19/06/2009

Comics de graça (ou quase)!


Desde 2002, no primeiro sábado de maio, acontece nos Estados Unidos o Free Comic Book Day (Dia da Revista em Quadrinhos Grátis). Nessa data, boa parte das lojas norte-americanas distribui edições de graça, como uma forma de promover a leitura de HQs (atraindo novos leitores e também presenteando os que já prestigiam os quadrinhos). Apoiado por pequenas e grandes editoras (que vêm no FCBD uma oportunidade de divulgar novas séries), o evento deste ano distribuiu dois milhões de exemplares, com histórias nos mais variados gêneros. Aproveitando uma compra na loja virtual Midtown Comics, incluí algumas dessas revistas, que assim vieram de graça (ou quase, já que paguei pelos custos da postagem internacional).

Uma das participantes do FCBD é a Dark Horse, que neste ano ofereceu duas edições. A primeira e melhor delas traz HQs curtas de alguns dos principais títulos da editora. Na capa principal vem Star Wars: The Clone Wars, série que acompanha a temática e o estilo dos desenhos animados de George Lukas. Virando a revista de cabeça para baixo, na outra capa temos os personagens que completam a antologia: Usagi Yojimbo, Emily the Strange, Beanworld e Indiana Jones. Incluindo anúncios sobre o saite e novas publicações da Dark Horse, esta revista promocional serve como uma amostra de seu catálogo, caracterizado por misturar séries originais (como Sin City e Hellboy) e histórias originadas de outras mídias.

Seguindo esta última linha, a outra revista oferecida pela Dark Horse traz duas HQs saídas de "franquias" cinematográficas de ficção científica & ação: Aliens e Predador. As histórias se concentram nos elementos característicos dos filmes, sendo produzidas em estilos que tentam se aproximar do visual das produções da Fox. Completam a edição um pôster duplo com os monstrengos, anúncios de novas séries e coletâneas. Outra editora que aposta nas “franquias” do cinema e da tevê é a IDW, que ofereceu uma revista com as séries Transformers Animated e G.I. Joe. Também cheia de anúncios, a edição evidencia a importante ligação dos quadrinhos norte-americanos com os desenhos animados e os filmes para o cinema.

Uma interação interessante entre produção cinematográfica e revista em quadrinhos foi realizada pela Marvel na revistinha Wolverine: The origin of an X-Man. Trazendo na capa a indicação “ótima para todas as idades”, a edição foi distribuída ao mesmo tempo em que chegava aos cinemas o filme estrelado por Hugh Jackman (que também aparece num vídeo promocional do FCBD). Produzida num estilo “desenho animado”, a HQ começa com informações básicas sobre Wolverine, que entra em ação a serviço do governo canadense. Após uma luta contra ameaças tecnológicas (logo, nenhuma gota de sangue é derramada), a revistinha termina com o herói mutante enfrentando o Hulk e o Wendigo (na missão que o lançou em 1974).

Outra edição promocional da Marvel é The Avengers, também impressa em formato reduzido. Escrita por Brian Michael Bendis e desenhada por Jim Cheung, a HQ traz boas imagens e mostra uma pancadaria geral entre os "New" e os "Dark Avengers". A DC Comics, é claro, não poderia ficar de fora do FCBD, tendo produzido para o evento uma revista infantil com seus heróis e especialmente Blackest Night. Previa para uma das principais histórias do “Universo DC” neste ano, a revista é escrita por Geoff Johns e desenhada por Ivan Reis, sendo estrelada pelo Lanterna Verde Hal Jordan e pelo Flash Barry Allen (ambos “ressuscitados” por Johns). Ao fim da edição temos galerias desenhadas por Doug Mahnke, apresentando as principais forças envolvidas no conflito.

No fim das contas, patrocinado pelas editoras e em parte financiado pelas lojas, o Free Comic Book Day parece ser um bom negócio para todos. Séries e personagens são divulgados, os leitores regulares ficam felizes e novos leitores são conquistados (algo fundamental para uma mídia que perde público a cada ano!). Sem nos esquecermos de que, em termos editoriais, o mercado de quadrinhos norte-americano é muito mais amplo que o brasileiro, alguns elementos do FCBD poderiam ser adotados por aqui (por exemplo no que diz respeito à divulgação de séries e à promoção da leitura de quadrinhos). Enquanto algo assim não vem, mais informações e prévias de algumas edições do evento de 2009 podem ser vistas no saite oficial.

2 comentários:

Amalio Damas disse...

2002 para 2009...deixa ver...são sete anos. E a Panini não fez nada ainda? Será que ela não teria como coneguir um bônus com a gráfica? Eu lembro que trabalhava em uma agência publicitária que contava com cinco funcionários, incluindo os dois donos e o nosso material promocional a gente sempre "ganhava" das gráficas e olha que a gente imprimiauma merreca comparada a Panini, por exemplo. Os americanos ainda estão anos-luz longe da gente em termos de marketing.

Wellington Srbek disse...

Teve aquela revista Turma da Mônica Jovem n°0, que teve distribuição gratuita, mas deve ter tido uma circulação restrita a São Paulo e Rio (porque aqui em BH não teve nem cheiro dela, até onde sei). De qualquer forma, neste caso, deve ser mais mérito dos Estúdios Maurício de Sousa do que da própria Panini, Amálio.