02/03/2010

Dom Casmurro, roteiro (9).


PARTE 4: CAPITU

1) Deixei o esconderijo, e corri à varanda do fundo. Vozes confusas repetiam o discurso do José Dias:
2) "SEMPRE JUNTOS..."
3) "EM SEGREDINHOS..."
4) "SE ELES PEGAM DE NAMORO..."

5) Ia tonto, atordoado, as pernas bambas, o coração parecendo querer sair-me pela boca fora.
6) Uma sensação nova me envolvia em mim mesmo, e logo me dispersava, e me trazia arrepios, e me derramava não sei que bálsamo interior.

7) Eu amava Capitu, e Capitu a mim?

8) Andava cosido às saias dela, mas não me ocorria nada entre nós que fosse deveras secreto.
9) Pois, francamente, só agora entendia fenômeno recente de acordar com o pensamento em Capitu, e escutá-la de memória, e estremecer quando lhe ouvia os passos. Tudo me era agora apresentado pela boca de José Dias, que me denunciara a mim mesmo.

10) Eu amava Capitu! Capitu amava-me!

Nenhum comentário: