20/06/2014

Os 20 anos do Solar!

Criado por mim há exatos 20 anos, o personagem Solar já foi definido como um dos mais autênticos heróis dos quadrinhos brasileiros. Com sua “versão original”, dos anos 90, e sua “versão reformulada”, lançada em 2009, ele conquistou leitores fiéis, elogios da crítica e um lugar na história das HQs brasileiras.

Por gostar do personagem e acreditar em seu potencial, já em 2010 eu cultivava a ideia de uma “renovação”. Uma versão que partiria da seguinte premissa: e se, em vez de ter sido criado em 1994, Solar tivesse nascido naquele ano?

Partindo dessa ideia, no primeiro semestre de 2011 comecei um novo roteiro, no qual o herói é mais jovem, tendo entre 17 e 18 anos. Com períodos de interrupção e alguns reajustes, ao longo daquele ano escrevi e desenhei os três primeiros capítulos da nova versão, ficando para 2012 a produção de mais dois. Eles originariam 50 páginas de HQ, que começaram a ser desenhadas em maio de 2013.

A revista digital A Saga de Solar foi lançada em 2013 e atualizada em 2015 para contar toda a trajetória do personagem. Agora, o primeiro álbum da "versão renovada" do herói está ficando pronto, trazendo desenhos e cores por Abel Vasconcellos, além de balonamento e montagem por Cleber Campos. Tudo isso na primeira publicação do selo Mais Quadrinhos.

19/06/2014

Novo Solar: página arte-finalizada.

Depois do desenho a lápis, visto na postagem anterior, a página ganha alguns ajustes finais para a versão arte-finalizada, na qual detalhes são definidos ou redefinidos, e o excelente traço de Abel Vasconcellos se destaca ainda mais.

Tudo isso para dar base à bela versão colorida, que vemos na primeira página do novo Solar.

18/06/2014

Novo Solar: página a lápis.

A página de meu roteiro desenhado, vista na postagem anterior, foi o ponto de partida para o trabalho do desenhista Abel Vasconcellos, que recriou as cenas no seu excelente traço a lápis.

Ainda faríamos alguns ajustes para termos o desenho da página definido, como veremos a seguir.

17/06/2014

Novo Solar: roteiro desenhado.

Após ter a ideia para uma nova HQ, começo a escrever o texto da narração e dos diálogos no computador e, paralelamente, vou fazendo pequenos rascunhos de página com caneta esferográfica em tiras de papel. São “anotações” que servem de base para o que chamo de roteiro desenhado, no qual redesenho tudo de forma mais definida, para servir de base ao trabalho do desenhista.

Um exemplo é o que vemos acima: meu esboço para a página inicial do novo Solar, desenhado no primeiro semestre de 2011. Esse esboço serviu de base para o trabalho a lápis do desenhista Abel Vasconcellos, que vemos na próxima postagem.

15/06/2014

Novidades da NEMO: Safadas – Lingerie!

Sensuais, erótica, explícitas... safadas! Chega pela editora Nemo o terceiro volume da deliciosa coleção de HQs em que o sexo e o erotismo são os temas principais. Jogos de sedução, o revelar e o esconder de uma peça de roupa, o mostrar e o deixar por ver estão nesta terceira coletânea Safadas: Lingerie. Um álbum produzido por quadrinistas europeus renomados, para leitores adultos que gostam de HQs envolvendo beleza e sensualidade.

80 páginas, capa cartonada, formato 20 x 28

14/06/2014

Novidades da NEMO: O Mundo de Edena 4 – Stel!

Perdido no deserto de Edena, Stel tem apenas um objetivo: encontrar sua amada Atana. Mas ele acaba capturado por um grupo de seguidores da terrível Paterna e é enviado para um destino desconhecido. Sua única certeza é a de que “A Deusa”, sua Atana, morrerá se nada for feito. Este quarto volume da saga de O Mundo de Edena mostra-se em alguns momentos terrível e opressor. Talvez uma vontade do autor de falar sobre o desejo por poder e a loucura que ele traz... Mas, em uma trama cheia de surpresas, como sempre acontece nas HQs de Moebius, o leitor encontrará reviravoltas até a última página.

80 páginas, capa dura, formato 24 x 32

13/06/2014

Novidades de NEMO: Snoopy - Volume 2!

A adorada turma do Snoopy está toda aqui, no segundo volume de sua nova série de histórias em quadrinhos. Esta edição apresenta uma mistura de histórias totalmente novas e páginas dominicais clássicas de Charles Schulz. Seja numa aula de desenho do Chiqueirinho, Snoopy versus o gato do vizinho ou Charlie Brown em um parque de diversões, este novo volume da série pela Editora Nemo é garantia de diversão para todos!

112 páginas, capa cartonada, formato 17 x 26