29/01/2013

O roteiro de uma estória (2).


A situação apresentada na sequência de páginas reproduzida aqui foi a “nascente” de Estórias Gerais. Com este roteiro, desenhado em janeiro de 1998, eu aprimorava minha forma de criar quadrinhos. 

Sempre trabalhei com roteiros desenhados, mas nas parcerias com desenhistas de Belo Horizonte eu podia me limitar a esboçar as páginas a lápis, escrevendo o texto a mão. Afinal, quaisquer dúvidas quanto a meus desenhos ou caligrafia poderiam ser resolvidas pessoalmente. Isso não seria possível no caso do trabalho com Flavio Colin, pois morávamos em estados diferentes, e todo contato seria feito por cartas e telefonemas. A solução então foi adaptar a forma de fazer os roteiros desenhados à nova situação de trabalho. Ou seja, fazendo esboços mais detalhados e até mesmo “arte-finalizados”, e indicando o conteúdo das legendas e balões por números correspondentes a um texto redigido no computador.

Nenhum comentário: