20/11/2009

Um Mundo em Quadrinhos.


Comecei a escrever sobre quadrinhos em 1995, quando fui convidado a criar uma seção de crítica de quadrinhos para um jornal de Belo Horizonte (MG). Meus textos agradaram e o que era uma pequena coluna tornou-se uma página semanal. O trabalho prosseguiu e acabei convidado em 1996 a ir trabalhar em outro jornal, onde fiquei até novembro de 1998. Embora minha "carreira" como crítico de quadrinhos tenha sido interrompida ali, continuei escrevendo sobre essa arte num outro formato e com um outro fim.

Era então a vez de redigir minha dissertação de mestrado para a Faculdade de Educação da UFMG, que seria defendida em novembro de 1999. Essa pesquisa, que teve como objeto a série Pererê produzida por Ziraldo entre 1960 e 1964, deu origem a dois livros: o inédito "Pererê, uma aventura brasileira" e Um Mundo em Quadrinhos, lançado em 2005 pela editora Marca de Fantasia.

Aproveitando então o aniversário de dez anos da defesa de minha dissertação (ocorrida em 5 de novembro de 1999), faço aqui esta postagem convidando a todos para conhecer meu primeiro livro teórico sobre a arte dos quadrinhos. Ele pode ser encomendado diretamente com o editor, clicando aqui:

Um Mundo em Quadrinhos
68p, 14cm x 20cm
R$11,00

2 comentários:

Felipe Attie disse...

Como faço para conseguir um exemplar? Achei interessante sua trajetória. Tenho uma tira chamada Kini e Sniff, gosto do univerrso das tiras. voc~e me indica alguma leitura específica sobre essa vertente dos quadrinhos? depois dá uma conferida lá no meu blog. Até...

Wellington Srbek disse...

Olá Felipe,
Minha resposta atenderá a suas duas perguntas! Você pode conseguir Um Mundo em Quadrinhos direto com o editor Henrique Magalhães da Marca de Fantasia. O próprio Henrique tem um ótimo livro teórico, Humor em Pílulas, também pela Marca de Fantasia, no qual ele trata especificamente da linguagem das tiras. Para comprar os dois livros, a preços bem em conta, basta clicar nos dois links em minha postagem. Lá, você encontrará a lista completa dos livros da Marca de Fantasia e o e-mail do Henrique para fazer sua encomenda.
Vou conferir seu blog.
Abraço!