22/11/2012

Uma série inteira (também) para crianças!


Foi há quase dois anos que a série Mitos Recriados em Quadrinhos começou a nascer. Na época, a diretora do Grupo Autêntica me perguntou se eu não tinha alguma HQ envolvendo a temática indígena, voltada para o público infantil. O fato é que eu tinha um roteiro sobre mitos indígenas, e foi mais uma questão de retrabalhar o texto e desenhar o roteiro pensando no público infantil. Claro que nesse processo surgiu também o Professor Lobato, personagem que narraria a história para um grupo de crianças e, é claro, para nós, leitores. Quanto ao desenhista para o novo quadrinho, não pensei duas vezes: seria meu grande amigo e talento dos quadrinhos, Will. O resultado foi Ciranda Coraci, que agradou bastante ao pessoal do Grupo. E assim começava ali a série Mitos Recriados em Quadrinhos!

Com a resposta inicial positiva, lembrei-me de outra história que, pelo menos desde 1992 (quando a descobri), eu gostaria de contar: o conto de Anansi, o tecedor de histórias das mitologias africanas. (E ideia para HQ quando pega você é um perigo! Não te larga até você escrever a história...) Logo, estava lá eu, na tarde de 31 de dezembro de 2010, escrevendo apaixonadamente o texto para uma história com Anansi. Bom, no início da noite, minha namorada chegou e, como eu já havia escrito metade das páginas, fui participar das preparações do réveillon (mas isso sob protestos da namorada, que queria que eu continuasse escrevendo!). No dia seguinte, escrevi apenas duas páginas (afinal, era Ano Novo...); mas no dia 2 de janeiro mergulhei novamente na história, e escrevi as oito páginas que faltavam. Pouco depois, enviei o texto para os diretores da NEMO, que gostaram muito e deram o sinal verde para eu desenhar o roteiro e produzir a nova HQ com Will, a qual viria a se chamar O Senhor das Histórias!

Embora não tenham sido os primeiros álbuns nacionais a terem contrato assinado pela NEMO, Ciranda Coraci e O Senhor das Histórias foram nossos primeiros lançamentos (junto com Arzach de Moebius, na estreia da editora em 2 de julho de 2011). Os álbuns foram bem recebidos pelos leitores, e também começaram a ser selecionados em compras institucionais, ganhando uma nova impressão no início deste ano. E eles ainda seriam selecionados novamente neste segundo semestre, em duas novas compras institucionais. É difícil descrever a alegria de ver dois trabalhos que nasceram da pura paixão por criar HQs terem tiragens ampliadas e chegarem a cada vez mais crianças, educadores e leitores em geral! É muito, muito legal!!!

Estando entre as maiores tiragens da NEMO e muito bem recebidos pelos leitores, atribuo o ótimo resultado desses dois álbuns a um fator simples: eles não foram feitos como produtos por encomenda para serem vendidos para escolas; eles são criações artísticas, com valor educativo. São HQs ao mesmo tempo lúdicas e formativas, que nasceram da minha paixão por escrever quadrinhos e do talento do Will em desenhá-los. E claro que, com tão bons resultados, a série Mitos Recriados em Quadrinhos não iria parar por ali!

Fui convidado pelos diretores da NEMO para produzir, pelo menos, mais dois volumes da série. E eu já tinha em mente qual HQ escrever! Mas, nessas coisas de criação a gente nem sempre manda... E, numa noite de insônia criativa, bolei a primeira página do que viria a ser o álbum Das Areais do Tempo, desta vez abordando a mitologia egípcia. Em alguns dias de trabalho, preparei o texto e desenhei o roteiro; aí foi só acompanhar Will em sua magia no mouse e Corel. Quem folheou o álbum, viu que ali estão algumas das páginas mais belas que ele já desenhou. Mas, faltava ainda aquela outra HQ que eu deveria ter escrito antes... Porque nenhuma série sobre mitos pode estar completa sem falarmos dos mitos gregos, certo? 

Então, novamente em alguns dias de trabalho, escrevendo o texto e desenhando o roteiro, e nas últimas semanas acompanhando Will na produção das páginas, foi ganhando forma o quarto volume da série Mitos Recriados em Quadrinhos. Enquanto escrevo este texto, as provas de impressão estão indo para a gráfica e, com a ajuda dos deuses do Olimpo, logo teremos em mãos Monstros e Heróis (que tem entre seus personagens principais o bravo Hércules, que vemos no desenho que ilustra esta postagem).

No mais, só posso agradecer a Will pela parceria nessa viagem mitológica, e em especial a Coraci, Anansi, Toth e aos monstros e heróis gregos por me emprestarem suas histórias e nos inspirarem na criação dessas belas HQs. Vamos em frente, pois, como diria o Professor Lobato, “a roda das histórias não para”!

4 comentários:

Will disse...

O que eu posso dizer é que foi muito gratificante fazer essa série. Também passei um dia de Natal fazendo esboços para o Ciranda Coraci, rerere... Olhando em retrospectiva parece que foi ontem e tudo muito rápido, não foi.
Quase dois anos para concluir mas estou feliz, ficaram muito legais e, também muito orgulhoso mesmo em ter participado disso.
O Wellington é um grande parceiro e tem muita paciência porque dou muito trabalho para ele, rerere..., mas o resultado final é recompensador.
Também fico muito feliz em saber que nossos livros estão chegando nas mãos de tantos leitores, isso é importante.
Agradeço a todos que tem visto e comentado sobre o trabalho, a Nemo por ser uma editora com esse espaço enorme para a produção nacional e principalmente ao Wellington por ter me chamado para compartilhar destas aventuras mitológicas... por mim não acaba aqui, rerere...

Wellington Srbek disse...

Olá Will,
Acho que eu disse quase tudo no texto, e você o que faltava no seu comentário. Foi realmente muito bom realizar esse trabalho com você! E valeu também pela paciência com meu processo meticuloso de querer ajeitar pequenos detalhes até o último momento...
Sobre uma continuação, a Rejane já me perguntou "por que não fazemos mais uns 5 ou 6 desses?", então, quem sabe..
Por agora não é possível, pois em breve você volta a mergulhar no universo do Capitão Nemo e eu tenho que dar atenção à turminha do Força Animal. Mas quem sabe num futuro próximo...
Abração!

Lília Amaral disse...

É tão bom quando algo é escrito e ilustrado com coração. Não tem como sair ruim. E Mitos Recriados é uma prova viva. Todas as lendas foram contatas de maneira magistral. Parabéns, Wellington e Will

Wellington Srbek disse...

Obrigado, Lília!
Foi mesmo um trabalho de paixão - pelos quadrinhos e pelos mitos.
Vamos torcer para que goste também de nosso MONSTROS E HERÓIS...
Abraços!