20/12/2007

Flash Gordon no planeta Mongo.


Com a depressão econômica dos anos 30, os quadrinhos assumiram uma função de “válvula de escape” para as tensões cotidianas da sociedade norte-americana. A exótica África de Tarzan e o espaço sideral de Buck Rogers tornaram-se lugares de refúgio para os leitores, que abriam ansiosamente os jornais em busca das doses diárias ou dominicais de aventura. Para a arte dos quadrinhos, aquele foi um momento de forte desenvolvimento e rápida expansão. Não é por menos que, ao longo da década de 1930, as primeiras revistas em quadrinhos e as tradicionais tirinhas de jornal tornariam uma das principais formas de comunicação, ao lado do rádio e do cinema.

Em meio à disputa das grandes distribuidoras de quadrinhos por personagens que rivalizassem com Tarzan e Buck Rogers, o jovem Alex Raymond (que perdera seu emprego de oficeboy em Wall Street) venceu um concurso de desenho e conseguiu lançar Flash Gordon. Essa série clássica dos quadrinhos surgiu em 7 de janeiro de 1934, no New York American Journal e logo tornou-se um grande sucesso junto aos leitores. As páginas dominicais com as aventuras do jovem viajante interplanetário tiveram tanta receptividade junto ao público que, apenas dois anos após seu lançamento, a Universal Pictures já produzia um seriado de cinema baseado nos quadrinhos de Raymond.

As aventuras de Flash Gordon começam quando um meteorito atinge o avião em que ele viajava. Sendo um famoso esportista e aluno da universidade de Yale, Flash salva a bela Dale Arden, uma passageira do avião que se tornaria sua namorada. Caindo próximos a um observatório espacial, eles encontram o Dr. Zarkov, um famoso cientista obcecado pela missão de salvar a Terra da colisão com um cometa. Para tanto, Zarkov construiu um foguete, que acaba levando os três heróis para o desconhecido planeta Mongo. Ali os aventureiros encontram cidades maravilhosas, mares sombrios, paisagens desérticas e florestas exuberantes, onde monstros gigantescos, homens alados, felinos antropomórficos e exércitos de guerreiros lutam pela sobrevivência, enfrentando ou defendendo o império do impiedoso Ming.

Chegando a essa terra inóspita, Flash Gordon, Dale Arden e Zarkov são capturados pelos súditos de Ming, que decide se casar com Dale Arden. Com a ajuda de Aura, filha do imperador (que se apaixonou imediatamente por Flash), o herói consegue escapar, planejando retornar para resgatar sua amada Dale. Assim tem início Flash Gordon no Planeta Mongo, o primeiro volume de uma série de livros que reúne as histórias estreladas por Flash Gordon, desenhadas por seu criador Alex Raymond. Flash Gordon tornou-se um clássico dos quadrinhos, contribuindo para o desenvolvimento dessa arte e influenciando muitas outras séries de quadrinhos ao longo das décadas e chegando a originar também seriados de animação para a tevê (que faziam minha alegria nas manhãs de domingo, lá pelos anos 80).

Nenhum comentário: