16/05/2011

Uma nova editora chamada


Passar praticamente seis meses mantendo segredo sobre o principal assunto profissional de sua vida não é uma tarefa das mais fáceis. Ainda mais se esse assunto envolve a grande paixão criativa de sua vida...

Mas, finalmente, já posso divulgar o nascimento da NEMO, a mais nova editora brasileira de quadrinhos! Confiram a divulgação oficial:

Editora NEMO reúne nomes mundialmente consagrados e grandes talentos brasileiros das HQs

Após a ampliação de seu escritório em São Paulo e da contratação de nova equipe que está cuidando da expansão do catálogo da Editora Gutenberg, o Grupo Editorial Autêntica parte, em 2011, para uma nova empreitada: os quadrinhos. E para abarcar as obras dessa fascinante forma de arte, chega ao mercado a Editora NEMO, que lançará seus primeiros títulos no mês de julho.

A proposta da nova marca é reunir nomes consagrados das HQs e autores brasileiros contemporâneos, valorizando essa linguagem artística repleta de preciosidades. Entre os autores que vão compor nosso catálogo, estão os consagrados Jean Giraud, francês conhecido internacionalmente pelo pseudônimo Moebius, e o italiano Hugo Pratt, autor do clássico personagem Corto Maltese, além de vários talentos dos quadrinhos brasileiros.

Com a coordenação de Wellington Srbek, roteirista, editor e pesquisador de quadrinhos, a Editora NEMO publicará suas obras no formato álbum. “Optamos inicialmente pelo formato conhecido na Europa e no Brasil como álbum, que nos Estados Unidos é chamado de graphic novel. Publicados nos tamanhos 20 cm x 28 cm ou 24 cm x 32 cm, os álbuns da NEMO primam pela qualidade artística, reunindo nomes consagrados das HQs e também talentos surgidos no mercado brasileiro. Aliás, uma marca registrada de nossa editora de quadrinhos é justamente a valorização da produção nacional, com a maioria dos álbuns e coleções sendo produzida por autores nacionais”, explica ele.

Ainda de acordo com Wellington Srbek, as HQs da NEMO serão divididas nas coleções Moebius, História & Quadrinhos, Versão em Quadrinhos e Shakespeare em Quadrinhos, além das séries Corto Maltese e Mitos Recriados em Quadrinhos.

A direção executiva da nova editora ficará a cargo de Arnaud Vin, francês radicado no Brasil há mais de 20 anos. Arnaud é também o responsável pelo desenvolvimento das versões digitais dos títulos da nova editora, que serão disponibilizadas muito em breve para as plataformas iOS (iPhone, iPad) e Android, nas versões português, inglês, espanhol e francês.

Confira as novidades da Editora:

COLEÇÃO MOEBIUS: Arzach - Autor: Moebius - Finalmente chega ao Brasil uma das HQs mais influentes e revolucionárias da história dos quadrinhos. Neste primeiro volume da Coleção Moebius, publicado com alta qualidade gráfica e no formato europeu original, encontramos todas as histórias clássicas de Arzach e ainda mais.

CIRANDA CORACI (Série Mitos Recriados em Quadrinhos) - Autores: Wellington Srbek e Will - A história do herói Coraci (o Sol) e de sua noiva Jaci (a Lua) é recriada numa HQ repleta de cor e movimento. Nas páginas desta Ciranda Coraci, personagens e ambientes, mitos e lendas ganham vida através de um texto poético e belas imagens.

O SENHOR DAS HISTÓRIAS (Série Mitos Recriados em Quadrinhos) - Autores: Wellington Srbek e Will - Nas páginas deste álbum, conheça Anansi: O Senhor das Histórias. Em sua companhia, numa fantástica aventura de sabedoria e coragem, descubra a resposta para a pergunta: “de onde vêm as histórias?”

CORTO MALTESE: A Juventude - Autor: Hugo Pratt - Inédita no Brasil, a aventura que mostra Corto Maltese em sua juventude chega com as características da edição europeia, em cores e capa dura. Um álbum perfeito para novos leitores e indispensável para os fãs da obra-prima de Hugo Pratt.

DOM CASMURRO de Machado de Assis - Autores: Wellington Srbek e José Aguiar - Um dos principais clássicos de nossa literatura ganha Versão em Quadrinhos, numa bela e fiel adaptação produzida por dois autores de destaque das HQs brasileiras.

COLEÇÃO MOEBIUS: Pesadelo Branco & Outras Histórias - Autor: Moebius - Neste segundo volume da Coleção Moebius, encontramos algumas das HQs mais ousadas do gênio francês dos quadrinhos de ficção científica e fantasia.

COLEÇÃO SHAKESPEARE EM QUADRINHOS
Os principais clássicos de um dos maiores nomes da literatura internacional ganham a forma de belas HQs produzidas por novos talentos dos quadrinhos brasileiros.
Romeu e Julieta - Autores: Marcela Godoy e Roberta Pares
Sonho de uma Noite de Verão - Autores: Lillo Parra e Wanderson de Souza
Otelo - Autores: Jozz e Akira Sanoki
Hamlet - Autores: Wellington Srbek e Alex Shibao
Macbeth; Rei Lear; A Tempestade.

COLEÇÃO HISTÓRIA & QUADRINHOS
Coleção de álbuns inéditos que narram alguns dos momentos mais marcantes de nossa história.
A Guerra de Palmares; A Luta Contra Canudos.

32 comentários:

Pedro Nicola disse...

Finalmente a surpresa foi revelada!
Não conseguia ficar na expectativa. Serei um assíduo leitor e fã de carteirinha dos álbuns da NEMO, espero até publicar algo meu por vosso intermédio quando me tornar um quadrinista renomado (HAHA!).
Muito sucesso pra vocês, Doutor!

PS: Já era hora de publicar Arzach no Brasil, não acha?

Wellington Srbek disse...

Valeu, Pedro!

P.S. Já passava da hora de se publicar Arzach no Brasil! Não sei porque ninguém fez isso antes de mim..............

Cleber disse...

Parabéns, Wellington. O catálogo inicial está prometendo... Abraço e sucesso...

Wellington Srbek disse...

Obrigado, Clebão!
Estamos muito animados com a editora.
Abraços!

robert frank disse...

Sensacional!
Parabéns, Sucesso e vida longa!!

Wellington Srbek disse...

Para todos nós, Robert!

Luhan Dias disse...

Ôpa! Coisa boa! Parabéns e sucessos!

Wellington Srbek disse...

Valeus, Luhan!

Wesley disse...

Finalmente uma luz no fim do túnel para os quadrinhos no Brasil. Fiquei feliz demais com a notícia. A NEMO promete.

Wellington Srbek disse...

Obrigado, Wesley, faremos o possível para corresponder às expectativas!

Marshall disse...

Parabéns pela iniciativa e muito sucesso!

Será que podemos sonhar com outros álbuns europeus que permacecem inéditos por aqui, trabalhos de Hugo Pratt e "Os Comapanheiros do Crepúsculo" de Bourgeon?

Wellington Srbek disse...

Obrigado, Marshall!
No caso de "Os Companheiros do Crepúsculo", infelizmente, é provável que não. Já cheguei a sondar a editora europeia, mas me informaram que a série está comprometida com uma editora portuguesa...
Mas há muitos outros quadrinhos europeus fantásticos, inéditos no Brasil. Aguardem!

Fabio M disse...

Sera que vao aceitar projetos atuais de artistas nacionais e pagarao o justo em vez de porcentagem?

Wellington Srbek disse...

Será que as pessoas vão aprender a não fazer insinuações sobre aquilo de que não têm qualquer informação?

Natalia disse...

;-)

Wellington Srbek disse...

Pois é, aqui vamos nós!

Flávio Alves Paixão disse...

Parabéns e boa sorte pelo trabalho! Desde muito venho acompanhando seu blog e nunca comentei antes, mas a notícia é excepcional demais pra deixar passar. Sou de BH e tenho alguns de seus trabalhos, entre eles Fantasmagoriana, Estórias Gerais e Solar. Sim, sou um fã...hehehe. Existirá a possibilidade da Nemo publicar trabalhos de autores desconhecidos? E, se me permitir, posso divulgar o endereço do meu humilde blog aqui nos comentários?
Mais uma vez, parabéns e sucesso.

Natalia disse...

ninguém merece mais do que você. enjoy!

Wellington Srbek disse...

Olá Flávio,
Estamos trabalhando sim com autores (ainda) menos conhecidos no mercado. Na verdade, era para termos mais lançamentos anunciados, mas algumas coisas atrasaram. Meu objetivo como editor é publicar autores de talento, cujo trabalho se adeque aos títulos que queremos publicar. Num primeiro momento, vamos lançar as bases da NEMO, para mais tarde podermos voar ainda mais alto. De qualquer forma, vários títulos nacionais, Hugo Pratt e Moebius é um bom começo, não é?
Valeu por acompanhar meu trabalho. E pode sim divulgar o seu blog aqui. Abraços e continue acompanhando as novidades!

Flávio Alves Paixão disse...

É um ótimo começo!
Obrigado pela atenção e pela oportunidade de divulgar meu blog.
Aqui vai:

flavioalvespaixao.wordpress.com

Valeu e fico na torcida por vc e pela Nemo.
Abraço

Lucas Pimenta disse...

Parabéns Srbek.. pela ousadia e pelos grandes títulos.
Vou comprar todos.

e Sonho de uma noite de verão com um carinho ainda mais especial.

Sucesso!

Wellington Srbek disse...

Valeu, Lucas!
"Sonho" também é uma das minhas peças favoritas do Shakespeare, aliás, foi o primeiro livro que comprei e li por conta própria!
A primeira parte do roteiro já está pronta e os primeiros desenhos estão fantásticos. Lillo e Wanderson estão fazendo um trabalho muito bacana! Mas o mesmo deve ser dito de Marcela e Roberta com "Romeu e Julieta", Jozz e Akira em "Otelo". Vai ficar uma coleção linda! Aguardem...

Ismael Fancito. disse...

Parabens, senor editor, a capa de Arzach é preciosa. Parece-me que a Série Mitos recriados em quadrinhos é algo inédito. Ainda que algumas editoras desenvolvem trabalhos parecidos na India. Ou Javier Trujillo na Espanha.

Já chegou o pacote!

Wellington Srbek disse...

Gracias, amigo!

Mitos Recriados são HQs infantis de 20 páginas com roteiro meu e desenhos do Will. A primeira é com um mito indígena brasileiro e a segunda com um mito africano. Tenho o projeto para um terceiro volume. Vamos ver como as coisas caminharão...

Bom saber que Estórias Gerais e Solar - Asas de Ícaro chegaram aí. Boas leituras...

MZA disse...

ULTRACOMBO!

Anônimo disse...

Grande Wellington, enorme sucesso pra ti camarada!!!
Abraços Sérgio

Marshall disse...

Vai haver um lançamento oficial em BH?

Wellington Srbek disse...

Valeu, pessoal!

Sobre o lançamento (quebrando minha regra de não responder comentários sem identificação), sim futuramente teremos eventos de lançamento. Primeiro estamos preparando os álbuns. Mas teremos lançamentos em BH.

Carlos Brandino disse...

Cara, meus parabens por esta conquista e pelo novo passo que dará como profissional.

Que Deus te abençoe.

Wellington Srbek disse...

Obrigado, Brandino! Abraços!

Cássio disse...

Muito empolgante a notícia!

boa sorte e sucesso, estamos de olho ;)

Wellington Srbek disse...

Obrigado, Cássio! Novidades em breve...