07/06/2008

Piratas do Tietê em merecida coleção de luxo.


Por limitações e incongruências do mercado nacional, infelizmente a publicação de quadrinhos brasileiros é ainda bastante restrita (não se considerando, é claro, as revistas da Turma da Mônica). Em termos mercadológicos, um dos exemplos de sucesso das últimas décadas foram as séries de revistas lançadas pela Circo Editorial. Agora, para alegria dos antigos e novos fãs, as editoras Devir e Jacarandá estão resgatando parte do acervo da Circo. Este é o caso de Piratas do Tietê: A Saga Completa, coleção em três volumes que reimprime as HQs clássicas dos infames personagens criados por Laerte, trazendo ainda ilustrações e textos exclusivos.

Os Piratas surgiram em meados dos anos 80 na revista Chiclete com Banana, reaparecendo em seguida na antológica Circo, ambas editadas por Toninho Mendes. Com o sucesso dos personagens e a crescente popularidade de Laerte, os navegantes mais amorais, cruéis e engraçados do Tietê singraram as páginas de sua própria revista. Surgida em maio de 1990, a Piratas do Tietê conciliava um texto satírico, uma narrativa competente e, em especial, desenhos detalhados e expressivos. Editada inicialmente em formato "americano" horizontal (inspirada na Fradim de Henfil), a partir de seu sétimo número a revista passou a ser publicada em formato magazine vertical. Chegando ao número 14, a série somou um total de 150.000 exemplares vendidos e mais de 500 páginas publicadas.

O mais versátil dentre os desenhistas do chamado “udigrudi” brasileiro, Laerte conseguiu com seu traço cartunístico imprimir dinamismo e ambientação às histórias da Piratas do Tietê. Mas se não faltam “caras e bocas” típicas do desenho de humor, a cada novo enredo somos lembrados de que os Piratas de Laerte não estão para brincadeira. Golpes, pilhagens, assassinatos e até mesmo estupros tornam os bucaneiros do Tietê figuras muito mais verossímeis que os domesticados corsários dos filmes da Disney. De qualquer maneira, com bons roteiros e ótimos desenhos, essa série irreverente e absurda fincou sua bandeira na história do humor e dos quadrinhos brasileiros. E num mercado que tende a menosprezar os quadrinhos nacionais, a luxuosa reedição da Piratas do Tietê se sobressai em meio ao endêmico descaso editorial.

Parceiro da Devir na edição de coletâneas de humor desde 2000, Toninho Mendes é o responsável pela edição e projeto gráfico de Piratas do Tietê: A Saga Completa. Além das HQs clássicas, os três volumes trazem conteúdos exclusivos: no primeiro, um perfil de Laerte; no segundo, o texto integral da peça Piratas do Tietê, o filme; já no terceiro, um fabuloso pôster imperdível para os fãs dos Piratas e de Laerte (é realmente uma ilustração de embasbacar!). Com capa-dura e ilustrações nas guardas, fotos e textos de contextualização, com miolo impresso em branco & preto (às vezes sépia) e algumas páginas em cores, A Saga Completa é uma edição de luxo, à altura de um clássico dos quadrinhos (o único senão fica por conta da impressão um tanto saturada nas linhas e letras de algumas páginas).

O terceiro e último volume da coleção, recentemente lançado, traz como pontos altos as HQs “Balada do Lobisomem”, “Horda!”, “Motim” e “Destino de Sereia”. Na primeira, Laerte nos leva numa dinâmica sequência de perseguição a um licantropo, que vai dar num exemplo máximo de anticlímax. Já a HQ curta “Horda!” nos faz lembrar de que os Piratas do Tietê são, afinal de contas, piratas (ou seja, um bando de saqueadores sádicos) com algum humor. Em seguida, “Motim” chega com seus diálogos ultrajantes, cenas de ação e o impagável Ninjacaré. Por fim, “Destino de Sereia” traz um enredo bem elaborado e um desenho mais conciso (com direito a algumas figuras femininas que Laerte desenha tão bem). Este volume final abre espaço ainda para tirinhas, piadas de pirata, sátiras culturais, o story board de um desenho animado e até referências a letras de Chico Buarque.

Piratas do Tietê: A Saga Completa Volume 3 tem capa-dura com impressão especial, 112 páginas de miolo, formato 21 cm x 28 cm, sendo vendido a R$52,00. Para quem ainda está em dúvida, o caprichado livro é garantia de humor inteligente e uma boa dose de ação em ótimos desenhos. Um clássico recente de nossos quadrinhos que não deve faltar a nenhum colecionador!

Nenhum comentário: