28/05/2012

Um Solar diferente de todos!


Vez ou outra, ao abrir a caixa de e-mails, recebo uma grata surpresa. Eu tinha planejado para este fim de mês outra postagem sobre o Solar, mas aí ganhei de presente uma nova ilustração do personagem, que todos podem conferir acima.

O autor dessa versão bacaninha demais do Solar é o Marcos Fabiano Lopes. Ele vem recriando vários heróis brasileiros, de diferentes autores, nesse estilo bonitinho. Confiram aqui: http://mfabianolopes.blogspot.com.br/2011/01/blog-post.html.

Valeu demais, Marcos, e continuem acompanhando o Mais Quadrinhos para saber novidades do Solar! 

18/05/2012

Solar, numa nova releitura!


Há pouco mais de dois meses, postei aqui no Mais Quadrinhos a releitura que meu amigo Will havia feito de uma página da versão reformulada do Solar. (Para quem não viu na época, a página está disponível aqui.) 

É sempre legal ver o personagem num novo traço e numa outra concepção estética. Daquela vez foi na linha “desenho animado” e, como podem conferir acima, Solar acaba de ganhar uma nova releitura, agora no traço cartunizado e nas cores impressionistas do Lederly Mendonça. O ponto de partida também foi uma página de meu roteiro para a versão reformulada do personagem, e o resultado comprova que sempre podemos repensar o visual para uma HQ, alcançando outros resultados criativos.

Conheci o Lederly através do próprio Mais Quadrinhos, e ele é um desenhista tremendamente versátil, variando do cartum ao realismo, passando pelo mangá, sempre com a mesma qualidade técnica. Não deixem então de conferir sua página pessoal: http://lederly.com.br/.

No mais, aguardem para breve outras notícias sobre o Solar!

11/05/2012

20.000 Léguas Submarinas em Quadrinhos!


É com verdadeira alegria que venho anunciar que a editora NEMO lançará ainda este ano uma adaptação em quadrinhos do clássico de Júlio Verne 20.000 Léguas Submarinas. Como todos sabem, o livro apresenta o misterioso Capitão Nemo, personagem que foi a principal inspiração para o nome da editora. Por isso mesmo, uma adaptação dessa obra já fazia parte de nossos planos desde o início, tornando-se finalmente realidade!

20.000 Léguas Submarinas em Quadrinhos está agora em fase de produção. Os autores responsáveis pela adaptação são os talentosos e simpaticíssimos João Marcos e Will. Com previsão de lançamento para outubro, o álbum terá o mesmo formato dos lançamentos nacionais da NEMO, reforçando nossa linha de quadrinhos infanto-juvenis. As primeiras páginas já estão prontas e posso adiantar que ficará um trabalho muito, muito bacana!

Enquanto aguardamos o lançamento de 20.000 Léguas Submarinas em Quadrinhos, confiram acima a primeira ilustração que Will produziu para o projeto, com nossa versão do Capitão Nemo e de seu fantástico submarino Nautilus.

02/05/2012

Quais são os 5 melhores filmes de super-heróis?


Há três anos, fiz aqui uma postagem convidando os leitores do Mais Quadrinhos a listarem seus filmes de super-heróis favoritos. O resultado foi uma das postagens com maior participação dos leitores do blog. (Valeu pessoal!) Passado esse tempo, novas produções vieram e creio que muitas das listas apresentadas podem ter se alterado. A minha mesmo sofreu mudanças: embora aquele que considero o melhor dos filmes de super-heróis ainda continue o mesmo, um novo filme foi acrescentado e as posições de outros se alteraram (nossa percepção das coisas, de fato, muda com o tempo).

Fica então o convite para postarem nos comentários sua lista com os 5 melhores filmes de super-heróis. Os meus favoritos são:

1. Superman – O Filme (o primeiro filme maduro e bem-produzido com um super-herói, uma excelente produção capaz de traduzir os quadrinhos para a telona, com efeitos especiais inovadores para a época. Até mesmo para alguém que jamais gostou do Super-Homem, a interpretação de Christopher Reeve tornou o personagem crível e interessante, enquanto um elenco coadjuvante, liderado por Marlon Brando e Gene Hackman, deu lastro à história. A última meia-hora deixa a desejar e as continuações, que não contaram com a direção de Richard Dooner, não valem muito a pena. Mas Superman – O Filme continua um clássico que merece ser visto!).

2. Homem de Ferro (o filme de estreia do excelente Robert Downey Jr. como super-herói superou todas as expectativas, com um roteiro interessante, bons efeitos, atuações na medida, diálogos inteligentes e uma trilha empolgante. Conciliando elementos realistas numa aventura fantasiosa, a produção do Marvel Studios é mais que apenas um bom entretenimento, além de ser melhor que a maioria das versões do personagem nos quadrinhos).

3. O Cavaleiro das Trevas (apesar do discutível ator no papel-título, o segundo filme do Homem-Morcego dirigido por Christopher Nolan me fez esquecer o decepcionante Batman Begins. É claro que uns 90% da força do filme estão na impressionante, incomparável e perturbadora atuação de Heath Ledger no papel do Coringa. Mas o roteiro também é bom, a produção bem-cuidada e o elenco coadjuvante está perfeito).

4. X-Men 2 (o primeiro filme dirigido por Bryan Singer com os heróis mutantes tinha seguido a fórmula de Superman – O Filme, conciliando respeito pelos quadrinhos, protagonistas desconhecidos mas adequados, atores talentosos e consagrados em papéis-chave e os melhores efeitos disponíveis na época. Contudo, X-Men – O Filme deixou a sensação de que faltava algo. Mas o que quer que estivesse faltando veio em X-Men 2, um filme tão bom que teve o efeito de até mesmo “melhorar” seu antecessor).

5. Os Vingadores (um dos filmes mais aguardados dos últimos tempos, a produção escrita e dirigida por Joss Whedon realizou a façanha de reunir na telona alguns dos grandes ícones das HQs de super-heróis. Sendo trabalhada desde Homem de Ferro 2, Thor e Capitão América, a trama de Os Vingadores só não alcançou melhor resultado por seus vilões lugar-comum e o final não muito original. Mesmo assim, a produção impecável e as fantásticas cenas com o Hulk fizeram do filme um dos melhores já feitos com super-heróis).

01/05/2012

Os Vingadores, a quarta parte de uma saga cinematográfica.


Os Vingadores foi sem dúvida um dos filmes mais antecipados e aguardados dos últimos tempos. Afinal, desde a cena pós-créditos de Homem de Ferro, em 2008, o Marvel Studios vinha preparando o cenário para trazer, num mesmo filme, alguns dos principais super-heróis dos quadrinhos. Diga-se de passagem, naquele mesmo ano, outra cena pós-créditos em O Incrível Hulk também falava ao público sobre a formação de uma equipe. Tudo poderia ter parado por ali, uma vez que a produção encabeçada por Edward Norton não teve grande sucesso. Mas com o filme estrelado por Robert Downey Jr. a história foi bem diferente!

O excelente resultado de público e crítica do primeiro filme com Downey Jr. garantiu a realização de Homem de Ferro 2, lançado em 2010. A ele se juntariam, no ano seguinte, Thor e Capitão América – O Primeiro Vingador.  Três produções de boa qualidade que serviram para somar novos elementos, personagens e subtramas a uma história mais ampla. Neste sentido, esses três filmes podem ser considerados os atos iniciais de uma peça maior, que se concluiu agora com Os Vingadores. E a sensação que fica é a de que essa aventura em quatro partes cumpriu sua promessa de levar às telonas alguns dos personagens mais conhecidos dos quadrinhos, em produções tecnicamente exemplares.

Os Vingadores, em especial, cumpre a promessa de ótimo entretenimento (embora não tenha se igualado ao Homem de Ferro de 2008, que conseguiu ir além do entretenimento). Em suas mais de duas horas, o filme dirigido por Joss Whedon traz vários pontos altos, como as boas tiradas de Tony Stark e TODAS as cenas do Hulk (uma delas, aliás, sozinha já vale a ida ao cinema!). Embora Capitão América e Thor pareçam acessórios, Viúva Negra, Gavião Arqueiro, Agente Coulson e Nick Fury desempenham perfeitamente suas funções. Temos uma nave-monstro bem bacana, porém os vilões (incluindo Loki) parecem um tanto “lugar-comum”, e a forma como foram derrotados no final é Independence Day demais.

Na verdade, o que menos gostei no filme foi ter sido obrigado a vê-lo em 3D, para poder assistir com o áudio original (nos cinemas mais próximos não havia nenhuma sessão em 2D legendada). Ou seja, tive que pagar mais caro (R$9,00 a mais) e assistir com aqueles óculos chatos, para poder ver o filme com as vozes originais dos atores (confesso que não gosto de filmes em 3D, pois não acho que acrescenta muita coisa e ainda dão dor nos olhos). Mas o filme é bem bacana e (minha namorada gostou tanto que) vou acabar indo ao cinema novamente para ver em 2D (as cenas do Hulk compensam!).

Os Vingadores deixa um gostinho de “quero mais”. E a próxima parada do expresso Marvel Studios é Homem de Ferro 3, que chega aos cinemas em 2013. E seria absolutamente fantástico se nesse filme também aparecesse o Hulk. Ou mesmo se fizessem um filme Homem de Ferro & Hulk... Mas aí já é pedir demais, né?

Eu não poderia falar sobre os filmes do Marvel Studios, sem citar suas “fontes” principais: Iron Man – Extremis e TheUltimates, duas ótimas séries com elementos e mesmo cenas que foram parar nas produções cinematográficas. Fica então a sugestão: quem gostou dos filmes não deixe de conferir essas HQs. São promessa de ótima leitura!