º lugar fica, sem sombra de dúvida para O Corvo (o 1º filme). Mas não coloquei na lista porque não se encaixa exatamente como um "filme de super-herói", mas é baseado em quadrinhos.

Tenho também duas menções honrosas (que também não entraram na lista por não serem "super-heróis") e que não podem ser esquecidas por esse pessoal das novas gerações: Rockteer e Dick Tracy (este, um verdadeiro clássico, do Warren Beatty, e com participação da Madonna!!)

Wellington Srbek disse...

Batman - O Retorno fazia parte da minha lista original, inclusive porque tem a melhor Mulher-Gato de todos os tempos. Mas acabou saindo para dar lugar a produções mais recentes. Talvez ele "retorne"...
Abraços!

Anônimo disse...

1- X-men o filme(excelente,o triste é ver um lobisomem retardado fingindo ser o dentes de sabre)
2- X-men 2(realmente a continuação perfeita)
3- Homem de ferro(Robert downey jr. é tony stark!rsrs.)
4-Watchmen(Não tinha muita esperança nisto mas acabei gostando bastante,mas ainda acho impossível colocar tudo aquilo em um filme)
5- Vingadores (conseguiu me surpreender também!)
Em termo de fidelidade a uma hq gosto mesmo é de sin city,apesar de criticada pelo excesso de violência e pelo cenário artificial demais ainda a considero a melhor adaptação de quadrinhos para a tela.Superman é clássico,assim como conan o bárbaro,mas não gosto do Lex luthor megalomaníaco do cinema.Já o Batman ainda não conseguiram um visual bacana pra ele e nem um roteirista que gostasse o suficiente de uma hq,e realmente quem salva o filme é o curinga.E por falar nele, pra mim o curinga perfeito deve ser uma mistura de Heath Ledger com Jack nicholson.
É isso ai.
Cláudio.

Wellington Srbek disse...

Da sua lista, Cláudio, só não gosto de Watchmen, que acho muito inferior à HQ.
Abraços!

Cine África disse...

Olá, Wellington!

Gostei muito da sua lista, apesar de não ter visto o Superman ainda.

Entre os filmes que você listou, para mim o Batman estaria em primeiro! Faço também (acho que como da última vez) uma menção aos Batmans antigos do Tim Burton, que apesar de ter um tom bem diferente também eram filmes bem bacanas, na minha opinião.

E como da última vez, eu continuo gostando muito dos filmes do X-Men, porque acho que a questão dos mutantes fica muito sensível e atual. O First Class é um dos meus preferidos e com certeza estaria na minha lista! Imagino (porque eu nunca acompanhei a hq, só li algumas histórias) que não seja muito fiel, mas eu gostei muito.

O outro que não está na sua lista que eu colocaria seria talvez o Watchmen. Concordo plenamente que é muito inferior à hq. Inclusive, acho que em alguns momentos ele é bem fiel textualmente, o que agrada a muitos fãs, mas isso nem é o mais importante pra mim. Acho que se perdeu muito do sentimento geral de decadência dos heróis no filme, traindo um pouco o original. Fora isso, do jeito que a linguagem do hq é explorada ali, dificilmente seria traduzido para as telas. Mas, dito isso, acho um filme muito bem feito e gostei de assistir, hehe!

Com relação aos Vingadores, eu gostei, principalmente pelo diálogo com os outros filmes, mas fora a participação do Hulk, achei que tem lugares comuns demais, como você mencionou.

E um último comentário sobre a questão 3D: concordo que é um recurso super-explorado e que na maioria das vezes nem tem graça, mas acredito que é uma possibilidade interessante que se abre pro cinema. Quem sabe, no futuro, não surjam usos mais interessantes e criativos? To no pensamento positivo.

Deixo ainda uma sugestão: que tal fazer também uma atualização das piores adaptações cinematográficas? Meu voto iria para o Lanterna Verde, com certeza.

Aline disse...

Acho que postei meu último comentário com a conta errada, rs! A assinatura fica aqui: Aline.

Wellington Srbek disse...

Oi, Aline, bem-vinda de volta ao Mais Quadrinhos!
Não deixe de assistir a Superman - O Filme! Foi o primeiro grande filme de super-heróis e o modelo para alguns dos melhores das décadas seguintes, como os Batman do Tim Burton (que também gosto bastante!) e os X-Men do Bryan Singer (também entre meus favoritos!).
Concordo com seu comentário sobre Watchmen, mas realmente não consigo gostar desse filme. Acho "fake" demais...
Concordamos também sobre Os Vingadores e o 3D, e fica anotada sua sugestão para uma futura postagem.
Beijos e volte sempre!

Wellington Srbek disse...

Faltou responder uma coisa, Aline!
Pelo que você falou, eu fiz certo então em não ter assistido a Lanterna Verde - me pareceu que o filme é uma "bomba", então não perdi meu tempo com ele. E acho que continuarei sem assistir.
Parece que filmes-solo com heróis verdes não dão muito certo...

Fábio disse...

PARA MIM:
1° - O CAVALEIRO DAS TREVAS
2° - WATCHMEN
3° - BATMAN BEGINS
4° - HOMEM-ARANHA 2
5° - X-MEN 2

Não coloco OS VINGADORES nesta lista, pois ao invés de um filme de super-heróis, vi um show de stand-up... E filmes de super-heróis pelo menos para mim não necessitam de tantas piadas... Algumas piadinhas aqui ou ali, mais o filme inteiro é como um show de stand-up, esse foi o motivo de eu achar OS VINGADORES apenas bom... Um filme que irá para a história será O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE, que irá estrear daqui a poucos dias, e garanto que irá entrar em varias listas dos melhores filmes de super-heróis de todos os tempos...

Wellington Srbek disse...

Vamos ver se o novo Batman será tão bom!

Anônimo disse...

1-o espetacular homem aranha
2-vingadores
3-o cavaleiro das trevas
4-homem aranha 2
5-x-men primeira classe

Wellington Srbek disse...

Comentários sem identificação não são respondidos aqui.

Anônimo disse...

1-os vingadores
2-kick ass quebrando tudo
3-watchmen o filme
4-batman o cavaleiro das trevas ressurge
5-o espetacular homem aranha

Wellington Srbek disse...

Comentários sem identificação não são sequer lidos.

Flávia disse...

Gostei muito da sua lista.
Para mim o primeiro lugar sem dúvida é Superman - o filme. Foi o primeiro filme sério sobre super-herois e que mostrou ser possivel fazer um filme que emocione,tenha boas atuaçõe e que agrade também adultos, mesmo vindo de um HQ.

Vale lembrar que na época do filme (decada de 70 parece) não era modinha fazer filmes de Hqs como hoje é, também conta com a magnífica atuação de Christopher Reeve até hoje lembrada, não é a toa que o filme se tornou um clássico. Os Efeitos especias também foram bons.

O segundo filme da minha lista é Batman - ocavaleiro das trevas, roteiro bom e ótima atuação do coringa.

o terceiro fico com o x-men 2, sempre amei x-men desde criança via os desenhos.

quarto filme X-men First Class, gostei bastante

Em último Batman O retorno, assisti diversas vezes quando criança, adorava, com certeza me marcou.

Anônimo disse...

kr eu gostei dos filmes ai assima...
mas os oq mais gostei foi o batman cavaleiro das trevas e o superman esse e inesquecivel vejam minha lista (na minha opniao)
1_Batman O Cavaleiro das Trevas
2_Superman
3_the avengers
4_lanterna verde
5_homen de ferro

Alan,theCreator disse...

1 - dark knight
2 - dark knight rises
3- homen de ferro
4 - watchmen
5 - superman 1
minha lista é essa

Alan,theCreator disse...

Sei q gosto é gosto , mas achei os vingadores fraquissimo . Homem de ferro e x-men first class tb da marvel (dã ,kkk ), são melhores em tudo ( roteiro,direção,enredo).

Taty disse...

Nossa quanta postagem hehe

1 - Batman 3
2 - Vingadores
3 - Thor
4 - Capitão America
5 - Wolverine

Wellington Srbek disse...

Se eu fosse atualizar esta postagem novamente, hoje seria "Quais os 5 melhores filmes de super-heróis no século 21" e viria em ordem cronológica:
- Homem de Ferro
- Batman: O Cavaleiro das Trevas
- Os Vingadores
- Doutor Estranho
- Mulher-Maravilha