28/02/2013

Novidades da NEMO: Bolland Strips!


Conhecido mundialmente pelos desenhos da HQ Batman: A Piada Mortal, o inglês Brian Bolland consagrou-se como um dos melhores ilustradores de capas de super-heróis, destacando-se também por trabalhos mais autorais e pessoais. É o que encontramos nas páginas de Bolland Strips!, volume que reúne todas as páginas da deliciosa série “A Atriz e o Bispo” e as narrativas completas do surpreendente “Sr. Mamoulian”, além de HQs curtas e ilustrações. Um verdadeiro banquete para os olhos e as mentes daqueles que gostam de HQs inteligentes e belamente ilustradas!

96 páginas, capa dura, formato: 20,5cm x 27,5cm

25/02/2013

Série Mitos Recriados em Quadrinhos em resenha...

A jornalista Katia Saisi fez uma resenha sobre a série Mitos Recriados em Quadrinhos da editora NEMO, para o jornal Bom Dia Itatiba desta segunda-feira. Vale conferir!

Mitos e lendas universais ganham 
versão em quadrinhos para crianças e jovens

A visão de mundo de um determinado povo, sua realidade material e simbólica e as suas relações com outros grupos ao longo do tempo podem ser conhecidas por meio de seus mitos e lendas. São eles, portanto, ferramenta fundamental para compreender as distintas culturas, com seus saberes coletivos ancestrais.

As cosmologias de cada povo representam modelos complexos que expressam suas concepções a respeito da origem do Universo e de todas as coisas que existem no mundo e até fora dele. Cada sociedade elabora suas próprias explicações sobre os fenômenos da natureza, os espíritos, os seres sobrenaturais e, também, o momento em que surgiram os antepassados.

Conhecer esses mitos e lendas ajuda, portanto, a compreender não apenas civilizações passadas como também as origens de nossas próprias crenças e valores. E isso pode ser, além de muito interessante, bastante divertido. É o que propõe a série Mitos Recriados em Quadrinhos, resultado da parceria bem afinada entre o roteirista e editor de HQ mineiro Wellington Srbek, com o ilustrador, designer gráfico e quadrinista paulista Will.

O ponto de partida das HQs é quando o personagem Professor Lobato começa a contar uma história, seja para seus alunos, seja para seus netos. Embaladas pela criatividade dos dois artistas, as palavras ganham cores e contornos bem definidos em quatro volumes, cada um dedicado a um povo.

O primeiro título é Ciranda Coraci, da cultura indígena brasileira. Conta a história da criação do mundo e o romance entre Coraci, o Sol, e de Jaci, a Lua. Mas a harmonia daquele paraíso onírico se quebra quando o irmão gêmeo de Coraci, a sua sombra, esquecido na Terra, resolve se vingar. O mito de origem e os ciclos da natureza estão representados na obra de maneira cativante.

A cultura africana é o foco de O senhor das histórias. Anansi, o velho tecedor de uma tribo africana, sabia como ninguém tecer com fios e com palavras. Mas, enquanto os mantos que criava duravam várias estações, as histórias que ele contava toda noite, em volta do fogo, eram esquecidas no dia seguinte. Intrigado, o sábio resolve descobrir para onde iam suas histórias. As altas rodas celestiais, as tarefas impossíveis e a criatividade humana se entrelaçam nesta bela HQ. 

Em Das Areias do Tempo, o Professor Lobato recorre aos mitos egípcios para contar qual seria a origem dos textos escritos e que magia guardam os livros. “Anúbis, um deus com temperamento muito sério e a cabeça de um chacal; Bastet, a deusa com cabeça de gata, guardiã dos tesouros e mistérios; Taueret, uma senhorona com cabeça de hipopótamo, protetora das grávidas; Sobek, o deus com cabeça de crocodilo, guardião do Nilo, o grande rio do Egito; e Toth, deus da magia e do conhecimento, uma figura elegante, com cabeça de ave íbis, que está sempre escrevendo algo numa folha de papiro”. Teria sido Toth quem deu a escrita de presente à humanidade, e também quem escreveu o livro em que ficou registrada a história do mundo.

Já em Monstros e Heróis, o Professor Lobato compara os super-heróis modernos, vestidos com trajes espaciais e muita tecnologia para defender o universo de vilões assombrosos, com os personagens da mitologia grega. Aqui, o sábio professor vai mostrar como esses personagens do passado continuam presentes em nosso imaginário, e empolgantes até hoje.

A história recria a difícil batalha entre Hércules e a temida Hidra de Lerna, em que o filho de Zeus só consegue a vitória com a ajuda de seu atento amigo, Iolau. Conta também sobre a conquista da cabeça da medonha Medusa por Perseu, para livrar sua mãe de um casamento forçado. Passa, ainda, por uma apresentação de outros personagens gregos: o astuto Ulisses, que venceu o Ciclope; a terrível Quimera vencida por Belerofonte e seu cavalo alado, Pégaso; a luta entre o valente Teseu e o abominável Minotauro; e a história do jovem Édipo, o único capaz de decifrar o enigma da Esfinge.

Por meio do traço marcante do desenhista Will, carregado de cores vivas, aliado à narrativa e ao texto poético de Srbek, as HQs envolvem os leitores nos mitos do passado, instigando a imaginação. Explicam de forma clara a importância dos livros para a humanidade e seu papel em registrar como as pessoas de outros tempos e outras culturas pensavam e interpretavam o mundo. E sugerem que os livros não são nem um pouco chatos, podendo trazer em suas páginas aventuras surpreendentes e muito legais.

As publicações primam pela qualidade gráfica e artística. As quatro HQs podem ser conferidas tanto na versão impressa (R$ 21,00 cada), como também no formato digital, por meio de plataformas da Apple iBookStore (com preço em dólar), Gato Sabido, Iba e Saraiva (R$ 13,90).

10/02/2013

Novidades da NEMO: Hamlet de William Shakespeare!


Um dos maiores clássicos de William Shakespeare ganha versão em quadrinhos com tradução e roteirização de Wellington Srbek, desenhos e cores de Alex Shibao. O rei da Dinamarca morre em circunstâncias misteriosas e seu fantasma retorna para exigir que o filho vingue sua morte. Em meio a intrigas palacianas, traições e assassinatos, o angustiado príncipe Hamlet irá desafiar os limites da razão numa busca obstinada por verdade e justiça. Uma adaptação para os quadrinhos que parte do texto original para expor a dimensão moderna e sempre atual desta grande obra sobre o sentido de ser humano.

80 páginas em cores, capa cartonada, formato: 20 cm x 28 cm

04/02/2013

Novidades da NEMO: O Homem do Ciguri!


Continuação do clássico A Garagem Hermética, finalmente chega ao Brasil este volume inédito das aventuras do Major Gruber! Perdido num mundo que parece ser a Terra em que vivemos, o herói segue em busca de uma porta dimensional que o leve de volta à sua nave e à sua amada. Mas os perigos e armadilhas no caminho são muitos! Sempre único e original, Moebius se reinventa a cada trabalho, como neste álbum: uma bela viagem artística em cores, delírio e fantasia.

56 páginas, capa dura, formato: 24 cm x 32 cm