18/10/2009

A estreia de Urbanoide!


Em julho, fui convidado para participar de um projeto de educação e cidadania chamado “Gentileza Urbana”. Sendo uma produção da Rádio Itatiaia com patrocínio da Fiat e apoio da Unimed-BH, o projeto envolve diversas ações que buscam promover uma melhor qualidade de vida em Belo Horizonte (MG). Entre essas ações, está a produção de uma série de cartilhas educativas em quadrinhos. Tendo uma longa experiência na produção de HQs e um trabalho acadêmico voltado aos quadrinhos como linguagem educativa, fui o quadrinista convidado para desenvolver as revistas infantis que farão parte do “Gentileza Urbana”.

Meu primeiro passo foi bolar uma mascote para o projeto, considerando que as revistas teriam como público pessoas das mais diversas idades, mas em especial crianças. Com isso, a ideia de um robozão bem simpático e camarada surgiu logo de partida, assim como o nome Urbanoide. Suas cores principais seguiriam as da bandeira de Minas Gerais, que são também as cores da Rádio Itatiaia, idealizadora do “Gentileza Urbana”. Ao mesmo tempo que bolava o personagem principal, entrei em contato com os amigos Luhan Dias e Cleber Campos convidando-os para se juntar a mim no projeto. Luhan trabalhou comigo no visual do personagem e desenharia as HQs, enquanto Cleber cuidaria das cores e dos balões.

Com a equipe de trabalho montada e o personagem principal aprovado pelo cliente, em agosto partimos para a produção da primeira revista da série, que acabou servindo como um piloto. Em setembro, tendo sido tudo acertado entre os patrocinadores, o “Gentileza Urbana” seria enfim lançado. Mas antes nos foi pedido que produzíssemos uma HQ de apresentação do Urbanoide, que contasse o nascimento desse “robô gentil”. Tendo apenas quatro páginas, essa história de estreia deveria ainda apresentar os temas que serão tratados nos próximos números e destacar o nome do projeto.

Para mim, produzir Gentileza Urbana n°1 foi uma grande curtição! Além de poder trabalhar em parceria com dois amigos, nesta HQ reuni algumas referências bem legais, como robozões bacanas, filmes de monstro clássicos e um cientista meio maluco com cara de Einstein, isso sem falar na arquitetura fantástica da minha querida Belo Horizonte. A capa da revista de estreia, que ilustra esta postagem, dá uma boa amostra do que estamos fazendo. Bastante colorida e alegre, sua inspiração inicial veio do monocromático cartaz do filme Metropolis, de Fritz Lang.

(As revistas da série Gentileza Urbana serão distribuídas gratuitamente nas ações ligadas ao projeto. Quem quiser saber mais sobre meus trabalhos institucionais para empresas e editoras, basta clicar aqui.)

2 comentários:

renata menezes disse...

Wellington,

Parabéns pelo projeto interessantíssimo! Uma pena que não pude ir no FIQ, mas parabéns pelo sucesso do seu debate!

Um abraço
renata menezes

Wellington Srbek disse...

Olá Renata,
Muito obrigado! O FIQ acabou sendo bem bacana e foi uma pena você não ter podido ir. Mas você ainda poderá acompanhar o Gentileza Urbana (que mudará de nome para Pratique Gentileza). No início de novembro, uma nova revista será lançada. Seu colega de curso Luhan é o desenhista do projeto! Depois quero sua opinão sobre nosso trabalho.
Abraço e volte sempre!