24/11/2009

Quadrinhos & outros bichos.


Lançado em 2006 pela Marca de Fantasia, Quadrinhos & outros bichos foi meu segundo livro de textos sobre HQs. Trata-se de uma coletânea de artigos que escrevi entre o fim do mestrado e o início do doutorado. Em cada um dos textos, temos discussões sobre a utilização dos quadrinhos em diversas funções sociais, bem como sua interação com outras formas de comunicação e linguagens artísticas.

O artigo que abre a coletânea, “Quadrinhos, arte educativa ou tapeação didática?”, é uma adaptação do capítulo final de minha dissertação de mestrado sobre a revista Pererê de Ziraldo. Como o título sugere, ele trata exatamente da utilização didática dos quadrinhos e de suas possibilidades educativas. O artigo seguinte, “Interfaces culturais: da arte à publicidade, do grafite aos quadrinhos”, trata da utilização dos quadrinhos pela Pop Art e pela publicidade, bem como de sua interação criativa com o grafite. O artigo traz ainda um “Adendo: cerveja gelada, UGA UGA e massificação”, em que faço a análise do uso dos quadrinhos numa campanha de cerveja e numa telenovela. Completam o livro o artigo “A apaixonante arte dos quadrinhos” e um “Quadro Cronológico” que resumem minha concepção de o que é a arte dos quadrinhos, com um esboço de sua evolução ao longo dos últimos 180 anos.

Para quem ficou interessado, o livro está disponível diretamente com a editora Marca de Fantasia, podendo ser encomendado aqui:

Quadrinhos & outros bichos
76p, 12x18cm
R$11,00

Nenhum comentário: