21/06/2009

Edições e downloads promocionais da DC / Vertigo.


Revistas com distribuição gratuita ou a preços irrisórios são boas formas de promover novas séries, edições especiais, linhas de quadrinhos específicas ou mesmo alcançar novos leitores que tenham chegado às HQs através de outras mídias. Este foi o caso da revista Vertigo Preview que, lançada em 1993 ao preço de 75 centavos de dólar, serviu para divulgar a estreante linha de “quadrinhos para leitores maduros” da DC Comics. Já em 2006, para promover a luxuosa coleção The Absolute Sandman, a editora lançou uma Special Edition ao preço de 50 ¢, trazendo o n°1 da série numa versão recolorizada, acompanhada de material bônus.

Após uma década e meia de atuação, a linha capitaneada por Karen Berger conta hoje com um catálogo dos mais invejáveis no mercado norte-americano. Uma amostra disso é dada nas coletâneas First Taste, First Offenses e First Cut que, com mais de 160 páginas e vendidas por $4.99 cada, reproduzem as primeiras edições de séries como Preacher, Os Invisíveis, 100 Balas e Transmetropolitan.

No início do ano, seguindo o exemplo da Vertigo e pegando carona na divulgação do filme, a DC lançou a série de revistas After Watchmen.. what’s next?, vendidas por $1 e trazendo reimpressões dos primeiros capítulos de obras como O Cavaleiro das Trevas, Ronin, V de Vingança, Asilo Arkham, Reino do Amanhã, entre outras. Esta foi, é claro, uma jogada esperta da editora, que aproveitou a mobilização midiática em torno da produção cinematográfica para estender o prestígio de Watchmen para outras obras de seu catálogo.

É claro que mais acessível ainda do que uma revista a preço baixo é uma HQ que se possa ler de graça. Neste sentido, a DC disponibilizou a página Vertigo #1 com downloads em PDF das edições de estréia de mais de trinta séries. As histórias estão no original, mas valem uma conferida mesmo por quem não lê em inglês. Além do link para a página geral acima, aqui vão os endereços diretos para as séries principais:

Swamp Thing:
http://www.dccomics.com/media/excerpts/10793_1.pdf
Sandman:
http://www.dccomics.com/media/excerpts/1696_1.pdf
Hellblazer:
http://www.dccomics.com/media/excerpts/1618_1.pdf
Animal Man:
http://www.dccomics.com/media/excerpts/1594_1.pdf
Doom Patrol:
http://www.dccomics.com/media/excerpts/2355_1.pdf
Books of Magic:
http://www.dccomics.com/media/excerpts/1669_1.pdf
Books of Magic #1:
http://www.dccomics.com/media/excerpts/1672_1.pdf
Death:
http://www.dccomics.com/media/excerpts/1601_1.pdf
Sandman Mystery Theatre:
http://www.dccomics.com/media/excerpts/1656_1.pdf
Invisibles:
http://www.dccomics.com/media/excerpts/1680_1.pdf
Preacher:
http://www.dccomics.com/media/excerpts/1645_1.pdf
Transmetropolitan:
http://www.dccomics.com/media/excerpts/1719_1.pdf
Fables:
http://www.dccomics.com/media/excerpts/1606_1.pdf
100 Bullets:
http://www.dccomics.com/media/excerpts/1587_1.pdf
Y - The Last Man:
http://www.dccomics.com/media/excerpts/1736_1.pdf

Completando a lista, a DC também disponibilizou, como parte da promoção em torno do filme da Warner, o primeiro capítulo de Watchmen:
http://www.dccomics.com/media/excerpts/1462_1.pdf

Diferentemente dos famosos "scans", os arquivos para download divulgados aqui são legais e não violam direitos autorais de autores e editores.

2 comentários:

Amalio Damas disse...

Novamente os brasileiros saem atrás. Nção sei se a questão é de direitos autorais, mas não seria o caso da Panini colocar no mínimo uma biblioteca de consulta sobre os seus títulos já lançados, para deixar o site mais atrativo para leitores e servir de fonte de pesquisa?

Quando a Panini estava prestes a completar um ano, eu enviei a eles uma proposta para desenvolver uma biblioteca Panini, impressa ou virtual, e utilizar isso como estratégia para fidelizar leitores e auxiliar os jornaleiros na venda das revistas. Obviamente que nem resposta eu tive.

Mas olha a DC começando a fazer algo interessante, sem matar as vendas das revistas.

Wellington Srbek disse...

Pelo que notei, Amálio, o saite da Panini Brasil segue o padrão dos saites internacionais da Panini, ficando a desejar demais em termos de conteúdo.
No Brasil, a Conrad faz algo semelhante com seus lançamentos nacionais, disponibilizando as primeiras páginas dos álbuns. Dê uma conferida no link CONRAD ao lado.
Abraços!