06/03/2012

Solar jovem.

Alguém nascido em junho de 1994 tem hoje 17 anos, a alguns meses de completar 18. É a mesma idade de meu personagem Solar, que surgiu num momento de muita empolgação criativa.

Na época, eu iniciava o curso de História na UFMG e frequentava os eventos e espetáculos de rua da primeira edição do FIT (Festival Internacional de Teatro de BH). A cidade de Belo Horizonte havia passado há pouco por reformas que a embelezaram e recuperaram alguns de seus prédios e pontos históricos (como a Praça da Liberdade). Estávamos, então, redescobrindo nossa capital cercada de montanhas e muitos de nós desenvolveram um genuíno amor por BH. 

Esse foi meu caso, e não é por menos que criei para a cidade um herói que voava entre seus prédios (como o edifício Acaiaca) e vivia aventuras em alguns de seus locais mais conhecidas (como a Praça Sete). Só bem mais tarde eu iria perceber que na bandeira da capital de Minas Gerais temos desenhado um Sol que nasce entre as montanhas (da Serra do Curral). Ou seja, esta tinha mesmo que ser a cidade do Solar!

Se tivesse nascido em junho de 1994, Solar teria hoje 17 anos, a mesma idade da versão jovem do personagem, que vemos na prancha de modelos acima (que o desenhista Luhan Dias preparou para mim em 2010, com uma ajudinha posterior do Kris Zullo). Gosto muito dessa versão jovem do Solar, e quem sabe um dia... Bom, como eu disse numa entrevista em maio de 2011, acho que minha história com o Solar ainda não acabou!

10 comentários:

Carlos Brandino disse...

Cool!!
Muito bacana.

Wellington Srbek disse...

That's the idea: to be cool!

Anônimo disse...

Olá Wellington,
gosto muito dos seus quadrinhos. A coletânea solar asas de ícaro foi o primeiro trabalho seu que adquiri a muitos e muitos anos atrás. Tive o prazer de te conhecer pessoalmente no lançamento da nova versão do solar em 2009, e agora às vésperas desta completar 3 anos estou achando que o tempo está ficando mais quente, que o céu está mais claro e às vezes até tenho a impressão de ver um vulto a voar rasante sobre BH! Será? "Procura-se desenhista", para "herói urbano", "roteiro meu" e postagens recentes sobre solar,hum... acho que minha coleção do solar ainda não acabou! Parabéns Srbek.

Wellington Srbek disse...

Mas quem é você, leitor anônimo??? Revele-nos sua identidade secreta...

Carlos Brandino disse...

eheheheh. o cara é criativo. ta juntando um quebra cabeça.

Wellington Srbek disse...

Da minha parte "no comments" sobre a questão...

Anônimo disse...

Meu nome é Cláudio, caro Wellington, estive no lançamento do solar acompanhado do amigo Wesley.
Abraço.

Wellington Srbek disse...

Olá Cláudio, valeu por se identificar! E pelo comentário tão atento. Vamos ver o que o futuro reserva ao Solar...

jeanokada disse...

Pra ficar completo, só faltava ser "em estilo mangá", haha. ;)

Wellington Srbek disse...

Ah, mas a versão "mangá" existe, sim!
Dê uma conferida, Jean: http://maisquadrinhos.blogspot.com/2010/05/solar-manga.html.