01/08/2010

Hulk enfrenta Thor e Wolverine em animações do Marvel Studios.


Estou numa “fase Marvel”. Durante muito tempo, dei preferência aos quadrinhos da DC (em especial da Vertigo e da Wildstorm), mas desde que reassisti ao primeiro filme do Homem de Ferro (para escrever a resenha para o Mais Quadrinhos), tive o interesse renovado pelas HQs da editora do Homem-Aranha. Como consequência direta, quem acompanha este blog tem visto textos sobre quadrinhos como Iron Man: Extremis ou The Ultimates (e em breve poderá ler a resenha da Astonishing X-Men de Joss Whedon e John Cassaday).

Por esses dias, passando por uma loja, vi num expositor o DVD Hulk Vs., que não conhecia ainda. Embora fosse meio desconfiado das animações produzidas pela Marvel (ainda mais após ter assistido a Os Supremos – O Filme e à sua continuação), as imagens na embalagem mostravam um estilo e uma qualidade bastante interessantes, trazendo o Hulk frente a frente com Thor e Wolverine. Eram dois filmes de animação, somando pouco mais de 80 minutos, por um preço bem razoável... Como estou passando pela tal “fase Marvel” e estava mais ou menos de férias, comprei o DVD. E não me arrependi!

Ao se iniciar o DVD, pode-se escolher por qual das animações começar. Escolhi "Hulk vs. Wolverine", o que foi uma boa opção. Antes de se ver qualquer imagem, ouve-se a frase já tradicional copiada da minissérie de Cris Claremont e Frank Miller: “Eu sou o melhor no que faço, mas o que faço não é muito agradável”. Após essa introdução, logo na primeira cena fica claro que não se trata de um desenho animado para crianças, já que vemos o herói com a boca escorrendo sangue e em seguida colocando um ombro deslocado de volta ao lugar (ao estilo de Mel Gibson nos filmes da série Máquina Mortífera).

Entram então os primeiros créditos, acompanhados de interessantes esquemas e diagramas que sugerem os processos que levaram à criação do Wolverine e do Hulk, concluindo com dois letreiros estilizados que formam o título da animação. Quem assistiu a Homem de Ferro deve se lembrar de algo semelhante nos créditos finais do filme. E a sequência imediata do desenho também faz lembrar a produção estrelada por Robert Downey Jr., pois vemos Logan sentado num helicóptero militar, tendo à sua frente um soldado que timidamente lhe faz uma pergunta.

O que se segue é uma animação comercial de qualidade, repleta de referências e personagens saídos dos quadrinhos. A base inicial é a própria HQ de estreia do herói mutante, na qual ele encarou o Hulk (e o monstro Wendigo) nas florestas do Canadá. Nos próximos 10 minutos do desenho, o “Golias Verde” mói Wolverine na pancada, mas também leva alguns rasgos e arranhões. O enfrentamento, porém, acaba interrompido pela intervenção de vilões ligados ao passado do herói mutante: Dentes de Sabre, Lady Letal e Ômega Vermelho, além do ambíguo Deadpool. Com a entrada em cena desses personagens mais moderninhos e ainda mais violentos, o desenho poderia ter se perdido.

Contudo, o que vem a seguir acaba sendo uma das partes mais interessantes dos 37 minutos de animação, com sequências em flashback inspiradas na excelente HQ Arma-X de Barry Windsor-Smith. É claro que o restante do desenho é violência, lâminas, sangue e mutilações. Pelo menos, o Hulk ainda ganha seus momentos de estrelato, concluindo sua participação numa cena pós-creditos (e por falar neles, o Marvel Studios aproveitou-os, de forma muito justa, para reproduzir as capas das principais revistas que inspiraram o desenho). Se o roteiro não é dos mais brilhantes, o visual estilizado, a qualidade técnica e a dinâmica de animação valem uma conferida no bom "Hulk vs. Wolverine".

Compartilhando o mesmo DVD, "Hulk vs. Thor" tem características bem distintas. Há violência também, mas nada tão sanguinolento quanto na outra animação. O próprio visual segue um estilo mais Disney, com meio-tons, sombreamentos e uma atmosfera luminosa. A história começa com uma narração em off numa entonação de “contos de fadas”, falando sobre a gloriosa Asgard e o poderoso Odin. Repletas de deuses nórdicos, gigantes do gelo, trolls e valquírias, as cenas iniciais do desenho têm um caráter mitológico e logo mostram um ataque que parece inspirado na trilogia O Senhor dos Anéis. Mas é claro que, tendo o Hulk por perto, o estilo mitológico dá lugar a uma abordagem mais “direta”.

Como de costume, quem está por trás da confusão é Loki, o invejoso meio-irmão de Thor, sempre em busca da destruição do deus do trovão. E como também acontece geralmente, os planos do deus das trapaças acabam não dando muito certo. O resultado é que um incontrolável Hulk passa a pôr em risco não apenas a existência de Thor, mas também a de Odin e da sagrada Asgard. Uma viagem aos domínios da deusa da morte será necessária para resgatar uma alma humana e trazer de volta a paz ao reino dos deuses nórdicos. Em seus 45 minutos, este outro desenho tem um roteiro um pouco mais elaborado que o do outro (embora não seja exatamente original), não se baseando em HQs específicas.

Mas já contei demais e não quero estragar a graça de quem anime a assistir esse DVD do Marvel Studios. Para mim, são os mais bem produzidos desenhos animados já feitos com os personagens da editora (que, enfim, conseguiu igualar a qualidade das animações de sua concorrente DC Comics). E cada vez mais são os quadrinhos de super-heróis integrados a outras mídias e servindo de base para a criação de novos produtos, enquanto se consolida um público que lerá as revistas e assistirá aos filmes e animações. Agora é torcer para que a qualidade se mantenha e esperar pelos próximos lançamentos, como a nova série de animação com os Vingadores, que estreia em breve nos Estados Unidos.

Nenhum comentário: