28/05/2010

Príncipe da Pérsia, mais um bom lançamento do selo Galera.


Após lançar o ótimo Kiki de Montparnasse, o selo Galera da editora Record está levando às livrarias Príncipe da Pérsia, HQ baseada no video game que deu origem ao novo filme da Disney e de Jerry Bruckheimer, estrelado por Jake Gyllenhaal. Não conheço o jogo, não tenho o menor interesse em assistir à versão cinematográfica, mas o quadrinho sem dúvida vale uma conferida. Com papel de ótima qualidade e boa impressão, formato 14cm x 20cm e sendo vendido por R$39,90, o livro tem mais de cento e oitenta páginas de quadrinhos, trazendo ainda um posfácio ilustrado.

Baseada na criação de Jordan Mechner, com roteiro de A.B. Sina, desenhos de LeUyen Pham e Alex Puvilland e cores por Hilary Sycamore, a HQ traz duas histórias intercaladas, passadas nos séculos 9 e 13, além de narrativas históricas complementares (que se destacam das demais partes por lembrarem antigas ilustrações persas). Isto reflete, até certo ponto, as fontes fundamentais do trabalho: as narrativas árabes e persas ao estilo de As mil e uma noites, e também as diversas versões do próprio video game (lançado nos anos 80 e recriado várias vezes nas últimas décadas).

No entanto, a característica estrutural da HQ (com duas linhas narrativas que se intercalam) em alguns pontos chega a torná-la confusa. Embora os autores tenham utilizado recursos narrativos e até diferentes tonalidades para marcar a passagem de uma linha temporal para outra, o leitor pode ficar meio perdido em algumas passagens, já que a própria aparência dos dois "Príncipes da Pérsia" (Guiv e Ferdos) é muito semelhante. Ainda assim, a ambientação numa Pérsia mítica e romântica consegue cativar o leitor, enquanto a boa narrativa visual serve bem à história nos momentos de mais ação.

Os pontos altos do livro são justamente duas passagens que empregam pouco texto, deixando a história avançar através da narrativa visual (as sequências de pesadelo com o exército de esqueletos e com os bebês gigantes de areia). Assim, por seus melhores elementos contextuais e narrativos, o livro deve agradar aos fãs do jogo e também pode agradar a quem gosta de histórias no estilo dos antigos filmes de Simbad. Já para os leitores de quadrinhos em geral, o maior atrativo de Príncipe da Pérsia devem ser os ótimos desenhos e as cores muito bem dosadas (que dão à HQ uma aparência mais "europeia").

Com desenhos expressivos e dinâmicos, que variam entre cenas leves ou intensas (de acordo com o que a situação pede), o livro traz ainda quadros mais planos, que simulam as antigas ilustrações persas. Lembrando desenhos animados como Príncipe do Egito e José, Rei dos Sonhos, ou mesmo uma HQ como Sandman - Ramadan, o melhor do livro é mesmo seu visual (que não deve ser julgado pela capa, pois a ilustração ali não faz jus à qualidade artística das páginas internas). Por esses motivos, Príncipe da Pérsia é uma boa pedida para quem busca quadrinhos de fantasia com ótimos desenhos.

6 comentários:

Jaison disse...

Prince of Persia tem dois momentos: o primeiro é o game clássico que recorreu de técnicas fotográficas de captura de imagem para as animações do personagem, um marco para muitos games que se seguiram. O segundo é a Saga "Sands of Time" que tem 3 ótimos games (vale uma conferida, sim) e uma continuação para esse mês. Eu certamente vou conferir o filme, mas cheio de medo de estragarem algo tão criativo como quase tudo que envolveu o Prince até hoje. Na parte gráfica, as CGs feitas para concepção da saga da areia é muito, muito, muito boa! Vou esperar a animação proporcionada pelo filme para ler o quadrinho... hehe.

Wellington Srbek disse...

O posfácio ilustrado que eu cito na resenha, Jaison, é um relato sobre a trajetória do Prince of Persia, feita pelo criador do game.
Quanto ao filme, depois de assistir Alice do Tim Burton, vou confiar na minha intuição e não gastar dinheiro com essas megaproduções de araque. Fúria de Titãs (cuja versão original eu assisti várias vezes quando criança) eu deixei passar. Esse Príncipe da Pérsia, cujo trailer passou antes de Alice, não me interessou nem um pouco.
Mas, abraços e boa sorte com o filme!

Aline disse...

Prince of Persia é um nome de grande nostalgia para mim (e para muitos outros, tenho certeza!). Também não me interessei muito pelos jogos novos e pelo filme, mas vou conferir com certeza a HQ!

Wellington Srbek disse...

Oi Aline!
Eu não sou muito ligado em jogos, mas descobri com o Jaison e agora com você que Prince of Persia é muito querido por várias pessoas. Bacana! Não deixe então de conferir a HQ.
Beijos!

Jaison disse...

Ai, Wellington! Escrevendo só pra falar do quadrinho. O quadrinho é bom, muito melhor que o filme, que não foi de todo ruim. Não tem nada a ver com a história dos games(que é a mais conhecida), mas vc disse isso no post e o autor avisou no começo da HQ. É um bom exemplo de uso de um título em diversas mídias com bom resultado. Valeu!

Wellington Srbek disse...

Fala, Jaison!
Valeu pelo complemento à postagem. Não vi o filme, mas pelo trailer me pareceu que não seria nada mais que outro filme de fantasia. A HQ, por outro lado, como ressaltamos tem lá seus méritos.
Abraço!