22/02/2012

De volta à gráfica!



Um dos melhores parceiros de quadrinhos que eu tive até hoje é o Will: desenhista de talento, profissional eficientíssimo e um grande amigo. Juntos, já produzimos uma HQ institucional, outra independente, algumas ilustrações e duas graphic novels (também) para crianças. 


Além da curtição de trabalharmos juntos e do prazer de ver uma bela HQ pronta, é muito bacana quando o trabalho é bem aceito e começa a dar novos resultados. É justamente o que está acontecendo com nossos álbuns Ciranda Coraci e O Senhor das Histórias, lançados em 2011 pela editora NEMO. Cada um foi selecionado para uma compra institucional e com as vendas diretas e exemplares em consignação nas livrarias, o estoque dos dois ficou bem baixo e ambos estão voltando à gráfica para uma nova impressão. (Êba!!!)


Não preciso nem dizer o quanto é legal saber que muita gente já viu as HQs e mais pessoas ainda irão conhecer nossa recriação das aventuras de Coraci e Ananci. Alias, se você ainda não conhece Ciranda Coraci e O Senhor das Histórias não deixe de conferir nosso trabalho, pois tenho certeza de que vai gostar! E aqueles que já leram nossas HQs com Mitos Recriados em Quadrinhos aguardem, pois o terceiro volume da série já foi encomendado pela editora e deverá ser produzido em breve.

--

Aproveitando a oportunidade, quero falar um pouco sobre meu trabalho no Grupo Autêntica.

Algo importante a se dizer é que os lançamentos da NEMO não são definidos por mim. Enquanto editor, proponho títulos e projetos (como Arzach e a Coleção Shakespeare em Quadrinhos), mas todos os nossos álbuns são discutidos e definidos por um comitê editorial, do qual faço parte, junto com os sócios da editora. Ou seja, eu não defino os títulos sozinho.

Além disso, quando fui convidado para trabalhar no Grupo Autêntica, fui contratado não apenas como editor de quadrinhos, mas também como autor de HQs, atividade na qual já tive meu trabalho reconhecido, elogiado e premiado diversas vezes. Portanto, nada mais natural que, contando com um funcionário qualificado, meus chefes tenham o interesse de que eu produza trabalhos para a editora. Foi justamente assim que surgiram Ciranda Coraci e O Senhor das Histórias, ou seja, como uma demanda específica para que eu criasse os roteiros e convidasse um desenhista para produzir HQs infantis. Da mesma forma, acabo de receber a indicação para produzir o terceiro volume da série Mitos Recriados em Quadrinhos, no qual Will e eu trabalharemos assim que nossas agendas permitirem.

Outro de meus lançamentos pela NEMO foi Dom Casmurro de Machado de Assis, álbum desenhado por José Aguiar. Aqueles que acompanham o Mais Quadrinhos sabem que eu já havia produzido uma adaptação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, lançada pela editora Desiderata, com desenhos de João Batista Melado. Mas antes mesmo do lançamento de MPBC, eu já trabalhava na adaptação de Dom Casmurro, que iniciei em agosto-setembro de 2009. Isso foi um ano antes de eu ser convidado a trabalhar no Grupo Autêntica, e as páginas iniciais de meu roteiro desenhado dessa HQ machadiana foram um dos fatores que me levaram a trabalhar como editor de quadrinhos do Grupo Autêntica. Assim, Dom Casmurro de Machado de Assis acabaria sendo o primeiro contrato de edição que assinei para a futura NEMO.

O fato é que em 2011 a editora lançou três álbuns com roteiros meus, e em 2012 isso deve se repetir. Mas além de mim, no ano passado a editora publicou o trabalho de outros oito autores nacionais. E só não publicamos mais, pois dois dos álbuns que encomendamos não foram entregues (mas isso seria assunto para outra postagem sobre o mercado brasileiro de quadrinhos...).

O que importa mesmo é que estamos produzindo e continuaremos publicando belos quadrinhos nacionais. 2012 está apenas começando e a história da NEMO também!

2 comentários:

Carlos Brandino disse...

Meus parabens, pelo retorno da Nemo e vida longa a frente dela.

Wellington Srbek disse...

Valeu, Brandino! Os ventos estão soprando a nosso favor... Graças a Deus!!!