04/06/2010

Homem de Ferro e Thor numa ótima revista promocional.


Dentre as edições do Free Comic Book Day 2010 a que tive acesso, a melhor e mais efetiva em termos de promoção da leitura de quadrinhos é Iron Man / Thor. Com uma história completa que pode ser lida sem se saber o que anda acontecendo com os personagens, a revista foi escrita por Matt Fraction, desenhada por John Romita Jr. e arte-finalizada por Klaus Janson, com cores por Dean White. Como fez em 2009 com o filme do Wolverine, a editora norte-americana aproveitou a movimentação em torno de Homem de Ferro 2 para promover o personagem também nos quadrinhos, além de aproveitar para divulgar o herói Thor, que ganhará sua própria versão cinematográfica em 2011.

A história começa com pragas e cataclismos assolando a Terra e ameaçando seus habitantes. Para devolver a ordem ao clima, entra em cena o Deus do Trovão. Mas nem os poderes de Thor são capazes de apaziguar a fúria dos elementos, que parece ter uma ligação com a Lua. Encontramos então Tony Stark em meio a uma reunião com multimilionários que o convidam a tomar parte num empreendimento cujo objetivo é “terraformar” nosso satélite natural. Não demora muito para o Homem de Ferro descobrir que a tecnologia por trás daquele inconsequente empreendimento imobiliário saiu de sua própria mente. Perseguindo o mesmo problema, os dois heróis Marvel acabam se unindo para por fim às obras do condomínio de luxo lunar que ameaça a vida na Terra.

Escrito num tom épico, com evocações de pragas bíblicas e catástrofes atuais, o roteiro funciona como uma metáfora para os problemas climáticos que enfrentamos hoje. Já o ótimo visual concilia um estilo conciso a imagens detalhadas, cores pintadas a efeitos digitais. Bem trabalhadas, as páginas da revista equilibram diálogos e ação, contextualização realista e futurista, emprestando peso e força aos heróis. Impressa em formato reduzido (como a Marvel faz em suas edições para o FCBD), Iron Man / Thor destaca-se mesmo é por sua qualidade. Um presente para os leitores, a revista abriu caminho para a nova série dos Vingadores (desenhada por Romita Jr.) e também para a Heroic Age que tomou conta das revistas Marvel em maio.

Nenhum comentário: