10/02/2011

Como tenho trabalhado...


Os leitores do Mais Quadrinhos já viram aqui páginas de meus roteiros desenhados para as adaptações de Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro de Machado de Assis. No caso desses trabalhos, como de todos os meus roteiros anteriores, os esboços das páginas foram feitos a mão com lápis e caneta sobre papel, para depois serem escaneados. Mas, há algum tempo atrás, fiquei sem escaner, o que complicou um pouco a entrega de roteiros para desenhistas que não morem em BH.

Nessa mesma época, surgiu um novo trabalho no qual eu teria como parceiro o desenhista Will, que mora em SP. Então, em vez de arrumar um novo escaner, resolvi arrumar um novo esquema. Em vez de desenhar no papel com lápis e caneta, passei a desenhar direto na tela do computador, utilizando os “avançadíssimos” recursos à minha disposição: um mouse e o programa Paint. Embora eu tenha passado a gastar um pouco mais de tempo para desenhar uma página, a solução digital funcionou e possibilitou o uso de cores para diferenciar personagens, cenários e balões, às vezes até para colorir a cena mesmo.

O primeiro roteiro que produzi no novo modelo digital foi “O Nosso Lar”, que Will e eu produzimos para a coletânea MSP + 50. Para mim, foi uma solução prática, inclusive porque alguns minutos após um roteiro estar pronto, ele já pode ser lido pelo desenhista, sem eu ter que gastar tempo e dinheiro com a alternativa do xérox e envio pelo correio. Will, aliás, é até agora o desenhista que mais trabalhou comigo a partir deste novo modelo de roteiro. Até agora ele não reclamou e os roteiros digitais têm rendido belos frutos, como a história com o personagem Astronauta de Maurício de Sousa.

O trabalho mais recente dessa nova safra digital é nossa graphic novel para crianças, da qual vocês puderam conhecer o personagem principal na postagem anterior e podem ver aqui uma página do roteiro digital. Aguardem, pois o álbum será lançado em alguns meses!

2 comentários:

Flavio Tulio Gomes disse...

Ouvi falar que existem uns aplicativos pro I-Pad que permitem desenhar diretamente no Tablet. Já pensou nessa alternativa?

Wellington Srbek disse...

Já baixei o aplicativo. É bem bacana, mas precisa de bastante prática, inclusive porque se desenha com a ponta do dedo. No momento a opção mouse/paint é mais produtiva.