24/02/2008

Chiclete com Banana de Angeli em “edição definitiva”.


Chegou às lojas o quarto número da Antologia Chiclete com Banana, série lançada pela Devir e Nova Sampa como uma seleção dos melhores momentos da revista criada por Angeli. Reunindo HQs curtas, tirinhas, textos satíricos, cartuns e fotonovelas, a edição oferece uma boa dose do humor ácido e cínico que caracterizou a publicação original, tudo no estilo sexo, biritas & nonsense do udigrudi brasileiro, não faltando sequer descuidos na revisão de texto.

Lançada em outubro de 1985, a Chiclete com Banana original teve 24 edições regulares e mais 20 especiais, numa bem-sucedida trajetória que se estendeu até 1995, somando mais de 3 milhões de exemplares impressos. Com desenho e texto influenciados pelo underground francês e norte-americano, o trabalho de Angeli tinha, no entanto, um caráter bastante pessoal, que serviu para consagrar personagens como Rê Bordosa e Bob Cuspe. Aproveitando tirinhas já publicadas no jornal Folha de São Paulo misturadas a novas HQs e desenhos de Angeli, a revista contou ainda com a colaboração de vários cartunistas e humoristas, como Laerte, Glauco, Cacá Rosset e Marcatti.

Símbolo do novo humor que surgia com a abertura política pós-Ditadura, a Chiclete fazia a chamada “crítica de costumes”, ao mesmo tempo em que traçava a crônica de um segmento da vida paulistana. Sem engajamentos a causas políticas ou compromissos com qualquer posição ideológica, a revista atirava para todos os lados, numa proposta pretensamente anárquica. Tendo como base o renome alcançado por Angeli com seus trabalhos na Folha de São Paulo, a revista surgiu como uma iniciativa de Toninho Mendes, através da Circo Editorial. Tendo se especializado na edição de livros de humor, o editor viu na época uma boa oportunidade para a publicação de quadrinhos para bancas, lançando revistas com trabalhos de Angeli, Glauco e Laerte, além da Circo, uma das melhores antologias de HQs brasileiras já lançadas.

Parceiro da Devir na edição de coletâneas de humor desde 2000, Toninho Mendes também é o coordenador editorial da Antologia Chiclete com Banana, que terá 16 volumes, num total de 800 páginas reeditadas. O quarto e mais recente número traz de brinde um pôster colorido com os Skrotinhos e na capa a criação maior de Angeli, a “porra-loca” Rê Borsosa. Sempre regada a vodka, a personagem também aparece numa sequência de tiras sobre seus amantes e em uma história de página única, ao lado de Meiaoito. Outros personagens bastante conhecidos que têm lugar nesta edição são Bob Cuspe, protagonista de duas HQs de página única, e Los Tres Amigos, na história de que fecha o número. O restante da revista fica por conta de novos personagens e sátiras sociais, com destaque para a seção "Rui Resenha", com a biografia de vários mártires desconhecidos do rock. Merece ainda atenção o pôster central “Paulista também trepa”, em que Angeli faz uma “releitura” da sequência memorável de Tempos Modernos de Charlie Chaplin.

Trazendo na capa o subtítulo Edição Definitiva para Colecionadores, a revista tem boa impressão, mas não se enquadra exatamente no que se convencionou chamar de “Edição Definitiva”. Contudo, num tempo de quadrinhos lançados em belos livros a preços caríssimos, a opção por uma coleção de revistas vendidas a R$7,90 talvez se revele bastante acertada. Outro fator que merece registro é a intenção de legitimar a reedição, marcando textualmente o fato de que “Humor também é História”. Embora essa frase seja perfeitamente correta, é no mínimo notável a busca de legitimação histórica para uma revista que sempre se caracterizou pela intenção anárquica e anti-institucional. Talvez o destino dos transgressores do passado seja mesmo se tornar os modelos do presente.

De qualquer forma, para um mercado que tanto negligencia a produção nacional e as obras que fizeram a história de nossos quadrinhos, a publicação de Antologia Chiclete com Banana, bem como dos belos volumes de Piratas do Tietê, é certamente uma notícia a ser comemorada.

10 comentários:

Gustavo Carreira (requiem) disse...

"Talvez o destino dos transgressores do passado seja mesmo se tornar os modelos do presente" - acho que sim, caríssimo Wellington, bem observado.
Abraço

Wellington Srbek disse...

Valeu pela visita, Gustavo!
E para quem ler este comentário, não deixe de visitar também o blog do Gustavo (o link está no nome), pois lá tem umas páginas de quadrinhos e estudos de personagens bem interessantes.

Anônimo disse...

As Tiras do Angeli no Estado de São Paulo são sensacionais!!! A revista Chiclete com Banana, foi um marco nos quadrinhos nacionais. Merece e é bem vinda essa coleção Antologia!

Você encontra um pouco do trabalho
do Angeli on line no:

http://humor.uol.com.br

Abraço!

Wellington Srbek disse...

Devo confessar que Chiclete com Banana nunca foi um de meus quadrinhos favoritos, mas reconheço sua importância e lugar na História de nossas HQs.

D-Man disse...

Chiclete com Banana de Angeli,serviu-me como uma cura de ressaca pós Super-Herois da Marvel.Piratas do Tietê do Laerte,Peter Punk do espanhol Max.Claro que Pena da selva da Disney foi para mim o grande impulsionador para a B.D.alternativa

Wellington Srbek disse...

Destes trabalhos que você citou, meu favorito é Piratas do Tietê, que deverei abordar numa postagem futura.
Abraço!

D-Man disse...

Óptimo aguardo então,não sei se tem aqui no Blog alguma referência à TANK GIRL,uma B.D.Australiana(não me recordo do autor)mas que acho diabólica a maneira como foram inseridos no elenco da histórinha,os vários personagens(cangúrus)futuristas e a moça.

Wellington Srbek disse...

Tank Girl é um quadrinho bem legal. Tenho alguns volumes dele aqui, mas ainda não escrevi nada para o blog. Um dos autores inclusive é o responsável pela visual da banda de rock fictícia Gorilaz.
Abraço!

Unknown disse...

Adoro chiclete com banana, fez parte da minha adolescencia, tenho de rever os quadrinhos.

Ariel Invasor disse...

Sou um dos punks pioneiros de São Paulo, atualmente conheço um cara que é igualzinho ao Bob nas atitudes, vive em encrencas e é punk de verdade, é o vocalista da banda Excomungados - Pekinez Garcia - Uma figurassa lendária... Ele me faz lembrar o Bob... hehe