10/01/2009

Qual é seu personagem dos quadrinhos favorito?


Nós, leitores de quadrinhos, costumamos ter personagens preferidos, que acompanhamos em revistas, álbuns, filmes, animações... É claro que os motivos para gostarmos deste ou daquele personagem são pessoais e às vezes nem mesmo sabemos os porquês. No meu caso, percebi que os personagens que hoje considero meus favoritos são ligados às obras das quais mais gosto (mas que não são necessariamente as melhores que já li, em termos artísticos).

Sempre tive a curiosidade de saber quais são os personagens favoritos de outros leitores, o que me motivou a escrever esta postagem. Assim, gostaria de contar com a participação dos leitores do Mais Quadrinhos. Abaixo, está a lista dos meus personagens favoritos (atualmente). Optei por uma lista com cinco nomes, mas a sua pode ter quantos nomes quiser (se possível na sua ordem de predileção). Na minha lista, também indiquei as obras específicas que me fazem gostar deles, mas se preferir pode fazer uma lista simples (só citando os nomes). Então vamos lá!

1. Monstro do Pântano (especialmente nas revistas Swamp Thing #21-27 e #34-36, produzidas por Alan Moore, Steve Bissette e John Totleben).

2. Marvelman / Miracleman (em tudo que Alan Moore escreveu para o personagem, com exceção de alguns capítulos pessimamente desenhados).

3. Batman (na maior parte dos episódios de Batman: The Animated Series de 1992-1993 e também na HQ Mad Love, criada por Paul Dini e Bruce Timm).

4. Pererê (na série produzida por Ziraldo entre 1960 e 1964).

5. Grauna (nas HQs que Henfil publicou na revista Fradim n°s 9 a 14).

Fico aguardando então os comentários com sua lista de personagens favoritos dos quadrinhos. Abraços!

38 comentários:

Unknown disse...

1 - Venom
2 - Akira
3 - Cavaleiros do Zodíaco
4 - Batman
5 - Calvin e Haroldo
6 - Wolverine



___________________
http://www.volca.da.ru

Marcus disse...

Por mais que a fase que os Super Heróis atravessem nos quadrinhos hoje em dia seja tenebrosa, eu ainda tenho neles como meu gênero favorito de quadrinhos. Sabe como é ne... Coisas você gosta muito e há muito tempo é difícil de largar e essa lista abaixo mostra isso. Como os cincos personagens abaixo têm seus altos e baixos preferir por só citar os nomes deles na ordem de preferência, mesmo por que nenhum personagem abaixo é desconhecido.
1 – Homem Aranha
2 – Batman
3 – Demolidor
4 – Superman
5 – Hulk
Abraços do Padawan.

Marcus disse...

Ah é, falto o Lanterna Verde na minha lista tambem !

Loot disse...

1 - The Joker (Arkham Asylum, The Killing Joke, The Dark Knight Returns, Joker);

2 - Batman (Arkham Asylum, The Long Halloween, Black & White, The Dark Knight Returns, Year One);

3 - Rorschach (Watchmen);

4 - V (V For Vendetta);

5 - Lucifer Morningstar (The Sandman, Lucifer; Murder Mysteries);

Abraço ;)

Anônimo disse...

1 - Tex Willer
2 - Tex Willer
3 - Tex Willer
4 - Tex Willer
5 - Tex Willer

Wellington Srbek disse...

Listas bem diversificadas e interessantes até agora! Aguardamos mais. Aliás, as listas podem influenciar nos temas que escolherei para futuras postagens. Abraços, amigos!
Quanto ao "Anônimo", só posso lamentar que além de anônimo você seja tão monotemático.

Ismael Sobrino disse...

[1] Monstro do Pântano--> Impossível o que ele não seja real.

[2] Gilgamesh--> imagem

[3] Ito Ogami e Daigoro (Lone Wolf and cub)--> Estes dois são reais, não? Don Quixote japonês do século XX realizado na indústria do entretenimento.

[4] Tristán Karma
Um só álbum, um personagem mudo de estranhas roupas num mundo real onde o extraordinário se vive como um fato cotidiano e o cotidiano como um momento de significados extraordinários. Tristán Karma é um garçonete. Cinema, literatura, psicanálise, romantismo e BD: imagem

[5] Makinavaja

HQ espanhola e intraducible


[6] Hatussil--> personagem secundário de Nippur de Lagash, amigo deste (Robin Wood não se enfanda, ele permite esta devoção de seus seguidores argentinos: imagem)

[7] Rasputín--> o 'colega' de Corto Maltese

[8] Wolverine
Não leio uma história deste personagem desde muitos anos, é o ancião que desenhou Barry W. Smith em Wounded Wolf e WeaponX. Também apareceu em algumas histórias dos XMen de Claremont como aquela onde lutavam junto a Alpha Flight contra o Loki.

[9] Bouncer--> Jodorowsky e Boucq

[9] Puck--> John Byrne e, depois, Bill Mantlo me obrigaram a adorar este personagem dos Alpha Flight.

jeanokada disse...

1. Ken Parker
2. Asterix
3. Corto Maltese
4. Tintim
5. Pererê

Wellington Srbek disse...

Muito bem lembrado, Ismael: Tristán Karma é uma maravilha!!! A melhor edição que tenho da Heavy Metal é justamente a que traz as páginas dessa fantástica aventura. Nunca esqueci a Mulher-Pantera, o fóssil de baleia e aquelas marionetes estranhas. Uma beleza de álbum! Pena que inédito no Brasil...

Wellington Srbek disse...

Quando estava fazendo minha lista, Jean, foi difícil deixar o Corto Maltese de fora. Se ela tivesse 10 nomes ele certamente entraria! Talvez também o Lobo Solitário citado pelo Ismael, a Tropa dos Lanternas Verdes ou os X-Men dos anos 80. Possivelmente o Homem-Borracha do Jack Cole, o Shazam do C.C. Beck e o John Difool dos primeiros álbuns do Incal - mas aí acho que já passaria de 10 também...

Paulo disse...

1.Batman
(A obra completa dele é foda. Nos quadrinhos é um personagem extremamente bem construído com personalidade, tem também toda a rede de relacionamentos dele, a cidade, os policiais, os bandidos, os amigos, desafetos, a empresa... é um mundo todo que foi criado ali. E acho que a melhor adaptação do personagem fora dos quadrinhos está no desenho Liga da Justiça, onde mostra ele se relacionando com os outros. Eu também citaria o Duas-Caras nessa lista, mas vou deixar ele incluso neste primeiro lugar de Batman.)
2.Groo
(Esse bárbaro errante de Sérgio Aragonés é sensasional. Através de um protagonista ingênuo e ignorante, ele constrói uma obra que é uma crítica social extremamente refinada.)
3.Níquel Nausea
(Eu sempre defendo que um bom roteiro é mais importante do que um bom desenho... mas Fernando Gonsales quebra as minhas pernas mostrando que as vezes, o desenho tem o poder de dizer tudo. Mesmo quando aparentemente não há piada,somente olhar o desenho dele já me faz rir.)
4.Wolverine
(Foi o primeiro personagem que li após ler Turma da Mônica durante toda a minha infância e pela primeira vez pude descobrir a existência um anti-herói. Um mocinho que não era tão bonzinho assim e que as vezes fatiava os inimigos)
5.Drunna
(a musa de Serpieri não podia ficar de fora dessa lista por sua importância na minha fase de adolescente onanista.)

oieuoi disse...

1.-Família Pato criada pelo Carl Barks;
2.-Pererê do ziraldo;
3.-Ken Parker;
4.-Lobo Solitário;
5.-Demolidor do Frank Miller;
Abraços
Zerramos

Gustavo Carreira (requiem) disse...

1- Capitão Haddock;
2- J'on (o Chninkel);
3- V (for Vendetta);
4- Spiderman;
5- Arzach;

Anônimo disse...

1 - Buddy Longway do Derib, o primeiro álbum de banda desenhada que li. :D

2 - Batman, Simplesmente um homem num mundo de super-heróis.

3 - Tex Willer, talvez pela longevidade do personagem ainda é um dos meus favoritos.

4 - XIII , embora tenha uma história em parte muito parecida (ou talvez por isso mesmo) com The Bourne Identity.

5 - Wolverine, porque é impossível não ter o invocado numa lista de favoritos. =))

Abraço. :)

Wellington Srbek disse...

Olhando por alto aqui, parece-me que o Batman é o mais presente nas listas até agora.
Por outro lado, há alguns personagens favoritos dos quais eu sequer tinha ouvido falar.
Abraços a todos!

Anônimo disse...

1-Homem-aranha (de Stan Lee e tb do David Micheline)

2-Batman (principalmente ano um e cavaleiro das trevas, entre muitas outras coisas boas)

3-Demolidor (de frank Miller)

4-Calvin e Haroldo

5-Asterix

6- Qualquer personagem que o Alan Moore teve tempo de desenvolver uma boa historia (pois ele torna qualquer personagem interessante com grandes historias e sem precisar de bons personagens).

7-Wolverine (de Claremont e Byrne)

8-Bigby (de Fabulas)

9-Raito e Ryuk (de Death note)

10-Gatts (de Berserk)

obs: lista feita de brainstorm

Augusto Paim disse...

Srbek, meu nome é Augusto Paim, sou jornalista e edito o www.cabruuum.blogspot.com, sobre quadrinhos. Divulguei o Mais Quadrinhos por lá, lincando para um post antigo que escrevi após a leitura de Estórias Gerais. Só para avisar!
Abraço!

Anônimo disse...

1.° Homem-Aranha: Especialmente nos quadrinhos antigos, eu lia Teia do Aranha quando chegava do colégio, e gostava daquelas estórias ambientadas nos anos 60.

2.° Batman: Especialmente no traço de Alex Ross, cujos roteristas entendem e tratam muito bem o personagem e claro na versão cinematográfica de Cris Nolan David Goyer que dão a ele o Tom certo, o Batman deveria ter nascido assim. Aliais o Coringa deveria ter nascido assim.

3.° Wolverine: Especialmente nos quadrinhos, mas no cinema o cara não faz feio e tá vindo filme do cara aí.

4.°Superman: Especialmente nas mãos de Frank Quitely e Grant Morrison, e também como não dizer na versão de Alex Ross.

5.°DDemolidor: Sem dúvida, um advogado, cego e católico que enfrenta o crime vestido de D..., não poderia estar fora da minha lista. Não sou profundo conhecedor do Homem sem Medo, mas o pouco que li me agradou e Deus queira que um dia ele ganhe uma versão tão respeitosa e apaixonada como a que foi feita em relação ao Batman, ou aproveitando que o Frank Miller virou diretor de cinema, que sabe não vemos o Homem sem Medo numa versão Spirit.

Wellington Srbek disse...

Homem-Aranha, Wolverine e Demolidor também estão bem cotados nas listas de vocês. Tenho que escrever algo sobre o "Cabeça-de-Teia" qualquer dia desses... Wolverine e Demolidor já ganharam textos especiais aqui no Mais Quadrinhos.
Aguardamos mais listas!

Wellington Srbek disse...

Olá Augusto,
Valeu pela divulgação! Vou conferir o blog.
Grande abraço!

Marcus disse...

Oh Srbek pensei ate que você tinha esquecido de escrever o texto sobre o Amigão da Vizinhaça, viu ? Ta devendo essa deis daquele especial do Batman, ja tem um ano ! =D

Wellington Srbek disse...

Pois é, Gafanhoto-Padawan! Quando escrevi sobre o Cabeça-de-Teia no comentário anterior, estava justamente lembrando do que lhe prometi. Mas tenha fé, amigo, que um dia essa postagem aparece...
Abraço!

Carlos Brandino disse...

1- hulk
2- thor
3- ken parker
4- blacksad
5- corto maltese

Anônimo disse...

1- Cebolinha
2- Cebolinha
3- Cebolinha
4- Cebolinha
5- Cebolinha

Wellington Srbek disse...

Corto Maltese e Ken Parker também têm seu lugar, sempre!
Em relação ao novo comentário anônimo, realmente não consigo entender qual a graça de alguém escrever o nome de um personagem cinco vezes, e no fim não se identificar. Se é uma piada, ela perde a graça. Se é sério, por que ter vergonha e não se identificar...? Eu, hein!

Augusto Paim disse...

Wellington, linquei o site Mais Quadrinhos no cabruuum também.
Grande abraço. Parabéns pelo trabalho!

massafera disse...

Olá Wellington! Fico muito contente que vc goste do meu trabalho, obrigado mesmo pela força e vamos manter contato! Sou um grande fã do mestre Colin e meus parabéns pelo trabalho sensacional!

Wellington Srbek disse...

Novamente obrigado, Augusto! Não sei se você conhece, mas também produzi com o mestre Colin a revista Fantasmagoriana e mais duas HQs curtas publicadas na Mirabilia e na Mystérion (esta última foi seu derradeiro trabalho e a revista é até dedicada a ele).
No mais, grande abraço e continue acompanhando o Mais Quadrinhos!

Wellington Srbek disse...

Olá Massafera,
Realmente gostei muito de seu trabalho, pela qualidade técnica que não deixa a expressividade artística de lado (quem ler este comentário não deixe de dar uma passada no blog do Felipe; é só clicar no nome "massafera" em azul acima).
Recebi recentemente a Doktor Sleepless Manual que eu tinha encomendado e realmente sua capa é muito legal. Parabéns e mantenhamos contato, sim!

Anônimo disse...

lá vai...
Spirit (tenho receio do que vai aparecer no novo filme)
Quebra-Queixo (infelizmente demora muito a aparecer coisa nova)
Batman (gosto no geral, acho que nem todo roteirista ruim que escreve pra ele vai conseguir acabar com o personagem)
Demolidor (sempre gostei, mesmo antes do Frank Miller)
Corto Maltese (é uma aula, tanto de arte gráfica quanto de história, Hugo Pratt era um gênio...)
Necronauta (é um personagem recente, deve ser desconhecido para a maioria dos fãs de quadrinhos, porém, me cativou desde o início).

Wellington Srbek disse...

Bastante diversa sua lista, amigo Will! Grande abraço!
Aproveito então para convidar os leitores do Mais Quadrinhos a conhecerem o Sideralman, um super-herói pop bem bacana criado pelo Will. Pela internet há desenhos e várias páginas de quadrinhos dele.

Wellington Srbek disse...

Acho que, no fim, o campeão é mesmo o Batman. Mas Wolverine, Homem-Aranha, Demolidor, Corto Maltese e Ken Parker tiveram lugares de destaque nas listas em geral.

Anônimo disse...

Personagens sem ordem de importância:
1- Wolvie (embora onipresente atualmente, segue sendo "o cara";)
2- Cassidy (tudo bem que o Jesse é bacana, mas porra-louca igual àquele vampiro bebum estou pra ver);
3- Demolidor (por tudo o que grandes escritores já fizeram por ele, como Miller e Brubaker);
4- Obelix ("esses romanos são loucos!);
5- Tommy Monaghan (o assassino mais gente fina dos quadrinhos);
6- Batman (precisa justificar?);
7- Groo ("terei errado"?);
8- Codinome V ("idéias são à prova de bala");
9- Apolo/Meia-Noite (o casal homossexual por excelência das HQ´s é engraçado pacas)
10- Aranha (o pré-Mefisto, porque esse que tá saindo atualmente parece "turma da mônica jovem").
Abraço e parabéns pelo post, Wellington!

Wellington Srbek disse...

Valeu pela participação, Adriano!
O Wolverine, como de costume, continua um dos mais cotados. Aliás, para os fãs do personagem, há um texto aqui no blog que narra a verdadeira origem e história do mutante.
Abraços!

... disse...

Montro do Pântano na fase Moore encabeça qualquer lista;
Martin Mystere é maravilhoso;
Kaneda de "Akira";
... bem, pelo menos dá pra entender meu gosto, né?
Aliás, também passei aqui pra te avisar que deixei um selo pra você no meu blog.

Sucesso, man!

Wellington Srbek disse...

Valeu, Marcus! Vou conferir seu blog.
Abraço!

Wsk disse...

Pô parada dificil mas ai vao alguns q eu gosto:

Yamagata (akira)
Joker (Batman piada mortal)
Gyiti (blade)
Lucifer (opçao estrela-da-manha)
Groo (groo)
Daigoro (lobo solitario)
Milu (tintin)
Elric, sao muitos.. so pensei nesses agora vlw

Wellington Srbek disse...

Podemos dizer no mínimo, Wsk, que sua lista é bastante incomum.
Valeu!