04/08/2010

Chega às bancas a nova Ultimate Marvel da Panini.


Enquanto aguardava a estreia de X-Men – O Filme e em meio à pré-produção de Homem-Aranha, a Marvel preparou-se para lançar a linha Ultimate, com versões atualizadas de seus personagens. Não pertencendo à “cronologia” tradicional da editora, Ultimate Spider-Man (2000) e Ultimate X-Men (2001) não dependiam de conhecimentos prévios para serem lidas, privilegiando o público jovem e os novos leitores que chegariam aos quadrinhos através das produções cinematográficas. O resultado foi um grande sucesso comercial que motivou a editora a investir em versões alternativas de seus heróis tradicionais. Assim vieram The Ultimates (2002) e Ultimate Fantastic Four (2004), além de outras series limitadas, como Ultimate Iron Man (2005) e Ultimate Human (2008).

A qualidade média superior da linha alternativa, em comparação às revistas do “Universo Marvel” tradicional, garantiu sua publicação por uma década. No final de 2008, porém, os editores decidiram que chegara a hora de um novo começo. Para revitalizar o “Universo Ultimate”, a Marvel decidiu realizar um grande evento que atingiu os principais títulos, mudando trajetórias e (ao menos aparentemente) matando alguns de seus principais heróis. Assim foi Ultimatum, que a Panini publicou neste primeiro semestre. Como resultado prático, o que foi intitulado equivocadamente no Brasil como “Marvel Millennium” passa a ter o nome mais adequado de Ultimate Marvel, com uma nova revista mensal.

Trazendo o primeiro capítulo de Ultimate Comics: Spider-Man, Armor Wars e Avengers, a nova revista conta com o trabalho de três dos mais renomados roteiristas dos quadrinhos de super-heróis na atualidade: Brian Michael Bendis, Warren Ellis e Mark Millar. Quanto ao visual, as HQs variam em estilo, mas seguem a linha comercial predominante, com colorização por computador que cria uma ambientação “cinematográfica”. O resultado geral deve agradar aos fãs da linha Ultimate e dos quadrinhos Marvel em geral, embora fique devendo em termos de história, se considerarmos os roteiristas envolvidos.

Ultimate Homem-Aranha começa seis meses após os catastróficos eventos de Ultimatum. Com sua heróica atuação durante a devastação de Nova York, Peter Parker experimenta um incomum prestígio social. Mas, tentando conciliar a carreira de combate do crime com as obrigações de estudante e um emprego numa rede de fast food, o Homem-Aranha terá ainda que lidar com novos e misteriosos vilões e anti-heróis. Sendo uma introdução à trama que Bendis pretende contar, essa primeira HQ se destaca mais pelo bom visual cartunizado, produzido por David Lafuente e Justin Ponsor.

Ultimate: Guerra das Armaduras traz um traço mais acadêmico e também de pior qualidade. Mas, apesar de limitado, o trabalho de Steve Kurth, Jeffrey Huet e Guru eFX acaba servindo para o roteiro de Ellis, no qual basicamente vemos escombros, cadáveres e lugares abandonados. A HQ se passa pouco após o maremoto que varreu Nova York, e mostra o Homem de Ferro numa tentativa de reaver um de seus importantes inventos. Entram em cena então uma bela ladra com superpoderes e um misterioso ladrão vestindo uma armadura ultratecnológica, que parece ter sido inspirada na do herói.

Fechando a edição, Ultimate Vingadores traz um visual mais realista, produzido por Carlos Pachaco, Danny Miki e Justin Ponsor. O clima “filme de ação” é reforçado pelo roteiro de Millar, que se resume a Capitão América e Gavião Arqueiro enfrentando um grupo de agentes da I.M.A. que acabam de roubar um invento do Sr. Fantástico (o que repete o tema dos roubos tecnológicos da HQ anterior). Entra em cena a versão Ultimate do vilão Caveira Vermelha, que traz uma surpreendente revelação para o Capitão América. Nick Fury é então reconvocado para formar outro grupo de heróis.

Para quem quiser conferir, Ultimate Marvel tem 76 páginas, sendo vendida ao preço de R$6,50. E para saber mais sobre quadrinhos da linha Ultimate da Marvel, basta clicar no marcador abaixo.

2 comentários:

Jaison disse...

Também tem uma ótima revista (com capa de luxo e tudo)nas bancas sobre o Magneto: Magneto - Testamento. Eu não conheço a fundo a origem do personagem, mas eu gostei da abordagem dos artistas envolvidos. Vamos ver se consigo comprar essas ultimates...

Wellington Srbek disse...

Essa do Magneto eu não vi. Mas se você não leu, eu realmente recomendo (não esta Ultimate Marvel, mas) Os Supremos, que ainda se encontra para comprar em um só volume (capa-dura ou cartonada). Vale cada centavo!