01/05/2012

Os Vingadores, a quarta parte de uma saga cinematográfica.


Os Vingadores foi sem dúvida um dos filmes mais antecipados e aguardados dos últimos tempos. Afinal, desde a cena pós-créditos de Homem de Ferro, em 2008, o Marvel Studios vinha preparando o cenário para trazer, num mesmo filme, alguns dos principais super-heróis dos quadrinhos. Diga-se de passagem, naquele mesmo ano, outra cena pós-créditos em O Incrível Hulk também falava ao público sobre a formação de uma equipe. Tudo poderia ter parado por ali, uma vez que a produção encabeçada por Edward Norton não teve grande sucesso. Mas com o filme estrelado por Robert Downey Jr. a história foi bem diferente!

O excelente resultado de público e crítica do primeiro filme com Downey Jr. garantiu a realização de Homem de Ferro 2, lançado em 2010. A ele se juntariam, no ano seguinte, Thor e Capitão América – O Primeiro Vingador.  Três produções de boa qualidade que serviram para somar novos elementos, personagens e subtramas a uma história mais ampla. Neste sentido, esses três filmes podem ser considerados os atos iniciais de uma peça maior, que se concluiu agora com Os Vingadores. E a sensação que fica é a de que essa aventura em quatro partes cumpriu sua promessa de levar às telonas alguns dos personagens mais conhecidos dos quadrinhos, em produções tecnicamente exemplares.

Os Vingadores, em especial, cumpre a promessa de ótimo entretenimento (embora não tenha se igualado ao Homem de Ferro de 2008, que conseguiu ir além do entretenimento). Em suas mais de duas horas, o filme dirigido por Joss Whedon traz vários pontos altos, como as boas tiradas de Tony Stark e TODAS as cenas do Hulk (uma delas, aliás, sozinha já vale a ida ao cinema!). Embora Capitão América e Thor pareçam acessórios, Viúva Negra, Gavião Arqueiro, Agente Coulson e Nick Fury desempenham perfeitamente suas funções. Temos uma nave-monstro bem bacana, porém os vilões (incluindo Loki) parecem um tanto “lugar-comum”, e a forma como foram derrotados no final é Independence Day demais.

Na verdade, o que menos gostei no filme foi ter sido obrigado a vê-lo em 3D, para poder assistir com o áudio original (nos cinemas mais próximos não havia nenhuma sessão em 2D legendada). Ou seja, tive que pagar mais caro (R$9,00 a mais) e assistir com aqueles óculos chatos, para poder ver o filme com as vozes originais dos atores (confesso que não gosto de filmes em 3D, pois não acho que acrescenta muita coisa e ainda dão dor nos olhos). Mas o filme é bem bacana e (minha namorada gostou tanto que) vou acabar indo ao cinema novamente para ver em 2D (as cenas do Hulk compensam!).

Os Vingadores deixa um gostinho de “quero mais”. E a próxima parada do expresso Marvel Studios é Homem de Ferro 3, que chega aos cinemas em 2013. E seria absolutamente fantástico se nesse filme também aparecesse o Hulk. Ou mesmo se fizessem um filme Homem de Ferro & Hulk... Mas aí já é pedir demais, né?

Eu não poderia falar sobre os filmes do Marvel Studios, sem citar suas “fontes” principais: Iron Man – Extremis e TheUltimates, duas ótimas séries com elementos e mesmo cenas que foram parar nas produções cinematográficas. Fica então a sugestão: quem gostou dos filmes não deixe de conferir essas HQs. São promessa de ótima leitura!

4 comentários:

Juliano disse...

Muito legal a matéria! Realmente OS Vingadores supriram minhas expectativas. Fui na estréia e consegui ver em 2D legendado(ainda bem) pois no geral eram todos dublados. Quanto ao filme, uma das coisas que me surpreenderam foi a ressurreição do Hulk e da importância maior que foi dado ao gigante verde. No geral, gostei da equipe na telona. Algumas cenas hilárias com o Homem-de-Ferro e Hulk. Só o desfecho achei meio chocho. Após a destruição parcial da cidade, tomar um pau no final foi muito pouco para o Loki. De qualquer maneira foi muito legal ver os Vingadores na telona.

Wellington Srbek disse...

Sem dúvida, Tony Stark e Hulk são as "almas" do filme, Juliano. E o Hulk realmente foi tão bem trabalhado que não vou me espantar se fizerem um filme com ele em breve.
Abraços!

Pedro Nicola disse...

Simplesmente um filme de super-heróis perfeito!

Wellington Srbek disse...

Está todo mundo realmente gostando muito desse filme!