04/11/2007

Um furacão chamado Image.


Muita pancadaria, mutantes e ciborgues superpoderosos, e uma “explosão” visual de traços caóticos e coloração por computador. Esses eram alguns dos elementos mais característicos das revistas da Image Comics original, a editora que sacudiu o mercado norte-americano de quadrinhos há 15 anos.

No Início da década de 1990, a Marvel Comics despontava como a líder do mercado nos Estados Unidos. As revistas Spider-Man, X-Force e X-Men, bateram consecutivamente os recordes de vendas, levando ao “estrelato” seus desenhistas, Todd McFarlane, Rob Liefeld e Jim Lee respectivamente.

Mas em 1992, nove meses após o lançamento de X-Force, Rob Liefeld deixou a Marvel para produzir uma nova série totalmente criada por ele: Youngblood (cujo primeiro número vendeu aproximadamente 600 mil exemplares). Em seguida, Todd McFarlane, Jim Lee, Marc Silvestri, Erik Larsen e Jim Valentino também saíram da Marvel, para formar a Image Comics. As revistas mais populares tinham perdido seus desenhistas e a Marvel sua “galinha dos ovos de ouro”, o que a levou à pior crise desde os anos 70.

Em poucos meses, os títulos da Image conquistaram uma importante parcela do mercado de quadrinhos, e a editora tornou-se a terceira maior, atrás apenas das líderes Marvel e DC Comics. Na verdade, a Image nasceu como um conjunto de estúdios e autores independentes que publicam seus trabalhos sob o mesmo selo. Comandados pelos desenhistas-fundadores, os estúdios Extreme (de Liefeld), Wildstorm (de Lee) e Top Cow (de Silvestri) e as revistas Spawn (de McFarlane), Shadowhawk (de Valentino) e Savage Dragon (de Larsen) deram origem a várias séries e minisséries.

A estratégia utilizada pelos fundadores da Image era simples e eficiente: os autores mais famosos criavam novas revistas, produziam os primeiros números e as transferiam para outros desenhistas que copiasse seu estilo. E muitos leitores, que compravam as edições por causa dos desenhos de Liefeld ou McFarlane, geralmente continuavam a acompanhar as séries quando um “desenhista-dublê” substituía o original. Mas, com o tempo, esta esperta estratégia acabou minando as forças da Image original, que se perdeu numa disputa de egos entre seus fundadores.

2 comentários:

Ismael disse...

Eles esqueceron contratar roteirista hábil, e quando o fixeron a Marvel e maila DC xa tiveron tempo abondo de recuperar as suas forças.

Wellington Srbek disse...

É, e mesmo quando o McFarlane contratou os melhores roteiristas do mercado norte-americano da época(Moore, Gaiman e Miller) os caras não produziram nada memorável.