28/11/2009

O Riso que Liberta.


Quando defendi minha tese de doutorado, em março de 2004, eu já tinha a ideia de adaptá-la para livro, uma forma que considero mais acessível e democrática que o texto acadêmico. Para tanto, segui o que havia feito com minha dissertação de mestrado, dividindo o texto em duas partes: uma primeira trazendo a discussão teórica da tese, uma outra com a analise da obra que serviu de objeto para a pesquisa, no caso a série Fradim produzida por Henfil entre as décadas de 1970 e 1980.

Este segundo livro, que intitulei “A revolução de Fradim”, continua inédito. Já o primeiro, que chamei de O Riso que Liberta: ou as origens da caricatura, foi lançado em 2007 pela editora Marca de Fantasia. Nele, faço um levantamento das origens históricas e apresento o desenvolvimento do que veio a ser o estilo caricatural e a linguagem da caricatura, bem como da charge e do cartum. É, portanto, um livro que tem como tema central o humor político, mas antes de tudo a caricatura como expressão estética da contestação, enquanto oposto da bela imagem clássica. Em suas páginas, seguimos numa viagem que nos leva da Grécia antiga à Europa renascentista, das revoluções urbanas dos séculos 17 e 18 às revoluções estéticas dos séculos 19 e 20. Nessa história, encontramos artistas célebres como Leonardo da Vinci, Hieronymus Bosch e William Shakespeare, Francisco Goya, Honoré Daumier e Pablo Picasso, assim como Angelo Agostini, Ziraldo e Henfil.

O Riso que Liberta é um texto para quem quer conhecer as origens da caricatura, e também saber mais sobre uma história artística e cultural menos conhecida e valorizada, que é a história ligada ao humor e ao realismo grotesco. Para quem estiver interessado, o livro pode ser adquirido diretamente com o editor:

O Riso que Liberta
112p, 13x19cm
R$15,00

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, que legal!
Só não não entendi direito se o livro "O riso que liberta" foi da sua dissertação de mestrado e a "revolução de fradim" do doutorado ou o contrário.
De qualquer forma, acho que vc tem todos os méritos pelo empenho para publicá-los! Acho que não deve ser uma coisa muito fácil. Além do mais, vc deve ter feito uma adapatação da linguagem, certo?

Mais uma vez, parabéns!!!
Renata

Wellington Srbek disse...

Olá Renata,
Na verdade, tanto "O riso que liberta" quanto o inédito "A revolução de Fradim" são resultado de minha tese de doutorado.
(Os livros originados do mestrado foram "Um mundo em quadrinhos" e "Pererê, uma aventura brasileira", este último ainda inédito.)
Eh, você tem razão, não é nada fácil publicar! Tenho alguns livros publicados e quase a mesma quantidade de títulos ainda inéditos...
Valeu pela participação!