01/07/2009

Mitos Solares (1).


Desde cedo, a mitologia foi um tema de grande interesse para mim, a começar pelos mitos gregos recontados em episódios de O Sítio do Pica-Pau Amarelo. Mais tarde, a utilização da mitologia clássica na reformulação da Mulher Maravilha, feita por George Pérez, despertou meu interesse pela História, contribuindo para que eu escolhesse esse curso universitário. Na mesma época, eu criava o personagem Solar, que acabou tendo como referenciais o “herói trágico grego” e os conceitos de “apolíneo” e “dionisíaco” de Nietzsche.

Mas o elemento que distinguiria o Solar dos heróis já existentes viria de outra matriz cultural. Uma vez que eu estava criando um personagem brasileiro, era desejável dar a ele um elemento que marcasse essa identidade específica. A resposta foram os mitos indígenas brasileiros, aos quais tive acesso através de livros como Xingu: os índios, seus mitos de Orlando e Cláudio Villas Bôas. A inspiração dessas obras deu origem à HQ “O Presente do Urubu”, na qual vemos Gabriel travando um inusitado diálogo com um urubu-rei.

Sendo, na minha opinião, uma das melhores histórias que já escrevi, a HQ foi publicada em agosto de 1997 na revista Caliban n°1. Em “O Presente do Urubu” utilizo uma estrutura narrativa dupla, com uma história contada dentro da história. Para marcar a passagem de uma narrativa para outra, trabalhei na época com diferentes desenhistas. O resultado geral foi tão bom que eu não podia deixar aquela história do urubu de fora da atual reformulação do Solar.

Para a nova versão, a narrativa de moldura foi reformulada por mim e totalmente redesenhada por Rubens Lima. Já as sete páginas da narrativa mitológica serão as mesmas da versão original, nos expressivos desenhos de Luciano Irrthum. A imagem que ilustra esta postagem é exatamente uma das páginas dessa HQ inspirada nos mitos solares dos índios do Xingu. A história inteira, numa versão melhor que a original, será vista nas páginas de “Solo Sagrado”.

4 comentários:

Renata, as Runas mais Verdes de todo o oeste. disse...

Mal posso esperar para ler!!!! Isso muuuito me interessa!!!

Wellington Srbek disse...

Olá Renata, andou sumida, hein! Seja bem-vinda de volta.
Acredito que até agosto eu já tenha a definição sobre o lançamento de "Solo Sagrado". Você vai gostar!
Enquanto isso, de repente dê uma olhada em MUIRAQUITÃ, álbum em que conto os mitos lunares das Icamiabas. Na Leitura Savassi ele está por um preço superespecial!
Até a próxima!

Renata, as Runas mais Verdes de todo o oeste. disse...

Obrigadaaaaa!!!!
Vou já já conferir Muiraquitã!!!

Abraços verdes!!!

Wellington Srbek disse...

Legal, Renata! Como comentei em outra postagem é em Muiraquitã que falo do "matriarcado" e da lenda das Icamiabas.
Se quiser saber um pouco mais, há também uma postagem recente em que falo do álbum.
Até mais e bom domingo!