25/02/2010

Dom Casmurro, roteiro (4).


1) Os amigos que me restam são de data recente; todos os antigos foram estudar a geologia dos campos-santos.
2) Quanto às amigas, algumas datam de quinze anos, outras de menos.

3) Em verdade, pouco apareço e menos falo. Distrações raras. O mais do tempo é gasto em hortar, jardinar e ler; como bem e não durmo mal.
4) Ora, como tudo cansa, esta monotonia acabou por exaurir-me também.

5) Quis variar, e lembrou-me escrever um livro. Pensei em fazer uma História dos Subúrbios.
6) Era obra modesta, mas exigia documentos e datas, como preliminares, tudo árido e longo.

7) Vou então deitar ao papel as reminiscências que me vierem vindo. Deste modo, viverei o que vivi, e assentarei a mão para alguma obra de maior tomo.
8) Comecemos a evocação por uma célebre tarde de novembro, que nunca me esqueceu.

Nenhum comentário: