30/04/2009

Quais os melhores filmes de super-heróis?


Para Hollywood, uma das minas de ouro mais rentáveis na atualidade são os filmes de super-heróis. Com os avanços dos efeitos visuais e os orçamentos milionários disponíveis para as produções, nada impede hoje a realização de filmes com alta qualidade e grande fidedignidade às HQs. Embora muitas vezes este não seja o resultado, algumas produções cinematográficas merecem destaque (em meio à mera exploração comercial e aos muitos fiascos hollywoodianos). Com novas adaptações dos heróis Marvel e DC a caminho, apresento a lista de quais seriam, na minha opinião, os melhores filmes de super-heróis já feitos. É claro que a idéia aqui é contar com a participação de vocês, leitores do blog!

1. Superman – O Filme (o primeiro filme maduro e bem-produzido com um super-herói, uma excelente produção capaz de traduzir o clima dos quadrinhos para a telona, com efeitos especiais inovadores para a época. Até mesmo para alguém que jamais gostou do Super-Homem, a interpretação de Christopher Reeve tornou o personagem crível e interessante, enquanto um elenco coadjuvante, liderado por Marlon Brando e Gene Hackman, deu lastro à história. A última meia-hora deixa a desejar e as continuações, que não contaram com a direção de Richard Dooner, não valem muito a pena. Mas Superman – O Filme é realmente um clássico que merece ser visto!).

2. X-Men 2 (o primeiro filme dirigido por Bryan Singer com os heróis mutantes seguiu a fórmula de Superman – O Filme, conciliando respeito pelos quadrinhos, protagonistas desconhecidos mas adequados, atores talentosos e consagrados em papéis-chave e os melhores efeitos disponíveis na época. Contudo, X-Men – O Filme deixou a sensação de que faltava algo. Mas o que quer que estivesse faltando veio em X-Men 2, um filme tão bom que teve o efeito de até mesmo “melhorar” o primeiro. Infelizmente, Brian Synger deixou a série de longas dos “filhos do átomo” para se dedicar ao “filho de Krypton”. Como consequência, X-Men – O Confronto Final não fez jus às duas produções anteriores).

3. O Cavaleiro das Trevas (apesar do discutível ator no papel-título, o segundo filme do Homem-Morcego dirigido por Christopher Nolan me fez perdoar o decepcionante Batman Begins. É claro que uns 90% da força do filme estão na impressionante, incomparável e perturbadora atuação de Heath Ledger no papel do Coringa. Mas o roteiro também é bom, a produção bem-cuidada e o elenco coadjuvante está perfeito. Para mim, o principal defeito mesmo é a insistência em mostrar o Batman voando).

4. Homem de Ferro (o filme de estréia do excelente Robert Downey Jr. como super-herói superou todas as expectativas, com um roteiro interessante, bons efeitos, atuações na medida, diálogos inteligentes e uma trilha empolgante. Conciliando elementos realistas numa aventura fantasiosa, o filme é mais que um bom entretenimento, além de ser bem melhor do que qualquer versão do personagem nos quadrinhos).

5. Batman – O Retorno (esse segundo filme do Batman dirigido por Tim Burton foi fascinante na época, por seu visual sombrio que mergulha na estética dos espetáculos itinerantes e dos quadrinhos do Homem-Morcego. Michael Keaton jamais foi o ator ideal para o papel de Batman, mas até que não decepciona nessa segunda chance. Sobretudo, temos um Danny DeVito perfeitamente repulsivo no papel de Pinguim e uma belíssima Michelle Pfeiffer numa encarnação inesquecível da Mulher-Gato. O longa foi também capaz de lançar uma sombra mais favorável sobre seu antecessor Batman – O Filme, que já trazia uma atuação marcante de Jack Nicholson como Coringa. De quebra, a promoção em torno do segundo filme de Tim Burton motivou o desenvolvimento e lançamento de Batman – The Animated Series, uma das melhores séries de animação já produzidas).

Aguardo então os comentários de todos, com as listas de seus filmes de super-heróis favoritos!

42 comentários:

Renata, disse...

Olha eu aqui de novo!!! Segunda vez, hein? Eita!!!Primeira a comentar??? Acho que sim! Legal!!!

Bom, na minha lista, Homem de Ferro em primeiríssimo lugar! Não só pela atuação incrível do Robert (íntima, hein?) como pela história em si. Confesso que quando criança (ainda sou)Homem de Ferro não foi o meu herói preferido. Gostava mas nem taaaanto assim. Depois desse filme, passe a olhá-lo de outra forma. Chamou mais ainda minha atenção.

Segundo lugar? Deixe ver... coloco aí Hulk 2. O primeiro não achei tão bom assim não, o segundo foi muito melhor.

Terceiro... Homem Aranha. Detesto o bicho mas adoro o herói (tenho aracnofobia, pode uma coisa dessas?). O personagem do filme, ao meu ver, foi um dos que mais se aproximaram do personagem dos quadrinhos... tá, a gente não pode esperar cópias fieis, mas foi legal.

Quarto (ai, Deuses): Batman... ainda espero ver o Batman mais "doentio"... poxa, o cara quando criança presencia o assassinato dos pais!!! Era pra ser mais psicopata... por isso prefiro o Coringa!!! Sempre!!! Aliás, esse Heath Ledger foi o melhor Coringa de todos os tempos e dificilmente surgirá outro do mesmo nível... mas Batman deixa um pouco a desejar, embora eu o adore: o sujeito tem grana. O mérito é maior por isso. Daí os brinquedinhos que causam os "bons" efeitos... Tá, ele é inteligente, mas tem um senhor computador e toda uma parafernalha que ajudam. Gosto do lado sombrio do herói..."O Cavaleiro das Trevas" foi o melhor filme desse super-heroi: adorei a voz rouca que o ator deu a ele!!! Se a gente pensar em tudo o que já fizeram do Batman, foi o personagem que mais evoluiu na minha opinião.

Quinto... x-men... foi tri-legal, mas eu esperava um pouco mais.


Ontem vi Dragon Ball... de tudo, fica em último... conseguiram atrapalhar tudo, o diretor nem se deu ao trabalho de ler o mangá antes das filmagens!!! Ele nem conhecia a história!!!! que o informou foi o filho dele, que assiste DBZ!!!! Fazer o quê... eu não sabia se ria ou chorava... QUERO MEU DINHEIRO DE VOLTA!!! hahahaha


Abraços e sucesso!!!Té mais!!!

Wellington Srbek disse...

Olá Renata,
Valeu pelo detalhado e bem-humorado comentário!
Não assisti ao segundo filme do Hulk, mas vou conferir. O primeiro está entre os piores filmes baseados em quadrinhos que já assisti (minha lista atualizada, depois de assistir a The Spirit, está na postagem "As piores adaptações cinematográficas do século" - não deixe de conferir depois).
Beijos!

Aline disse...

Nem fale nesse Dragon Ball, Regina! Podem dizer o que quiser, mas eu gostava de assistir a série sanguinolenta (não tenho culpa se nasci quase nos anos 90) e comecei a ler quadrinhos com ela. E a primeira série de Dragon Ball (não a Z, a origninal) *É* boa, tem mais comédia do que luta e sem apelação. Estou até com medo de ver o filme...

Sobre o Batman, nunca fui muito com a cara dele. Alguém que tem como poder o dinheiro não me parece minimamente interessante e ter assistido o assassinato dos pais não é o suficiente pra fazer um herói ser legal (e nem original é). Mas confesso que tenho preconceito! Talvez ele realmente seja um personagem interessante psicologicametne - nunca li com cuidado, mas até fiquei disposta a fazê-lo depois do Cavaleiro das Trevas. Mas mais pelo Coringa! Todas as honras que foram dedicadas a Heath Ledger, ele as merece.

Mas discordo da Renata: aquela voz rouca ficou ridícula (na falta de uma palavra mais sutil que pudesse expressar fielmente minhas impressões)!

Quanto a X-Men e Homem-Aranha, prefiro os primeiros em ambos os casos. Fecham mais em si mesmos. Não tenho certeza da credibilidade dos meus critérios, mas enfim: eu gosto mais! E detesto os terceiros.
Acho que o meu preferido seria o primeiro X-Men, mesmo. Mas fico sem opinião definitiva, antes de revê-los (pois vi no cinema ainda).

Falta ver o Superman clássico, que ainda não vi!

Wellington, só não sugiro a você fazer uma lista dos "piores" porque aí não ia dar pra parar no 5... e ia ser disputado!

Wellington Srbek disse...

Mais uma ótima participação feminina aqui no blog!
Diferente de você, Aline, prefiro os segundos filmes do Aranha e dos X-Men. Acho na verdade que eles tiveram um efeito positivo sobre os primeiros. Mas assim como você, detesto os terceiros filmes desses personagens (os produtores perderam o rumo ali!).
Todo mundo realmente fala muito bem do Dragon Ball na fase inicial, antes do "Z". Ainda confiro algum dia!
Quando puder, assista a Superman - O Filme. Tenho até uma postagem especial sobre ele aqui no blog, em comemoração a seus 30 anos, completados em 15 de dezembro de 2008.
Sobre a lista dos "piores" eu já até fiz uma, Aline! Está aqui: http://maisquadrinhos.blogspot.com/2009/02/as-piores-adaptacoes-cinematograficas.html veja se concorda com as listas que postamos.
Beijo e boa semana!

robert frank disse...

Boa lista!
Cara, infelizmente não pude ir ao lançamento, tive um imprevisto que me impossibilitou (e olha que eu estava com minha "estorias gerais" em mãos para ser autografada...
Em breve a gente se vê por aí!

abraço!

Wellington Srbek disse...

Pena que não pôde ir, Robert!
Bom, estou de volta ao Centro Cultural nas terças e quintas à tarde. Quando der, passe por lá.
Abração!

Leandro disse...

1 - Batman cavaleiro das trevas - apesar de nao ter gostado nem um pouco do begins, essa continuacao é quase perfeita.

2 - Batman o retorno - ate pouco tempo era o meu preferido.

3 - homem aranha 2 - apesar de ter um final fraco, o resto é perfeito

4 - Superman o filme - o christopher Reeve segura o filme, apesar de ter achado o final ruim tb.

5 - Homem de ferro - despretensioso, mas MUITO bom.

mensoes honrosas - batman 1, x-men

Wellington Srbek disse...

Nossas listas ficaram bem próximas, Leandro!
Eu, pessoalmente, não sei como tem gente que acha Batman Begins um ótimo filme (melhor que os do Tim Burton por exemplo), pois para mim é tão ruim quanto Superman Returns, ao qual finalmente assisti ontem, com o patrocínio do SBT.
Não deixe de conferir, Leandro, meus textos especiais sobre Supeman - O Filme e também sobre os filmes do Batman. É só ir pelos marcadores.
Abraço!

Leandro disse...

o seu texto sobre os filmes do Batman eu ja conferi na epoca, o do Super nao lembro, vou ver. So salientando q nessa lista nao coloquei os super-herois, eu fiquei na duvida se valeria qq adaptacao de hq.
abç

Wellington Srbek disse...

Sim, Leandro, a lista é só para filmes de super-heróis. O texto sobre Superman - O Filme foi postado no dia 15/12/08.
Abraço!

Amalio Damas disse...

Olha galera, a melhor adaptação de todos os tempos de um "herói" dos quadrinhos é Anti-Herói Americano, uma biografia bem-humorada do esquisitérrimo Harvey Pekar. Falando "sério" agora, Superman está para as adaptações de super-heróis, assim como Cidadão Kane está para o cinema em geral. Principalmente pelo caráter adulto utilizado no filme e sobretudo pelo pioneirismo. Em segundo acredito que o primeiro Batman, por retratar de forma mais fiel possível para a época e para um filme do Tim Burton, que sempre coloca a sua personalidade nos filmes que dirige. Em terceiro X-Men 2, pois sintetizou muitos anos da cronologia dos X-Men em pouco mais de duas horas, existem citações a Conflito de Uma Raça, Arma X, A Morte da Fênix, acentuou o triângulo amoroso entre Wolverine, Jena Grey e Cíclope, etc. Em quarto lugar, Homem-Aranha 2, principalmente pela profundidade da atuação de Alfred Molina, concordo com o Wellington sobre Tobey Maguire, ele sempre faz o mesmo papel em todos os filmes, o papel de Tobey Maguire. Por último Conan, O Bárbaro, apesar de não ser super, acredito que esta adaptação foi uma das melhores já feitas e perfeita para o musculoso Arnold Schwarzenegger, superada apenas pelo T-800. Grande abraço.

Wellington Srbek disse...

Legal a comparação com Cidadão Kane, Amálio!
Também gosto bastante do primeiro Batman do Tim Burton, embora prefira o segundo dele.
Emendando a conversa, claro que há a questão dos gostos pessoais, mas acredito também que há questões de qualidade artística que se impõem a elas. Digo isso porque não sei como alguém pode achar o Batman Begins melhor do que os filmes do Burton! Batman Begins pode ser mais realista e ter mais recursos técnicos, mas é bem menos original e mais pobre criativamente (na verdade considero o filme uma mera colcha de retalhos cinematográfica, como explico na resenha que escrevi sobre ele aqui para o blog). Isso, aliás, só torna mais misterioso para mim, como o Christopher Nolan foi capaz de acertar tanto com O Cavaleiro das Trevas, tendo feito aquele primeiro filminho!
Boa definição para o Tobey Maguire! Até não acho que ele foi totalmente ruim como Peter Parker, mas complemento dizendo que a vozinha dele é bem insuportável! Mas fazer o quê, né? O povo gostou e o cara está lá agora, milionário...
Abraço!

Ben Lima disse...

e realmente algumas das coisas mais subjetivas possiveis falar do que é bom, pois cada gera a sua opinião, ate como parametro o momento vivido qd presenciamos uma grande execução , inserida na tela grande(falar do ruim é mais facil e ate mais prazeroso), conjecturando sobre o proposito(ficou lindo isto){hihii},melhor filme ou filme de numero um, sem duvida a maior obra-prima adaptada, falo isto ate num ambito geral, pois é dificil fazer algo tão bem transposto(esta é a palavra exata) e não adaptado, ou seja por merito proprio SUPERMAN-O FILME,é uma transposição não uma adaptação, em seguida acredito que extamente no mesmo patamar de adaptação estariam:Iron Man, Spiderman e Sin City, em igual pé de igualdade, ate desmerecido coloca-los em lugares diferentes ate por terem executores(cineastas) tão proliferos distintos e esstranhos ao mesmo tempo como Jon Favreau,Sam Raimi e Robert Rodrigues, cada de uma vertente diferente.E vou postar apenas 3 lugares, acredito que muitos esqueçam da que considero uma fantastica adaptação pelo seu conteudo adulto , em tempos que tudo é feito pra não gerar censura que Conan-O Barbaro, com direção impecavel em alguns momentos(a maioria)com poucos erros, e com roteiro a 8 mãos, inclusive com a contribuição de Oliver Stone, que era colecionador desde criança dessas pulp´s que geraram tanta gente boa.è isso! Rubens Lima, quadrinhista e louco por cinema e futebol!!

Wellington Srbek disse...

Demorou para aparecer por aqui, mas também quando veio, gastou todo o português, hein Rubens! (Brincadeirinha!)
Estas listas que proponho aqui são para isso mesmo: para que as pessoas coloquem suas opiniões. Mas acho legal também levarmos adiante a discussão sobre gostos, opiniões e parâmetros artísticos.
Você e eu concordamos que Superman - O Filme é a melhor adaptação (ou transposição) já feita. Mas, um dia, topei num blog com um comentário de alguém que disse que era o pior filme de super-heróis que ele já tinha visto! Como se diz, "gosto não se discute" e obviamente a tal pessoa tem direito à sua opinião e a seu mau-gosto e a seu total desconhecimento do que seja a arte do cinema ou a estética dos quadrinhos.
Mas aí também vem a questão dos parâmetros artísticos, pois se não tivéssemos nenhum referencial estético, então crítica literária, crítica de cinema, crítica de quadrinhos, etc. não teriam nenhuma razão de ser (e poderíamos dizer que O Cavaleiro das Trevas do Frank Miller tem o mesmo valor artístico de sua continuação, DK2, pois não haveria qualquer critério estético para definir o que tem qualidade e o que não tem).
Enfim, acho que é uma boa oportunidade para colocarmos essas discussões também.
Abraços!

Aline disse...

Tinha esquecido... Mas eu gostei do Constantine! Não sei como fica em relação ao quadrinho, que li muito pouco, mas achei um bom filme. Pra mim, dá de 10 no Homem-Aranha 2 e no Demolidor...

Wellington Srbek disse...

Constantine até que é um bom filme, Aline, SE esquecermos o personagem dos quadrinhos no qual ele é baseado. Porque o Constantine de cabelo preto e usando um trabuco, só em Hollywood mesmo!

Cinthya disse...

Quando se trata de super-heróis, não consigo ver friamente a qualidade de um filme. A paixão pelo personagem me influencia. Por isso, prefiro assistir sempre "Homem Aranha" (os três) e "X Men" (os três) em relação a Super-Homem ou Batman, que não gosto muito. Afinal, estes filmes se propõem apenas em entreter e, por isso, não procuro os mesmos elementos que busco em um cinema mais artístico ou reflexivo.

Wellington Srbek disse...

Uhn, eu tenho uma visão um pouco diferente, Cinthya, que é a mesma que tenho com os quadrinhos. Para mim, mesmo uma obra feita inicialmente com a proposta de ser entretenimento pode, por sua qualidade própria, alcançar um valor artístico. Para mim, isso é muito claro no caso das artes ligadas à reprodutibilidade técnica, como os quadrinhos e o cinema. Os filmes de Chaplin e os primeiros quadrinhos de Will Eisner eram feitos para entreter, mas não deixavam de ser obras-primas geniais que alcançaram a condição de grande arte.
Superman - O Filme, para mim, deve ser entendido a partir de sua proposta de transpor a estética e a temática dos quadrinhos para o cinema. E nisso ele foi bem-sucedido e, na minha opinião, merece assim ser chamado de arte.
Abraço!

Marcus disse...

Sem ordem de preferência, exceto pelo primeiro filme da lista.

1º - O Cavaleiro das Trevas, apesar de discorda com o Srbek quanto a Batman Begins, não tem como discorda sobre esse filme. 2 horas e 30 minutos mais ou menos, que não fica chato, o filme é empolgante, funciona bem, Christian Bale é o melhor Batman sim. E eu não vou nem perde tempo falando de Heath Ledge por que é chover no molhado.

2º - Superman – O Filme, Um clássico, bom como adaptação e como filme. Figurinha fácil em listas de 100 melhores filmes de todos os tempos, sempre lado a lado de Star Wars (Considerados filmes mais pipocas, no meio de filmes artes).

3º - Akira, esse deve ter sido o filme que eu mais vi na minha vida, mas que qualquer episodio da serie Star Wars com certeza. O melhor anime já feito? Com certeza! Uma das melhores animações de todos os tempos? Não sei te dizer, porem é seria candidata! Menção honrosa a Ghost in the Shell, que apesar de nunca ter saído no Brasil (O que é uma vergonha, um anime fundamental nunca ter tido o manga lançado no Brasil, em quanto o Naruto... Nem comento.) vale a pena conferir.

4º - Batman Begins, em minha opinião um começo digno para Homem Morcego nos cinemas. Por mais que os dois primeiros filmes sejam ate legais, não me convencem, eu não consigo ver o Batman ali, só um Michael Keaton vestido de Batman, e isso faz MUITA diferença, os dois últimos são lamentáveis.

5º - Homem Aranha 2 & X-Men 2, empate técnico. Tanto Homem Aranha quanto X-Mens, são filmes ótimos como também foram os que sacramentaram essa onda toda de adaptações de quadrinhos, tiveram duas continuações que superaram totalmente suas originais. Já as partes finais de suas trilogias...

6º - Homem de Ferro, um começo extremamente promissor para franquia, com um filme divertidíssimo. Também pudera, Robert Downey Jr é o Tony Stark da vida real! Ai fica fácil.

7º - 300, em minha opinião a única adaptação que supera a original. E venhamos e convenhamos, levando em conta a obra de Frank Miller não era algo muito difícil.

8º Anti-Herói Americano & Crumb, o primeiro um filmaço baseado na obra em quadrinhos que conta a vida Harven Pekar (Outra obra cultuada que NUMCA saiu no Brasil, exceto por um livro, esgotado há muito tempo). O outro é um documentário, porem é pode ser considerado um filme de drama foda. Depois de assistir Crumb, você terá certeza que ele é o cara mais normal que você conhece. O mesmo diretor do documentário fez outra adaptação que é Ghost World (Acho que no Brasil é Mundo Cão), que eu ate o comentaria aqui, se eu tivesse entendido o final do filme.

9º Sin City e Estrada para Perdição, Sin City é muito bom, transcrevendo fielmente o filme para tela, sem perder um ar meio cartunesco, o que me agrada bastante hoje em dia, na época eu dei uma estranhada. O outro já mais serio porem um filme de máfia FODA, nunca li os quadrinhos, mas se for como o filme, eu acho que eu estou perdendo muita coisa.

10º Hellboy e Batman A Mascara do Fantasma, Hellboy pode não ser uma serie de filmes multimilionária como as da Marvel e da DC, porem é melhor de olho fechado e com os pés nas costas que mais da metade dos filmes lançados pelas rivais. E como não citar o filme da melhor obra que adaptou um personagem de quadrinhos para outra mídia?

É isso ai, espero que gostem.

Abraços!

Wellington Srbek disse...

Olá Marcus,
Muito legal sua lista! Tenho só duas observações.
Primeiro, se a ideia fosse uma lista sobre adaptações em geral (e não apenas de filmes de super-heróis), na minha lista Akira estaria em segundo lugar, pois é realmente a melhor adaptação em animação já feita para o cinema.
E desculpe, mas, Batman Begins é muito ruim enquanto filme. E Christian Bale pode realmente ser o melhor Batman do cinema, mas isso para mim só diz o quanto os anteriores foram ruins.
Grande abraço e valeu!

QUEIROZ disse...

1.º Batman, TDK, pq?realismo e o Coringa

2.° Superman, O filme pq? sonho confronta a realidade no filme mais bonito de hqs de todos os tempos

3.° Homem Aranha 2 pq? melhor filme do meu personagem das hqs preferido.

4.° Homem de Ferro pq? impecável em efeitos especiais, interpretação do protagonista e nem precisa de continuação,a não ser o próprio filme dos Vingadores

5.° X-men, O filme pq? Foi responsável pela a realização de pelomenos 3 anteriores, e do Wolverine que estreia essa semana. Respeito a maioria dos persnagens, apesar de ter sacaneado Ciclope e Tempestade e tb apesar dos efeitos especiais que não chegaram lá.

6.° V de Vingança pq? não tem cara de filme de hqs, é um filme político de primeira, a melhor interpretação na vida da Natalie Portman depois da Matilda de O profissional, e a melhor adaptação de uma hq do Alan Moore.

7.° Watchmen pq? O respeito a obra original na medida certa, e o derrespeito a essa na medida de torna-lá mais cinematográfica. Trilha sonora de primeira e efeitos especiais idem, e uma revelação Jackie Earle Haley.

8.° Sin City pq? É possível sim reproduzir uma hq para o cinema sem mudar um quadro, uma fala, o texto. Sin City, ressucitou Mickey Hourke antes de o Lutador, e provou que Bruce Willis pode estrelar curtas metragens tão bem quanto os longas. Uma porrado no estomago.

9.° DDemolidor pq????? Ah, o DDemolidor tem a desvantagem de ter estreiado no ano 2000 e não nos 80 como Batman, senão seria tão aclamado quanto. Não é um filme bom realmente, mas Michael Clarke Dukan, Jenifer Cornelly e Colin Farrel no melhor papel da vida. Eles tentaram, mas só Nolan faria o filme da maneira certa.


10.° Incrível Hulk pq? Brasil, a série dos anos 70, Liv Tyler, ótimas externas, um CGI que se presa que dispensa até a presença do Bruce Banner no filme dos Vingadores, uma luta final de verdade que infelizmente não vi em Homem de Ferro. Vejo e revejo sem problemas.

Meu critério foi escolher um filme de cada personagem, prá não ficar Batman, Begins, Batman TDK, Batman, O retorno... sabe

Valeu Wellington

Wellington Srbek disse...

Valeu pela participação, Queiroz!
Na minha lista não entrariam Demolidor, V de Vingança e Watchmen. Mas vou ver se confiro O Incrível Hulk.
Abraço!

Amalio Damas disse...

Nossa! Ninguém lembrou de um filme que aparentemente não é de super-herói, mas no fundo tem tudo a ver. Corpo Fechado do M. Night Shyamalan. Vou fazer uma resenha lá no meu blog, dá uma passada lá depois. http://aqueladocara.blogspot.com/

Wellington Srbek disse...

Esse filme é bacana sim, Amálio. Eu não citei porque não entra na lista dos meus preferidos.
Abraço!

QUEIROZ disse...

O Corpo Fechado, assim como Hancock é o caso inverso, filme que deveria virar Hq. O Alex Ross chegou a fazer uns esbolços do Mr.Glass, mas não levou em frente a ideia de fazer um quadrinho. E o Hancock, é a coisa mais próxima do Lobo que já vi no cinema. Aliais será que um dia Guillermo Del Toro filma O Lobo? Ia ser legal se fosse naquela estória deles em que ele morre vai para o céu e para inferno e expulso dos dois lugares.

Valeu Wellington.

DICA DE SITE: HTTP://DIMENSAONERD.COM/

Wellington Srbek disse...

Para ser sincero, Queiroz, ando meio cansado dessas adaptações de quadrinhos. Mas acho que vou até reassistir aos filmes dos X-Men para fazer uma resenha.
Um comentário: essa história de um personagem morrer e ir parar no Céu e no Inferno, sendo expulso dos dois lugares, o Henfil fez décadas antes, com os Fradins.
Abraço!

QUEIROZ disse...

Ha, ha. Não sabia disso. Adoro, A Graúna do Henfil, é coisa de gênio. Pena que nem a tv educativa, passe um desenho animado diário.

Wellington Srbek disse...

E é uma pena também que o Ivan não consiga ou não queira reeditar a obra completa do pai.
Tendo feito uma tese de quase 300 páginas sobre o tema, eu me candidataria ao cargo de editor... Essa HQ da morte dos Fradinhos saiu no Almanaque Fradinhos 1, que foi reeditado depois como a Fradim 1. Talvez consiga encontrar por aí, Queiroz. Vale muito a pena!

Anônimo disse...

Olá pessoas, só agora tive acesso a esse blog e vi o assunto. Depois que todos assistirem a Wolverine, todos irão mudar de idéia.
Mas para não fugir do assunto, tirando Batman Begins, a única série fiel às histórias em quadrinhos é sem dúvida os X-men. Porque o resto é apenas diversão.

ALONSO THULER

Wellington Srbek disse...

Olá Alonso,
Seja bem-vindo ao Mais Quadrinhos!
Este espaço de comentários é dedicado realmente à participação dos leitores do blog, onde todos podem expressar suas opiniões livremente.
Só relamente não entendi bem o que você quis dizer em seu comentário sobre o filme do Wolverine, pois eu e outras pessoas que participaram desta lista dos "Melhores Filmes" já assistimos e comentamos em outra postagem sobre o lixo que é X-Men Origens: Wolverine.
Se quiser mais detalhes, dê uma lida nas postagens "O Pior dos X-Men e do Wolverine no cinema" e "As piores adaptações do século". Basta clicar no marcador QUADRINHOS E CINEMA logo abaixo.
Obrigado pela participação e volte sempre!

Anônimo disse...

sinceramente todos os filmes dos x men foram ótimos e desejo que venham muitos filmes; os atores são muitos talentosos e bem parecidos.... x men sem dúvida é o melhor filme!!!!!!!

Wellington Srbek disse...

Não respondo comentários anônimos.

Corto Blog Maltese disse...

Concordo que em alguns casos a qualidade artística se sobrepõe a gostos pessoais. Por isso eu considero Batman Begins melhor que os filmes do Burton.

A história é muito mais criativa ao começar mostrando o herói no meio de jornada e seguir em busca de seu caminho até concluir com ele superando seu mestre, se erguendo aos céus como o senhor de Gothan.

Nolan jogou Batman no mundo real fazendo uso de concepções sobre mitos e simbolismos e o seu impacto em nosso mundo.
E, curiosamente, todos que criticam a atuação de Christian Bale não costumam se referir ao fato dele interpretar três personagens em BB e TDK.

Wellington Srbek disse...

O problema de Batman Begins é a total falta de originalidade enquanto roteiro e principalmente enquanto filme.
Abraço!

Corto Blog Maltese disse...

Foi o primeiro filme que eu vi o protagonista CONSTRUINDO o personagem que o tornaria uma lenda.

Wellington Srbek disse...

Pois neste caso eu teria um exemplo anterior: Christopher Reeve, este sim um ator perfeito para o papel, que foi construindo e alternando o Clark Kent / Superman, para se tornar uma lenda e o interprete definitivo do Homem de Aço.

Corto Blog Maltese disse...

É muito diferente. O Christopher Reeve sabia que bastava botar uma roupa chamativa com S no peito e demonstrar seus poderes pra causar furor na sociedade.
Ele usa Clark Kent e Lois Lane como elos com a Humanidade, um através de experiência pessoal e disfarce e a outra como porta-voz, mas ele não tem intenção de modificar a sociedade vigente, apenas se coloca à disposição pra ajudar em emergências.
Essa é uma das razões porque, nos quadrinhos, Lex Luthor passou de cientista louco a empresário inescrupuloso.

Já o Christian Bale esquematiza toda uma estratégia pra que sua atuação como vigilante assombre toda a cidade causando um efeito psicológico específico e esquematiza todo um plano onde envolve várias pessoas pra derrubar o crime organizado e modificar a sociedade, plano esse que tem continuidade no início de O Cavaleiro das Trevas.
E até seu disfarce de Bruce Wayne é apenas mais uma ferramenta para atingir este objetivo.

Wellington Srbek disse...

Não sei se você sabe, mas até fazer Superman - O Filme, Christoper Reeve era um ator praticamente desconhecido. Então, para mim, a sua frase inicial não corresponde à realidade de 1978 quando o filme foi feito.
De qualquer forma, nos termos que você coloca, essa discussão não faz sentido para mim, pois não estamos falando de figuras históricas, mas apenas de atores e de personagens ficcionais. Respeito sua opinião, mas não vejo razão pra ficar contra-argumentando.
Abraço!

Corto Blog Maltese disse...

Perdão, quando disse Christopher Reevee e Christian Bale me referia ao personagem que eles estavam interpretando, ou melhor, como Superman e Batman são colocados nos dois filmes.

Eu sei que o Reeve não era conhecido à época de Superman - O Filme, tanto que ele teve que escalar o prédio pra entrar pela janela no quarto onde estavam realizando os testes e por isso impressionou tanto o Richard Donner.

Quanto à interpretação eu acho o Bale tão perfeito quanto o Reeve.
Ele começa interpretando um homem perdido que não se reconciliou com suas lembranças de infância e encontra uma válvula de escape do seu sofimento passado criando uma outra identidade que é diferente na voz, na postura, em tudo.
Sabendo que ainda precisava cobrir os rastros do verdadeiro Bruce (que "nunca mais voltou" como Rachel fala em Begins) ele cria um Bruce falso pra servir de fachada.

Essa é a grande arma do Coringa no segundo filme, saber que o Batman é mais autêntico (e portanto tão próximo da loucura quanto ele) do que a máscara que ele usa pra sociedade.

Wellington Srbek disse...

The Dark Knight (especialmente por causa do Coringa-Ledger) é um filme muito superior a Batman Begins, que não tem muito de orignal.

Corto Blog Maltese disse...

Concordo que O Cavaleiro das Trevas é superior à Batman Begins.
Discordo que seja especialmente por causa do Coringa do Ledger, o qual só alcança sua plenitude como fio condutor entre o Batman de Bale e o Duas-Caras de Aaron Eckhart, e que Begins não tenha muito de original.

Ele tem uma estrutura clássica e recorre a alguns clichês pra estabelecer o Batman, mas eu acho mais bem-resolvido e inventivo que os outros filmes de heróis.

Wellington Srbek disse...

Fica então registrado seu ponto de vista.
Abraço!