03/11/2007

O legado do “rei” Kirby.

Nos anos 60, os novos super-heróis lançados pela Marvel Comics surgiram com um sucesso avassalador, o que se deve em grande parte aos desenhos de Jack Kirby. Mas sua contribuição para os quadrinhos de super-heróis é anterior e vai muito além de seus trabalhos para a Marvel. Apelidado de Jack “King” Kirby, suas HQs transformaram a estética, a narrativa e a temática dos quadrinhos.

No início, as HQ’s de super-heróis estavam ainda bastante presas à estrutura das tiras de jornal. Na verdade, algumas páginas nada mais eram que três ou quatro tirinhas empilhadas. Jack Kirby foi um dos pioneiros em explorar novas possibilidades de diagramação. As páginas divididas em “cruz”, com quatro quadros do mesmo tamanho, são uma de suas contribuições para o aumento do dinamismo nas seqüências de ação. A página com um único desenho é outra contribuição sua, para dar mais dramaticidade à narrativa.

Ao “aumentar” o tamanho dos desenhos, diminuindo o número de quadros por página, Kirby pôde desenhar os personagens com mais liberdade, introduzindo novos enquadramentos, e explorar novas possibilidades gráficas. Com as linhas indicando movimento ou explosões de energia, e o uso gráfico das onomatopéias, ele conseguiu transmitir sensações de velocidade e impacto, como nenhum outro desenhista fizera antes.

Para os padrões de hoje, alguém poderia dizer que os desenhos de Jack Kirby são ultrapassados ou rústicos. Isso só demonstraria o pouco conhecimento que esta pessoa tem da arte dos quadrinhos, pois foi justamente por ter um traço sintético que o quadrinista conseguiu imprimir tanto dinamismo e energia a seus desenhos. Sem exageros, os personagens e acontecimentos representados em suas HQs praticamente saltam da página!

Quando criou o Poderoso Thor e os deuses de Asgard, Kirby não se contentou em copiar as roupas dos Vikings. No quartel general do Quarteto Fantástico as parafernálias científicas de Reed Richards não são meros monitores e tubos de ensaio. Ao criar os mundos de Nova Genesis e Apokolipse e personagens como Galactus e Darkseid para a DC Comics, ele não se inspirou em apenas numa referência. Enfim, para dar forma às imagens de seu mundo imaginário, Kirby fez uma colagem de inúmeras referências, misturando magia, misticismo, ciência e, é claro, o mundo real. O resultado é uma estética original e inconfundível.

Essa incrível originalidade das HQs de Jack Kirby influenciou não apenas os novos desenhistas norte-americanos que surgiam, mas também seus contemporâneos (como John Buscema e John Romita) e até quadrinistas europeus (como Moebius e Phillippe Druillet). Mas o discípulo mais fiel e competente de Kirby é sem dúvida John Byrne, que ao longo de sua carreira desenhou praticamente todos os personagens criados pelo mestre, além de apropriar-se de sua estética e temática.

A trajetória de Jack Kirby se confunde com a dos quadrinhos norte-americanos. Além de ter contribuído para o desenvolvimento da indústria dos comics, ele foi um dos responsáveis pelo aperfeiçoamento da linguagem dos quadrinhos de super-heróis, transformando-os num gênero original e expressivo. E se ainda hoje seus trabalhos são copiados ou citados, isso se deve certamente à sua riqueza e inventividade.

3 comentários:

Guga Schultze disse...

Jack Kirby é o meu grande guru dos quadrinhos de ação. Kirby é um daqueles poucos artistas que fizeram "escola", ou seja, ensinaram coisas. Praticamente toda cena de ação envolvendo super-heróis, hoje, tem uma dívida enorme com Kirby. O desenho "tosco" de Kirby, na verdade é de uma sofisticação incrível. Como "arquiteto" ou "engenheiro", ou simplesmente "designer", ele ainda é praticamente insuperável.

Marcus disse...

Tio Srbek, excelente blog !
Mas deixo esse comentário so pra avisar que John Bryne não é Canadense, John Bryne é Ingles. Tanto que quando tinha 8 anos a familia dele veio da Europa ate a America e se estabeleceu em Calgary, Canadá.

É isso, boa sorte com o blog, e não se esqueça de seu aluno preferido.

Wellington Srbek disse...

Olá Marcus,
O "titio" agradece pela correção. O fato é que a informação que sempre rolou era de que ele seria canadense, mesmo porque ele criou a Tropa Alfa e tudo mais. Já mudei o texto. Valeu!
W.S.