01/07/2010

Curso de Quadrinhos em BH.

Desde 2004 tenho coordenado o Curso de Quadrinhos no Centro Cultural UFMG, em Belo Horizonte (MG). A proposta do curso é apresentar aos alunos os principais elementos da arte dos quadrinhos, possibilitando que eles desenvolvam suas próprias criações. Voltado a pessoas que queiram se iniciar ou conhecer melhor essa fascinante arte, o curso tem duração de 4 meses e os alunos recebem uma apostila com o resumo do conteúdo. Partindo de aulas expositivas amplamente ilustradas sobre a origem histórica, a linguagem e os principais artistas dos quadrinhos, o curso traz em seguida noções básicas de desenho de objetos, personagens e cenários. Estas aulas iniciais servem de base para a segunda parte, na qual acompanho os alunos na produção de suas próprias histórias em quadrinhos, que ao final são reunidas num fanzine. (Para conhecer trabalhos de ex-alunos do curso, clique no marcador Curso de Quadrinhos logo abaixo.)

4 comentários:

Lillo Parra disse...

Boa! São iniciativas duradouras como essa que vão formando profissionais, estudiosos e leitores em nosso mercado nacional. Pena que estou aqui em Sampa.

Wellington Srbek disse...

Grande Lillo!
O curso tem sido uma oportunidade muito legal de conhecer e conviver com pessoas apaixonadas pelos quadrinhos.
Em 2005-2006, tive uma turma muito bacana, da qual até falei numa postagem anterior. Alguns deles se juntaram e lançaram a ótima revista Peiote (há também HQs deles aqui no blog - para conferir é só clicar no marcador Curso de Quadrinhos).
Neste primeiro semestre, tivemos outra turma bem legal e continuarei com eles no segundo semestre num curso de aperfeiçoamento.
Quem sabe em alguma oportunidade eu levo meu curso ou a versão "oficina" aí para São Paulo!

Jaison disse...

WTF??? 90! heheeh... assim vc me quebra... e quanto o aperfeiçoamento? Já acabaram as inscrições? Será que um dia o curso volta a ser feito a noite (curso a noite foi a senha)... Tenho que ir pegar meu certificado que ainda não peguei também... putz!

Wellington Srbek disse...

Rapaz, 90 tá até barato demais pela qualidade do curso!
O Aperfeiçoamento vai acontecer neste semestre sim. Seria muito bacana se pudesse participar agora. (Estamos com um trio de alunos que fazem algo próximo do mangá, como você.) Se quiser ainda dá para se inscrever, inclusive porque não sei se este curso continuará no ano que vem.
Quanto às turmas noturnas, em princípio não farei mais. À tarde dá mais público e é melhor para mim, por causa dos outros trabalhos.
Seu certificado deve estar te esperando lá.
Abraços!