30/03/2012

Quadrinhos para quem gosta de quadrinhos!


O motivo desta postagem é compartilhar com vocês uma resenha interessantíssima dos álbuns Ciranda Coraci e O Senhor das Histórias, escrita pelo amigo Ismael Marfull, lá das terras de España (aliás, por total coincidência, a página dupla que ele escolheu para ilustrar sua postagem, e eu reproduzo acima, é justamente uma de minhas preferidas nos álbuns):



Ismael já escreveu sobre outros quadrinhos meus (como Solar, Quantum e Apócripha), sempre revelando novas dimensões e portas de leitura para os trabalhos. Desta vez não foi diferente, em sua análise destes quadrinhos (também) para crianças, produzidos por mim em parceria com o Will. Por vezes, Ismael escreve em português, mas esta resenha foi em sua língua materna. E foi interessante ler, num texto em outra língua, algo que algumas pessoas que escreveram sobre esses álbuns no Brasil não souberam (ou não quiseram) enxergar:

“Solo soy capaz de decir con seguridad que el que crea que estos dos tebeos han sido realizados como un encargo artificial con el que entrar en competencia al Plan Nacional de Bibliotecas Escolares (PNBE) se equivoca.

E é isso mesmo: estes álbuns NÃO foram feitos como produtos artificiais para se vender para escolas. Eles foram, sim, uma demanda da editora; mas foram produzidos como criações autoriais, e o resultado são quadrinhos feitos para quem gosta de quadrinhos! E é justamente por sua qualidade autoral que Ciranda Coraci O Senhor das Histórias  têm sido selecionados por prefeituras e institutos culturais. 

Claro que, com esta postagem, não vou convencer a quem sempre olha com preconceito para os quadrinhos brasileiros. Mas o que importa para mim, e creio que para o Will também, é que quem está lendo as HQs está gostando, e os álbuns estão chegando a cada vez mais leitores. Especialmente num seguimento do público com poucas opções de qualidade no mercado de quadrinhos: as crianças!

No mais, obrigado, Ismael! E vamos em frente, pois há muito ainda a ser feito...

28/03/2012

Solar em mais um traço!


Quem acompanha o Mais Quadrinhos sabe da ligação de Belo Horizonte com as HQs e da ligação de meu personagem Solar com esta que é minha cidade-natal.

Sobretudo, BH é um “celeiro” de artistas dos quadrinhos! A verdade é que, por gerações e mais gerações, a cidade tem testemunhado o surgimento de novos e talentosos quadrinistas. Esse, aliás, já foi o tema de uma postagem anterior deste blog.

Dia desses, conheci mais um desses talentosos quadrinistas de BH: o Acir Piragibe. E entre conversas sobre projetos e trabalhos, contatos e conhecidos em comum, ele acabou produzindo uma ilustração com o Solar. Desenhista já adaptado ao meio digital, Acir produziu uma versão muito bacana do personagem, somando-se à galeria de desenhistas que têm me presenteado com um desenho do herói.

E essa série ainda não acabou, como vocês poderão conferir na próxima postagem...

27/03/2012

Solar, num fantástico desenho do Jean Okada!


A primeira vez que li o nome Jean Okada foi há mais de 20 anos, nas páginas do Almanaque Phenix Superação. A edição trazia o primeiro capítulo de uma HQ futurista, com roteiro e desenhos dele. Comprei, li e gostei do trabalho, especialmente pelos desenhos.

Naquele agora distante ano de 1991, enquanto eu ainda ensaiava minhas primeiras HQs mais “sérias”, Jean já realizava o sonho de publicar numa edição comercial. No meu caso, só fui de fato alcançar algo assim em março de 1996, quando lancei a primeira edição da revista Solar.

O tempo passou e quem viu os trabalhos de Jean nos últimos anos sabe bem que fera dos desenhos ele é. Nunca trabalhamos juntos, mas acompanhei as séries que ele publicou online, e fiquei muito animado quando ele escreveu num comentário aqui no Mais Quadrinhos dizendo que também faria um desenho do Solar.

O resultado ficou mesmo fantástico, não é? Em termos de estilo e acabamento, essa ilustração é como eu gostaria que o herói fosse desenhado numa nova versão. Infelizmente, Jean está ocupado em outro trabalho, mas quem sabe algum dia ainda façamos uma HQ juntos... 

Por ora, só posso dizer: valeu, Sr.Okada!!!

22/03/2012

Um Solar para todas as idades!


Além de gente boníssima e um amigo querido, o Will é um grande desenhista, no tamanho e no talento!

Em 2009, ele produziu para mim uma das melhores ilustrações já feitas com o Solar, ou como tenho chamado: a versão “desenho animado” do herói. Então, um dia desses, ele me mandou de presente uma página-surpresa, recriando uma sequência de HQ do personagem, no seu traço bacana e em cores bem “solares”.

Se não bastasse, há alguns dias, ele me mandou uma ilustração, num traço ainda mais conciso que o das anteriores, que poderia muito bem ser uma versão do Solar “para todas as idades”. Não vou ficar falando do desenho, pois ele fala por si. Então, só quero agradecer novamente, e publicamente, por tantos desenhos legais com esse meu personagem: valeu demais, Will!!!

Para as próximas postagens, aguardem mais Solar em outros traços...

21/03/2012

Solar em estilo mangá!


Na mais recente sequência de postagens sobre meu personagem Solar, falamos nos comentários sobre uma HQ em estilo mangá. Pois aqui temos uma página da aventura “Jogos da Mente”, na qual o herói ganhou traços e narrativa inspirados nos quadrinhos japoneses.

A HQ foi produzida para mim pelo Estúdio Big Jack, em 1998, e publicada na revista Caliban n°7. Num jogo com o próprio título, a história brincava com a possibilidade de que, se Solar existisse de fato, logo seria produzida uma revista em quadrinhos sobre ele. E o estilo, é claro, seria aquele que já cativava os jovens leitores brasileiros.

Nascendo de uma jogada de metalinguagem, a HQ ficou bem legal, tendo seu lugar como penúltimo capítulo da "versão original" do herói. Agora, olhando para frente, acompanhem o Mais Quadrinhos nos próximos dias, em que veremos Solar com outros traços e estilos...

16/03/2012

Novidades da NEMO: As Helvéticas!

Uma das mais fabulosas aventuras do Corto Maltese chega em breve ao Brasil! Mistura de sonho iniciático e passeio pela iconografia medieval, com seus esqueletos dançantes e cavaleiros de armadura, este novo volume da série traz toda a poética visual e a criatividade artística que fizeram de Hugo Pratt um mestre dos quadrinhos mundiais. Uma deliciosa aventura em busca do Santo Graal e um irresistível convite para decifrarmos o enigma da “rosa alquímica”.

96 páginas em cores + capa dura, formato 21,5cm x 28,5cm

10/03/2012

Moebius, um gigante dos quadrinhos!


O texto ao final desta postagem "iria ao ar" na próxima segunda, para iniciar a divulgação do novo volume da Coleção Moebius da editora NEMO. Mas todos fomos surpreendidos neste sábado com a notícia da morte de Moebius, o último dos gigantes dos quadrinhos... Só posso dizer que estou muito chateado, mesmo! 

Descobri o trabalho de Jean Giraud-Moebius na primeira edição brasileira do álbum O homem é bom?. E ontem, para meu grande orgulho, estava eu liberando as provas de impressão da edição que a editora NEMO lançará em breve. E aí, agora, essa notícia... 

Quando Moebius completou 70 anos, escrevi uma postagem especial:
Agora, porém, realmente faltam palavras e fica o silêncio de outra grande perda para os quadrinhos. Resta-nos continuar celebrando a vida e divulgando a obra fantástica desse gênio das HQs e da ilustração. 

VIVA MOEBIUS!!! (E muito obrigado, grande mestre!)

--

Neste novo volume da Coleção Moebius, encontramos alguns dos grandes clássicos criados pelo gênio francês dos quadrinhos. Começando pela HQ-título, que o autor considera sua primeira no gênero da ficção científica & fantasia, a edição traz ainda “Balada” e “The Long Tomorrow”, histórias que marcaram época, influenciando mangás japoneses a filmes de Hollywood. Muita poética e desenhos arrebatadores, numa edição com ótima produção gráfica, no formato europeu original.

56 páginas em cores + capa dura, formato 24cm x 32cm

08/03/2012

Solar, numa página-surpresa!



Nem era meu aniversário, mas ganhei de presente a página que ilustra esta postagem. Meu talentoso amigo Will, partindo do que vemos na versão reformulada do Solar, recriou a sequência em seu estilo “desenho animado” e cores bastante "solares". Muito legal, né?

Bom, já que começou, Will bem que podia aproveitar e redesenhar a HQ inteira - só faltam 15 páginas mesmo... 

Brincadeirinha, Will, e valeu demais!

07/03/2012

Solar, há 15 anos...



Em 2012, minha revista Caliban completa 15 anos. Lançada em agosto de 1997, ela substituiu a revista Solar, trazendo novos personagens e dando continuidade à “saga” do herói (para mais informações sobre ele, basta clicar no marcador abaixo).

A imagem acima mostra a primeira aparição de Solar nas páginas da Caliban. Os desenhos são de Erick Azevedo, com arte-final de Sidney Telles; algumas páginas à frente, teríamos ainda desenhos de Luciano Irrthum. Com isso, essa foi, sem dúvida, uma das HQs mais bem desenhadas da versão original de Solar, e continua sendo um de meus roteiros favoritos para o personagem.

Tanto é que este capítulo foi reestruturado e acabou também fazendo parte da versão reformulada lançada em 2009, incluindo a narrativa original do rei-urubu


Mais sobre Solar na próxima postagem!

06/03/2012

Solar jovem.

Alguém nascido em junho de 1994 tem hoje 17 anos, a alguns meses de completar 18. É a mesma idade de meu personagem Solar, que surgiu num momento de muita empolgação criativa.

Na época, eu iniciava o curso de História na UFMG e frequentava os eventos e espetáculos de rua da primeira edição do FIT (Festival Internacional de Teatro de BH). A cidade de Belo Horizonte havia passado há pouco por reformas que a embelezaram e recuperaram alguns de seus prédios e pontos históricos (como a Praça da Liberdade). Estávamos, então, redescobrindo nossa capital cercada de montanhas e muitos de nós desenvolveram um genuíno amor por BH. 

Esse foi meu caso, e não é por menos que criei para a cidade um herói que voava entre seus prédios (como o edifício Acaiaca) e vivia aventuras em alguns de seus locais mais conhecidas (como a Praça Sete). Só bem mais tarde eu iria perceber que na bandeira da capital de Minas Gerais temos desenhado um Sol que nasce entre as montanhas (da Serra do Curral). Ou seja, esta tinha mesmo que ser a cidade do Solar!

Se tivesse nascido em junho de 1994, Solar teria hoje 17 anos, a mesma idade da versão jovem do personagem, que vemos na prancha de modelos acima (que o desenhista Luhan Dias preparou para mim em 2010, com uma ajudinha posterior do Kris Zullo). Gosto muito dessa versão jovem do Solar, e quem sabe um dia... Bom, como eu disse numa entrevista em maio de 2011, acho que minha história com o Solar ainda não acabou!