08/11/2009

MUIRAQUITÃ, personagens (4).


As Lendas (manifestações sobrenaturais baseadas em lendas do folclore): são os personagens secundários que aparecem como mistérios e desafios a serem enfrentados pelos protagonistas da série. Um exemplo é o Lobisomem: um homem amaldiçoado que nas noites de lua-cheia assume a forma híbrida do licantropo. Em nossa série, ele tem as feições de um lobo-guará e sua história está ligada às grandes fazendas de Goiás. Outro exemplo de monstro que aparece na série é o Bicho-Papão: um espectro monstruoso que sai à noite capturando crianças. Em nossa série, o Papão tem ligação com a história da mineração no Brasil colonial, tendo como palco a cidade de Ouro Preto. Outros personagens que aparecerão nos capítulos serão o sedutor e misterioso Boto do folclore amazônico e a lenda pernambucana do terrível assassino imortal Papa-Figo. Cada capítulo da série enfocará uma lenda, passando-se numa diferente região do país identificada com a figura folclórica em questão.

13 comentários:

Flávio Kteno disse...

Olá Wellington. As lendas são um ponto em comum das séries Muiraquitã e Solar. Parou por aí? Ou poderíamos esperar uma história em que Miguel e sua turma investigariam a estranha aparição de um homem voador em Belo Horizonte? Essa idéia já tinha lhe ocorrido antes?

Wellington Srbek disse...

Olá Flávio,
Comentei numa postagem anterior que Solar e Muiraquitã têm uma grande proximidade estética. Se usarmos a linguagem própria aos quadrinhos de heróis, é como se essas séries pertencessem ao mesmo "universo". Na verdade, quando iniciei a reformulação de Solar (em 2004, logo após concluir Muiraquitã), a ideia de um encontro entre Gabriel e Miguel passou por minha mente - afinal os dois moram na mesma cidade...
E essa concepção de um "universo" está ainda mais forte nas versões coloridas de Solar e Muiraquitã, que todos puderam conhecer nas seis postagens mais recentes do blog. Assim, se as coisas acontecerem, se uma editora se interessar por essas séries numa versão em cores, é bem possível que Gabriel e Miguel venham a se encontrar numa futura HQ.
Abraço e valeu pela nova participação!

Wesley Viana disse...

Eu gosto muito de Muiraquitã. Eu o considero um de seus melhores trabalhos. Vira e mexe eu vejo meu irmão folheando as páginas do meu exemplar, acho que ele gosta ainda mais de Muiraquitã do que eu.

Wellington Srbek disse...

Grande Wesley!
Muiraquitã é uma ideia original que poderia ter tido um desdobramento maior. Mas, na época do álbum original, faltou dinheiro para dar continuidade ao projeto (sem falar que eu queria ter tido umas quatro páginas a mais no capítulo final).
Nessa nova série em cores, a ideia seria realmente retomar a história básica e fazer o que não pôde ser feito na primeira versão.
Mas vamos ver como fica, pois tudo depende de eu conseguir uma editora...
Grande abraço!

Wesley Viana disse...

Fiquei bastante empolgado com a ideia. Os desenhos estão lindos, gostei muito do lobisomem guará. Para o bem do quadrinho nacional e de nós, leitores, espero que você consiga uma editora.

Wellington Srbek disse...

Rapaz, e olhe que estes desenhos do Lobisomem Guará são só os estudos iniciais! Quero muito ter a oportunidade de trabalhar com o Damasceno nessa versão em cores de Muiraquitã - acho que faremos algo para ficar. Vamos torcer ou acender velas para São Judas!
Esqueci de falar no comentário anterior, Wesley, mas na Leitura Savassi o álbum Muiraquitã original está sendo vendido por um preço superpromocional: R$1,90. De repente, você aproveita para comprar para seu irmão.
Abraço e valeu novamente!

Unknown disse...

Galera,

O Natal está chegando e estamos aqui para fazer um convite para você e seus leitores. Queremos saber quem são os heróis mais respeitados e admirados do mundo.

Indo em http://lgholiday.embrain.com você poderá votar em alguém especial que melhor reflete os valores da humanidade para ser eleito o “Herói de 2009”, além de poder votar em enquetes divertidas, como Celebridade Heróica favorita e seu Super-herói favorito.

E o melhor, participando você ainda concorre a novos modelos de celulares como o novo LG Chocolate, LG Pop, LG GW620 e o LG Arena. Todos são modelos que estão chegando ao Brasil agora, ou seja, são exclusivos! Já pensou andar com um destes?

Quer participar? Basta ir no http://lgholiday.embrain.com e exercitar sua criatividade. O resultado sai no final de novembro, não perca.

Boa sorte a todos.

Wellington Srbek disse...

Propaganda feita.

Pablo B. Souza disse...

Cara, os desenhos estão ficando muito legais. A caracterização dos personagens está ótima. Boa sorte no projeto!

Wellington Srbek disse...

Olá Pablo,
Realmente os desenhos do Damasceno são fantásticos e ficariam perfeitos num álbum em cores.
Por longa experiência, sei hoje que ter uma história bacana e original com ótimos desenhos nunca é garantia para se conseguir uma editora no Brasil(vide Estórias Gerais que ficou 3 anos na gaveta e acabou sendo publicado de forma independente). Outro problema é que os editores querem ver o trabalho praticamente pronto, mas aí fica difícil investir tempo e dinheiro num projeto que pode não ser publicado. Mas vamos ver no que dá... Grande abraço!

Laz Muniz disse...

Srbek, o Damasceno ta matando a pau nessa versão! Gostaria muito que isso desse certo e rendesse bons frutos, cara! Esse é o lobo guará que eu queria ter desenhado pra HQ :)
hehehe...
Boa sorte com o projeto e que Muiraquitã ganhe nova roupagem, pois é uma história que merece demais outros episódios, outras aventuras e outros artistas dando o ar da graça nessa sua criação!
Parabéns!

Laz Muniz

Wellington Srbek disse...

Infelizmente, Laz, essa nova roupagem de Muiraquitã não foi adiante na época.
Mas adaptar a HQ para uma versão "jovem" é uma ideia que ainda visita meus pensamentos. Quem sabe um dia... Ou ao menos uma reedição caprichada da versão que você desenhou!

Anônimo disse...

Super interessante o personagem Muiraquitã. É muito importante que as lendas brasileiras sejam divulgadas. As novas gerações só conhecem os Wolverines e afins. Continue seu bom trabalho. Espero que atravéz da internet você consiga um bom patrocinio.