31/08/2008

As novas edições das revistas Pixel.


Após redefinições editoriais, problemas e atrasos, as duas revistas de antologia da Pixel chegaram novamente juntas às lojas. Muito aguardada pelos leitores, Fábulas Pixel n°2 dá continuidade às histórias iniciadas na primeira edição, lançada em junho. Já a Pixel Magazine n°17 vem mostrar que a revista entrou mesmo numa nova fase, após a saída de Planetary e Promethea e a estréia de Y - O último homem e a volta de Frequência Global.

Ainda em definição e com uma periodicidade bimestral, o segundo número de Fábulas Pixel traz a continuação de Sandman Apresenta: Fúrias, mais uma HQ fechada de Astro City e dois capítulos de Fábulas: A Marcha dos Soldados de Madeira. Com direito à ilustração de capa e abrindo a edição, Sandman Apresenta: Fúrias dá continuidade à saga de Lyta Hall, a mulher diretamente responsável pela morte do Sandman Morpheus e mãe da criança que se tornou o Sandman Daniel. A própria personagem tem uma participação menor neste segundo capítulo, em que se destacam personagens saídos da mitologia grega e cenas tiradas da série Sandman original. Chamam a atenção, mais uma vez, as imagens em estilo realista, produzidas com técnicas de pintura.

A HQ de Astro City repete os padrões da série, mostrando um velho vilão às voltas com planos de riqueza e fama, que incluem uma passagem pelo “Rio de Janeiro”, cheia de lugares-comuns e irritantes estereótipos culturais. Fechando a revista, temos os capítulos 3 e 4 de Fábulas: A Marcha dos Soldados de Madeira. Enquanto o Príncipe Encantado prossegue em sua busca por poder e o Lobo com suas investigações policiais, Branca de Neve tenta manter a cidade e uma gravidez em ordem. Para completar, Chapeuzinho Vermelho, homens de preto, um pouco de sexo e morte. Embora dê para se perceber que as equipes criativas continuam as mesmas da edição anterior, merece nota o fato de que a editora esqueceu-se de dar crédito aos autores nesta segunda edição.

Por sua vez, a nova edição da Pixel Magazine traz os devidos créditos e confirma uma linha de histórias mais urbanas e contemporâneas. A revista apresenta novos capítulos de DMZ: Corpo de Jornalista e Y - O último homem, a reestréia de Freqüência Global e a conclusão da história Hellblazer: Boas Intenções, com John Constantine. Capa desta edição, o quarto capítulo de DMZ avança na história que mostra uma Nova York de um futuro caótico e violento. A seguir, vem a publicação do primeiro capítulo de Frequência Global, num roteiro de Warren Ellis com desenhos de Garry Leach. A trama da série envolve uma organização secreta voltada a enfrentar desafios gerados pelo mundo contemporâneo, algo bem ao estilo de séries e filmes de espionagem.

O ponto alto da revista é o segundo capítulo de Y - O último homem, série que conta a história de Yorick e seu macaquinho Ampersand, os últimos machos mamíferos do mundo. Em meio a uma crise estrutural internacional e ameaças por todos os lados, além de milhões de “mulheres à beira de um ataque de nervos”, o último homem da Terra só quer mesmo reencontar sua amada. Para finalizar, a conclusão de Boas Intenções, atípica história de John Constantine, escrita por Brian Azzarello, que não agradou muito aos leitores em geral. Misturando perversão, lembranças e feras, esse último capítulo acaba por decepcionar aqueles, como eu, que ainda esperavam um bom desfecho para uma história que começou bem, mas se perdeu pelo caminho.

Indispensável para quem curte os quadrinhos do selo Vertigo, Fábulas Pixel e Pixel Magazine têm 96 páginas cada, no formato 17cm x 26cm, sendo vendidas ao preço de R$10,90. Para os leitores fiéis, um novo número de Pixel Magazine sai em setembro, enquanto a terceira edição de Fábulas Pixel chegará às bancas apenas em outubro.

Nenhum comentário: