01/12/2010

O Wolverine de Rafael Grampá.


Um dos expedientes mais utilizados pelas editoras de super-heróis é o estabelecimento de modelos de sucesso que são repetidos à exaustão. Tendo chegado a seu momento mais crítico nos anos 90, que levou a um esgotamento do gênero, na última década editoras como a Marvel abriram mais espaço para a diversidade estética e a criação autoral. Um exemplo disso foi a minissérie Strange Tales, lançada em 2009, que ganha agora um segundo volume. Comprei o n°1 da nova minissérie por um único e exclusivo motivo: a HQ do Wolverine escrita e desenhada por Rafael Grampá, auxiliado nas cores e balões por Rafael Coutinho.

Duas páginas de prévia já podiam ser vistas no blog do desenhista, mas o melhor fica mesmo para as seis páginas seguintes dessa história que mostra uma sanguinolenta luta livre estrelada pelos mutantes do programa Arma-X. À primeira vista, o que temos são diálogos corriqueiros e corpos mutilados. Mas, ao se ler a história protagonizada por Wolverine, acabamos descobrindo que uma outra personagem é a verdadeira motivação e o fim de tudo. Com isso, o que poderia ser apenas mais uma violenta HQ de super-heróis assume as características de uma história de amor, um pouco atípica, mas com direito ao tradicional coração-partido.

Sobre os desenhos, quem conhece Grampá por trabalhos anteriores, como Mesmo Delivery, notará diferenças de estilo nesta HQ. Nela, o traço está mais fluido e conciso, enquanto os detalhes e a profusão de tracinhos estão mais contidos. Mas os fãs de Grampá e também do Wolverine não irão se decepcionar com essas oito páginas que reúnem cenários cotidianos a garras de adamantium. Com uma ou outra página se destacando e cores bastante expressivas, Grampá e Coutinho nos oferecem uma versão diferenciada do herói mutante. O mesmo tratamento é dado aos heróis Marvel tradicionais que ganham o "tratamento Grampá" na fantástica capa de Strange Tales II.

Sendo uma daquelas revistas que a gente já compraria só pela capa, a Strange Tales II n°1 traz ainda as interpretações de vários outros autores independentes para os heróis e vilões da Marvel. Nenhum deles, porém, me interessou ou empolgou tanto quanto ao trabalho dos quadrinistas brasileiros.

2 comentários:

Do Vale disse...

Galera representando bem a gente lá fora. =D

Wellington Srbek disse...

O Grampá é um gênio do desenho! Se eu fosse a Marvel, eu o contrataria para produzir uma minissérie...