30/04/2013

Falando de cinema...


Além dos quadrinhos, que dão título e são o tema principal deste blog, o cinema sempre foi um assunto constante aqui, tendo retornado na postagem anterior, na qual comentei o filme Homem de Ferro 3 (do qual peguei emprestado um pôster com o personagem Mandarim, para ilustrar esta postagem). 

Temos aqui resenhas de filmes, de quadrinhos que inspiraram filmes e de HQs que, de alguma forma, têm a ver com o universo do cinema. Um espaço especial é dedicado aos textos sobre filmes de super-heróis e os quadrinhos e personagens que os inspiraram. 

Vale destacar que foram muito populares entre os leitores do Mais Quadrinhos (rendendo vários comentários) as listas que fiz com os "melhores" e "piores" filmes com personagens dos quadrinhos.

Então, para quem quiser conferir todas essas postagens em que o cinema é um tema, basta clicar aqui.

27/04/2013

O Homem de Ferro nos cinemas (III).


Entre muitos fãs de quadrinhos, estabeleceu-se o consenso de que, nas chamadas “trilogias” de super-heróis, o terceiro filme é sempre mais fraco que os dois primeiros. Embora isso não seja um fato científico, desde o ano 2000, trilogias como X-Men e Homem-Aranha parecem fundamentar plenamente essa ideia.

Seguindo-se ao enorme sucesso de Os Vingadores e cercado de muita expectativa, Homem de Ferro 3 prometia contrariar a “maldição do terceiro filme”, equiparando-se ou até mesmo superando seus antecessores. Teria ele conseguido tal façanha? Como milhares e milhares de leitores de HQs, fui ao cinema neste final de semana para tirar a prova...

E a resposta é: não. Embora Homem de Ferro 3 não chegue a ser um filme ruim, nem de longe alcança a qualidade do excepcional Homem de Ferro ou os melhores momentos do bem dosado Homem deFerro 2. O terceiro filme da série começa bem e a participação de Ben Kingsley (caracterizado como terrorista muçulmano à la Bin Laden) dá tom e força à produção.

As demais atuações, capitaneadas por Robert Downey Jr., não deixam a desejar e a qualidade dos efeitos visuais (com toda uma coleção de novas armaduras) é a esperada de uma produção do Marvel Studios. No entanto, quando a história começa a se desenrolar, com a trama envolvendo a tecnologia “extremis” (da já clássica HQ de Warren Ellis e Adi Granov), o filme também começa a perder força.

A sensação é que falta a Homem de Ferro 3 a qualidade estrutural do primeiro e a energia narrativa do segundo filme com o herói. Apesar de alguns bons momentos envolvendo um ator mirim, não temos nele a mesma dinâmica dos diálogos afiados dos filmes anteriores. O que leva à conclusão de que a maior falha do novo filme está no que seria seu fundamento: o roteiro.

Homem de Ferro 3 não é um filme ruim (com os defeitos de X-Men 3 ou os excessos de Homem-Aranha 3). Vale a ida ao cinema, embora não seja indispensável.  Mas, sem dúvida, falta-lhe a inteligência de seus antecessores. Vejamos então se os próximos filmes do Marvel Studios se sairão melhor, correspondendo à enorme expectativa que criam.

12/04/2013

Novidades da NEMO: Crônicas Metálicas!


Este novo volume da fantástica Coleção Moebius, da Editora Nemo, apresenta ilustrações, HQs curtas e cartuns produzidos durante as duas décadas em que Moebius colaborou para a revista francesa Métal Hurlant. Ao longo de sua carreira, o artista produziu uma enorme quantidade de ilustrações, capas, anúncios, HQs e projetos para filmes. Este álbum é o espelho de sua passagem pelas páginas da Métal Hurlant, concentrando-se na temática da ficção científica.

88 páginas em cores, capa dura, formato: 24cm x 32cm

11/04/2013

Novidades da NEMO: Snoopy - A Felicidade é um Cobertor Quentinho!


Pela primeira vez, a tira de quadrinhos mundialmente conhecida, criada por Charles Schulz, ganha a forma de uma edição com história única. Adaptada de um novo especial de animação e também das tiras originais da série, esta versão em 80 páginas de HQ nos leva de volta à querida vizinhança em que encontramos Linus e suas inseguranças, as desventuras de Charlie Brown na tentativa de empinar uma pipa, o amor não correspondido de Lucy por Schroeder, além do cão beagle mais amado do mundo: Snoopy. Tudo isso, num vivo e colorido passeio pela imaginação de Charles Schulz.

88 páginas em cores, capa cartonada, formato: 17cm x 26cm