09/10/2012

Uma página de roteiro...


Os quadrinhos são uma linguagem artística eminentemente visual. E o que diferencia fundamentalmente uma história em quadrinhos de outras formas de linguagem visual é sua estrutura narrativa. Por isso mesmo, enquanto autor de quadrinhos, nunca concebi a possibilidade de criar um roteiro que fosse somente um texto escrito.

É claro que muitos roteiristas trabalham assim, com uma espécie de script de cinema. Mas, no meu caso, inclusive por ter começado como desenhista, acabei unindo os dois elementos e meus roteiros para HQs assumiram desde o início a forma do que chamo de roteiro desenhado. Pessoalmente, acredito ser a melhor forma de transmitir a um desenhista o ritmo e a estrutura que imaginei para uma página. (Penso ser também a forma ideal para um novo autor desenvolver o senso narrativo em quadrinhos, e era assim que eu ensinava roteiro em meu curso de quadrinhos, mesmo para os alunos que diziam “não saber desenhar”, mas que ao final sempre conseguiam realizar roteiros desenhados bem bacanas.)

De qualquer forma, já faz um bom tempo que trabalho assim, e não acredito que vá mudar meu processo a esta altura do campeonato. A maioria dos desenhistas com os quais trabalhei até hoje disse gostar desse modelo de roteiro, em especial o Mestre Colin que, mais de uma vez, me falou que era bom assim pois eu já fazia para ele “a parte mais chata do trabalho”. Acho que meu atual parceiro de HQs, Will, também gosta de meus roteiros desenhados, ou pelo menos não reclamou até hoje... A pagina acima, aliás, foi feita para uma de nossas HQs: Das Areias do Tempo, terceiro volume da série Mitos Recriados em Quadrinhos da editora NEMO.

Nela, Professor Lobato e sua netinha conversam sobre por que precisamos de tantos livros e de onde eles teriam vindo. Como podem notar, trata-se de um desenho rápido e simplificado, que tem o principal objetivo de estruturar a página e definir as cenas, além de apontar expressões e interações de personagens. O texto também já vem indicado em balões numerados, e qualquer outro detalhe ou dúvida que possa surgir Will e eu discutimos por e-mail. No caso da página acima, o resultado final, nos expressivos desenhos do Will, todos poderão conferir em breve, quando Das Areias do Tempo chegar às lojas!

06/10/2012

Novidades da NEMO: Das Areias do Tempo!

Qual seria a origem dos textos escritos? Esta e outras questões, saídas Das Areias do Tempo, são respondidas nas páginas desta bela HQ. Uma aventura que ainda nos revela que magia guardam as páginas dos livros!

24 páginas em cores, capa cartonada, formato 20cm x 28cm

05/10/2012

Novidades da NEMO: Macbeth!


Três bruxas profetizam: “Macbeth será rei”, e tem início aí uma trama maligna, envolvendo assassinato, ambição e loucura. Uma HQ com reis e nobres, exércitos em guerra e uma bela e letal mulher. Uma história que nos fala da essência do Mal, em sua forma mais sedutora.

64 páginas em cores, capa cartonada, formato 20cm x 28cm

04/10/2012

Novidades da NEMO: A Tempestade!


Uma terrível tempestade lança ao mar a tripulação de um navio, que encontra abrigo numa misteriosa ilha, povoada por monstros e espíritos. Uma ilha governada por um mago enigmático, que comanda os bastidores de uma história na qual um antigo ódio é vencido por um novo amor!

64 páginas em cores, capa cartonada, formato 20cm x 28cm