21/12/2012

Um novo Solar para uma nova estação...

21 de dezembro, o dia mais longo do ano, o começo do verão no hemisfério sul e, neste ano de 2012, o último dia do calendário cíclico dos antigos maias.

Você está lendo esta postagem e o mundo não acabou, mas também não consegui publicar o “projeto secreto” do qual mais falei neste ano: a nova versão do personagem Solar, que seria relançado num álbum em cores.

No início do ano, cheguei a fazer uma postagem aqui no Mais Quadrinhos em busca de um desenhista para esse trabalho, mas não apareceu ninguém no estilo ou com a qualidade técnica que eu buscava. Continuei buscando...

Então, em julho, recebi um e-mail do desenhista MJ Macedo (o Marcio), apresentando-se para um possível álbum da NEMO ou outro trabalho. Em seus portifólios virtuais, vi a qualidade técnica que eu precisava. 

Marcio fez estudos de personagens, alguns desenhos e ilustrações, além da excelente “página de teste” acima. Porém, ele enfrentou problemas pessoais e o trabalho atrasou muito, tornando inviável sua publicação em 2012. 

Então, após concluir os desenhos do primeiro capítulo, Marcio recebeu outra proposta de trabalho e acabou deixando meu projeto (assim, as dez páginas finalizadas e pagas deverão permanecer inéditas, já que não é viável outro desenhista continuar o trabalho de onde ele parou).

11/12/2012

Novidades da NEMO: O Apanhador de Nuvens!


O coração do país Dogon é castigado por uma terrível seca. Sacerdotes e moradores tentam, por todos os meios, trazer a chuva. Mas as oferendas e os rituais não adiantam, e a água já começa a faltar. Dois meninos, Amakalá e Iemená, saem então em busca da chuva. Mas, para isso, eles deverão primeiro se apossar do "apanhador de nuvens". Uma aventura extraordinária no coração de um país lendário!

48 páginas em cores, capa cartonada, formato: 20 cm x 27,3 cm

10/12/2012

Novidades da NEMO: Boule & Bill – Meu Melhor Amigo!


A deliciosa série Boule & Bill nos apresenta um menino de 10 anos, esperto e aventureiro, e seu melhor amigo, um cocker preguiçoso, bagunceiro e louco por um osso. A cada página, temos uma situação diferente, sempre com bastante humor e num desenho detalhado e cativante. Enorme sucesso na Europa, a série Boule & Bill ganha mais um volume pela editora NEMO, com novas situações engraçadas, que conquistarão leitores de todas as idades.

48 páginas em cores, capa cartonada, formato: 20 cm x 27,3 cm

03/12/2012

Algumas novidades da NEMO para 2013!


A Editora Nemo encerra seu segundo ano de atividades com um saldo muito positivo: foram lançados ao todo 20 álbuns, que se somam aos 10 títulos lançados em 2011. E uma leva de novas e excelentes HQs já está sendo preparada para 2013, ano em que a editora programa trazer 30 lançamentos, duplicando seu catálogo.

Ao revelar algumas das novidades do próximo ano, o editor da Nemo, Wellington Srbek, ressalta que “em 2011 tivemos um ótimo ano de estreia; em 2012 consolidamos e ampliamos a proposta da editora; e já estamos trabalhando para que 2013 seja um ano ainda mais fantástico para os leitores da Nemo”.

No campo dos quadrinhos nacionais, as novidades começam com a estreia da série As Aventuras do Capitão Nemo, que tem dois volumes previstos para 2013, com histórias inéditas desenhadas por Will e escritas por diferentes roteiristas. Haverá também duas novas edições da série Força Animal, que estreou este ano com o álbum A Aventura Começa!, escrito por Wellington Srbek e desenhado por Kris Zullo.

Um lançamento especial, agora em produção, é a HQ histórica A Luta Contra Canudos, com roteiro de Daniel Esteves, desenhos de Jozz e cores de Akira Sanoki. O que já está em fase de finalização é a adaptação Hamlet de William Shakespeare, com tradução e roteirização de Wellington Srbek, desenhos e cores de Alex Shibao. Já pela própria Coleção Shakespeare em Quadrinhos, chega um novo título em 2013: Rei Lear, com roteiro de Jozz e desenhos de Octavio Cariello.

Passando para os lançamentos estrangeiros, há várias novidades de destaque, a começar pelo autor que rendeu à Nemo, em 2012, o Troféu HQ MIX de “Melhor Publicação de Clássico”. Afinal, a versão francesa da Coleção Moebius ganhou três volumes inéditos, que a Nemo também vai trazer para o Brasil: O Homem do Ciguri, Crônicas Metálicas e Caos.

Uma estreia de peso será a fabulosa série Peter Pan, com roteiro e desenhos de Loisel, que terá seus três volumes lançados ao longo de 2013. E a Nemo também lançará o fantástico álbum inédito Bolland Strips!, uma coletânea de séries e HQs curtas do renomado quadrinista inglês Brian Bolland. 

Já para os jovens leitores, a editora inicia em 2013 a bela Coleção Geo, com o álbum O Apanhador de Nuvens, de Béka e Marko, que será seguido de mais dois títulos, cada álbum com uma história completa, passada em diferentes lugares e culturas da Terra. Além disso, os jovens leitores de todas as idades poderão curtir quatro novos volumes da simpática série belga Boule & Bill.

E esse é apenas o começo. A Editora Nemo reserva mais novidades que serão anunciadas ao longo do ano, pois como promete o editor Wellington Srbek: “esta primeira lista de lançamentos é fantástica, e os leitores podem aguardar ainda grandes surpresas para 2013”.

02/12/2012

Monstros e Heróis às margens do Ipiranga...


Sempre acreditei na importância das manifestações locais. Todos vivemos num imenso mundo, dividido em países, organizados em estados, pontilhados de cidades... Mas vivemos de fato nas regiões das cidades que mais frequentamos e, particularmente, nos bairros em que moramos.

Aqui, onde eu moro, tem um jornal de bairro chamado Às Margens do Ipiranga (pois o bairro se chama Ipiranga). Desde minhas edições independentes da década passada, o editor do jornal, Rogério Mota, divulga meus lançamentos. Agora foi a vez de o jornal dar espaço à série Mitos Recriados em Quadrinhos da editora NEMO.

É muito bacana quando uma HQ nossa é divulgada num jornal de circulação nacional ou estadual. Mas eu posso dizer que ter uma matéria no jornal do bairro também é muito legal! 

01/12/2012

Para começar bem o mês...

Dezembro começou bem, com uma sessão de autógrafos muito bacana dos álbuns infantojuvenis da editora NEMO. Valeu a todos que compareceram ao evento na Leitura Savassi, e especialmente ao amigo Will pela presença!

A sessão nos rendeu mais uma matéria no Estado de Minas, em que novamente tive a oportunidade de falar de minha paixão pelos quadrinhos (vale o ajuste de que 20.000 Léguas é um roteiro do João Marcos e Força Animal tem desenhos do Kris Zullo).

Não deixem de conferir os lançamentos da NEMO, e aguardem as novidades da editora para 2013!