27/10/2010

Mirabilia, uma revista especial.


Há exatos dez anos ficava pronta a revista Mirabilia, meu primeiro trabalho lançado após as séries Solar e Caliban. Com ela, iniciei uma nova experiência em minha produção independente de quadrinhos: a das “revistas especiais” com financiamento próprio (uma vez que minhas publicações até então eram revistas seriadas, financiadas em grande parte pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte).

Por um lado, essa mudança possibilitou um produto final mais comercialmente adequado e uma maior velocidade na pré-produção (já que eu não dependeria mais de aguardar uma aprovação pela Lei de Incentivo, nem a liberação do financiamento). Por outro lado, ela representou um considerável aumento nos custos de produção, já que eu passaria a pagar do meu bolso pelo trabalho dos desenhistas e da gráfica (o que reduziu bastante o volume de páginas lançadas num ano).

Eu ainda voltaria a publicar quadrinhos com financiamento da Lei de Incentivo de BH (no projeto que, em 2001, viabilizou Estórias Gerais, Quantum e Fantasmagoriana). Mas o modelo adotado com Mirabilia passaria a ser o meu padrão de produção. Lançada em novembro de 2000, numa das festas de lançamento mais bacanas das quais eu participei, a revista em si tinha alguns trunfos: boa produção gráfica, roteiros interessantes e um time de desenhistas de primeira.

Logo na capa, vemos uma bela ilustração que encomendei ao fantástico Mozart Couto, na contracapa uma HQ em parceria com o grande cartunista Nilson Azevedo. E o miolo não deixa por menos: nele, o talentoso Klévisson Viana e os mestres Julio Shimamoto e Flavio Colin emprestam seus traços únicos a três histórias curtas minhas.

O resultado não poderia ser melhor: um razoável sucesso comercial e o troféu HQ MIX de “Melhor Revista de Aventura e Ficção de 2000”. Para mim, esta foi uma das edições mais gratificantes que fiz!

2 comentários:

carlos brandino disse...

COM UM TIMAÇO DESTE, NAO PODERIA DAR OUTRA.

Wellington Srbek disse...

Foi fantástico conseguir reuni-los numa mesma revista!