27/04/2013

O Homem de Ferro nos cinemas (III).


Entre muitos fãs de quadrinhos, estabeleceu-se o consenso de que, nas chamadas “trilogias” de super-heróis, o terceiro filme é sempre mais fraco que os dois primeiros. Embora isso não seja um fato científico, desde o ano 2000, trilogias como X-Men e Homem-Aranha parecem fundamentar plenamente essa ideia.

Seguindo-se ao enorme sucesso de Os Vingadores e cercado de muita expectativa, Homem de Ferro 3 prometia contrariar a “maldição do terceiro filme”, equiparando-se ou até mesmo superando seus antecessores. Teria ele conseguido tal façanha? Como milhares e milhares de leitores de HQs, fui ao cinema neste final de semana para tirar a prova...

E a resposta é: não. Embora Homem de Ferro 3 não chegue a ser um filme ruim, nem de longe alcança a qualidade do excepcional Homem de Ferro ou os melhores momentos do bem dosado Homem deFerro 2. O terceiro filme da série começa bem e a participação de Ben Kingsley (caracterizado como terrorista muçulmano à la Bin Laden) dá tom e força à produção.

As demais atuações, capitaneadas por Robert Downey Jr., não deixam a desejar e a qualidade dos efeitos visuais (com toda uma coleção de novas armaduras) é a esperada de uma produção do Marvel Studios. No entanto, quando a história começa a se desenrolar, com a trama envolvendo a tecnologia “extremis” (da já clássica HQ de Warren Ellis e Adi Granov), o filme também começa a perder força.

A sensação é que falta a Homem de Ferro 3 a qualidade estrutural do primeiro e a energia narrativa do segundo filme com o herói. Apesar de alguns bons momentos envolvendo um ator mirim, não temos nele a mesma dinâmica dos diálogos afiados dos filmes anteriores. O que leva à conclusão de que a maior falha do novo filme está no que seria seu fundamento: o roteiro.

Homem de Ferro 3 não é um filme ruim (com os defeitos de X-Men 3 ou os excessos de Homem-Aranha 3). Vale a ida ao cinema, embora não seja indispensável.  Mas, sem dúvida, falta-lhe a inteligência de seus antecessores. Vejamos então se os próximos filmes do Marvel Studios se sairão melhor, correspondendo à enorme expectativa que criam.

6 comentários:

Fernando disse...

Assisti ao Hoemm de Ferro 3 e também me decepcionei. O que fizeram com o Mandarim foi imperdoável. O roteiro foi bem fraquinho. Acho que não há mesmo salvação para Hollywood.

Wellington Srbek disse...

Vamos ver o que farão dos próximos filmes do Marvel Studios...
Abraços!

Taty disse...

Eu gostei do filme a estoria foi legal e eu ri bastante com o Tony mas realmente os outros são melhores, ah falando de trilogia pra mim a melhor foi o Batman o primeiro foi bom, o segundo foi ótimo e o terceiro maravilhoso. Tá eu amo o batman então puxo sardinha rsrs

bjos

Wellington Srbek disse...

Oi Taty,
Neste caso, eu prefiro a do Homem de Ferro. E também gostei mais dos primeiros filmes, como falo na resenha.
Beijo!

astronautademarte disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
astronautademarte disse...

lá, vejam minha resenha sobre o Homem de ferro 3, acho que traduz bem o que muitos pensaram a respeito do filme, de uma maneira geral.

http://astromarte.blogspot.com.br/2013/05/airon-mem-tri.html