03/03/2008

Usagi Yojimbo, as aventuras de um coelho samurai.


O uso de animais humanizados (ou seres humanos com feições animalescas) é um recurso cartunístico muito comum nos quadrinhos e animações. Sua ampla popularização aconteceu com as produções de Walt Disney, na primeira metade do século 20. Mais tarde, já nos anos 80, uma nova leva de trabalhos desafiou as convenções das HQs e desenhos de bichinhos com formas e hábitos humanos. Os relatos do Holocausto nas páginas de Maus, o erotismo explícito de Omaha e a ação dinâmica de As Tartarugas Ninjas trouxeram novas visões e outras funções narrativas para os netos do Mickey Mouse. Outro exemplo dessa inusitada geração é Usagi Yojimbo, série que tem um novo volume lançado pela Devir, ao preço de R$28,00.

Criada pelo quadrinista Stan Sakai (um japonês radicado nos Estados Unidos), Usagi Yojimbo: Daisho é a segunda coletânea das aventuras de um coelho samurai no Japão feudal. Lançada em 1984, a série é uma espécie de paráfrase das histórias de Miyamoto Musashi, um renomado samurai que viveu no século 17 (e que, aliás, ganhou no Brasil dois álbuns criados pelo mestre Julio Shimamoto). Para criar sua HQ, Sakai teve como fontes de inspiração a série Groo de Sergio Aragonés (com as cômicas aventuras de um desastrado bárbaro), o mangá Lobo Solitário de Kazuo Koike e Goseki Kojima (com a história de um samurai sem mestre e seu filhinho), além de filmes do genial Akira Kurosawa (criador de épicos como Os Sete Samurais e Ran). Em estilo cartunístico, repleto de referências histórico-culturais, duelos de espadas e até algum romantismo, podemos dizer que Usagi Yojimbo (ou “coelho guarda-costas”, em português) é uma obra com altos e baixos.

Defendendo uma aldeia de terríveis bandidos, ouvindo de um monge a “música do céu”, caindo de amores por uma nobre ou em busca de suas espadas roubadas (as daisho que dão subtítulo ao livro), Miyamoto Usagi é um herói honrado e corajoso, no melhor estilo dos lendários samurais (e que, por isso mesmo, não vacila em matar seus oponentes). Com 190 páginas de quadrinhos, divididas em dez capítulos, Usagi Yojimbo: Daisho tem, no entanto, desenhos meramente regulares. Algumas páginas e quadros são pouco detalhados ou trabalhados, algumas soluções visuais são mal-resolvidas e, no geral, a narrativa não é muito criativa. Por esses fatores, os bons roteiros do livro acabam surpreendendo e se sobressaindo em relação ao visual. As histórias de Sakai partem de uma boa pesquisa sobre o universo dos samurais, sendo pontuadas de referências culturais e alcançando uma admirável autenticidade (especialmente se considerarmos que os personagens são versões humanizadas de coelhos, cães, raposas, rinocerontes, entre outros bichos). E, por contraditório que pareça, o elemento cômico surge justamente nas sequências mais violentas, em que o herói mata seus adversários, que liberam então uma "fumacinha" com a imagem da caveira do animal em questão.

Usagi Yojimbo: Daisho traz uma (dúbia) introdução do roteirista James Robinson, reproduções de capas, um glossário dos termos japoneses e uma breve biografia do autor. A edição da Devir traz também descuidos na revisão de texto (que têm sido recorrentes nos últimos lançamentos da editora), deixando passar erros de digitação (“em uma ano”) ou mesmo de português (“as marteladas compactam o metal e o livra”) que não comprometem a leitura, mas poderiam ser evitados. Como um todo, o livro (que até nos ensina como eram feitas as espadas japonesas) é uma leitura interessante. Embora o visual e a narrativa deixem a desejar, seguramente as aventuras de Usagi Yojimbo agradarão aos fãs de histórias de samurais.

4 comentários:

Marcus disse...

Grande Srbek!
Eu não sei se você sabe, mas Usagi Yojimbo já se encontrou com as Tartarugas Ninjas tanto nos quadrinhos quanto no desenho das tartarugas (No antigo e clássico dos anos 80 e na ultima serie animada, que alias era excelente.).

Alias as Tartarugas Mutantes Adolescentes Ninjas bem que mereciam um post aqui heim?

Um abraço de seu pupilo favorito!

Wellington Srbek disse...

Bom relê-lo por aqui, meu "pupilo favorito"!
Eu sabia sim do encontro entre as tartarugas nijas e o coelho samurai. Inclusive, os personagens aparecem juntos no primeiro volume de Usagi Yojimbo lançado pela Devir.
Bom, sua sugestão está anotada, junto com aquela outra de que eu faça uma postagem sobre o Homem-Aranha. Elas estão na fila, certo? Mas ainda tem muita coisa na frente e, como você sabe, por enquanto este blog é um trabalho de puro amor pelos quadrinhos e tenho que dividir o tempo dedicado a ele com outras atividades. Mas chegaremos lá!
Enquanto isso, peço a todos que divulguem este espaço e ajudem-no a se tornar rentável.
Grande abraço!

Marcus disse...

Pó legal srbek, estou na espera por eles !

Ah so pra completar, tem um video no you tube com o criador do Usagi Yojimbo com um dos criadores das Tartarugas Ninjas, ai eles falam dos trabalhos um do outro, sobre o Usagi esta no desenho das Tartarugas e coisa tal.

Um Abraço !

Wellington Srbek disse...

Boa dica, Gafanhoto!
Agora não deixe de ler também a postagem sobre Lobo Solitário.