20/06/2014

Os 20 anos do Solar!

Criado por mim há exatos 20 anos, o personagem Solar já foi definido como um dos mais autênticos heróis dos quadrinhos brasileiros. Com sua “versão original”, dos anos 90, e sua “versão reformulada”, lançada em 2009, ele conquistou leitores fiéis, elogios da crítica e um lugar na história das HQs brasileiras.

Por gostar do personagem e acreditar em seu potencial, já em 2010 eu cultivava a ideia de uma “renovação”. Uma versão que partiria da seguinte premissa: e se, em vez de ter sido criado em 1994, Solar tivesse nascido naquele ano?

Partindo dessa ideia, no primeiro semestre de 2011 comecei um novo roteiro, no qual o herói é mais jovem, tendo entre 17 e 18 anos. Com períodos de interrupção e alguns reajustes, ao longo daquele ano escrevi e desenhei os três primeiros capítulos da nova versão, ficando para 2012 a produção de mais dois. Eles originariam 50 páginas de HQ, que começaram a ser desenhadas em maio de 2013.

A revista digital A Saga de Solar foi lançada em 2013 e atualizada em 2015 para contar toda a trajetória do personagem. Agora, o primeiro álbum da "versão renovada" do herói está ficando pronto, trazendo desenhos e cores por Abel Vasconcellos, além de balonamento e montagem por Cleber Campos. Tudo isso na primeira publicação do selo Mais Quadrinhos.

12 comentários:

Carlos Brandino disse...

Sairá ainda este ano?

Wellington Srbek disse...

Rapaz, espero que saia bem em breve!
:)

Wesley Viana disse...

Que boa notícia, já estava com saudades de um dos meus heróis favoritos. Novas histórias são muito bem vindas.

Wellington Srbek disse...

Grande Wesley!
Não me esqueço de que foi uma conversa com você que me incentivou a fazer uma reformulação do Solar (isso há uns 10 anos já...). Na versão anterior, talvez tenham faltado recursos técnicos e financeiros para fazer o melhor.
Mas desta vez, não! O Solar volta renovado, em cores e num belo álbum. Vou querer saber sua opinião sobre a nova HQ, é claro.
Abraço!

Pedro Nicola disse...

Um feliz aniversário ao Solar, Doutor! Esse personagem é sensacional! E que a HQ venha logo! Abraços!

Wellington Srbek disse...

Fala, grande Nicola!
É para logo, logo mesmo! Vou avisar quando estiver tudo acertado, mas já te espero para o lançamento.
Abraços!

Kris Zullo disse...

massa hein Srbek! vida longa ao novo selo "Mais Quadrinhos"!!!

Wellington Srbek disse...

Valeu, Kris!
Por enquanto o Mais Quadrinhos existe para ser a casa do Solar. Mas na certa outros projetos virão. Ideais não faltam...
Grande abraço!

Ismael disse...

A nova reformulação torna maior o mito ao permitir um mais pausado desenvolvimento na génese do herói. Garantido!
O desenho é deslicioso, lembra-me as personagens de Andreas (Rork, Capricornio, Cromwell Stone).

Brasil enfrentará Espanha no próximo mundial baloncesto (basquete, en português?). Os monarcas espanhóis não tem férias, já estão a trabalhar na derrota nacional.

Wellington Srbek disse...

Pois é, meu amigo, na Copa do Mundo teu país, que estava sem rei, deixou mais cedo a festa...

Sobre o Solar, esta versão está como eu sempre quis apresentar o personagem. O roteiro é o melhor que produzi para ele e os desenhos... os desenhos estão fabulosos, sem falar em toda a produção gráfica de qualidade bem superior!

Aguarde e grande abraço!

Carlos Brandino disse...

ja estou correndo atras do meu.

Carlos Brandino disse...

É impressão minha ou voce irá recontar a sua origem? terá coisa nova nesta edição?