30/09/2009

As entrevistas e textos da 3ª Bienal Internacional de Quadrinhos.


Integrando as comemorações pelo centenário de Belo Horizonte (MG), a 3ª Bienal Internacional de Quadrinhos aconteceu em outubro de 1997. Com uma estrutura admirável, que incluía diversos espaços culturais, o evento teve como ponto alto as fantásticas exposições de artistas franceses, belgas, italianos, norte-americanos e brasileiros. A Bienal contou ainda com um concurso, palestras, debates e a presença de convidados ilustres.

O fato é que, num rápido passeio pelos corredores das exposições na Serraria Souza Pinto, podia-se passar das páginas de Henfil às de David Mazzuchelli, das pinturas realistas de um Schultein ao traço cartunístico de Ziraldo. E também não era difícil encontrar-se frente a frente com figuras consagradas, como Angeli, Bryan Talbot, Jô Oliveira e Paolo Serpieri. Isso sem falar no grande homenageado da festa, o amável e genial Will Eisner.

Na época, eu produzia uma página semanal com crítica de quadrinhos para um jornal de BH e não perdi a oportunidade de entrevistar alguns desses convidados. Em novembro daquele mesmo ano, essas entrevistas foram reunidas na quarta edição de minha revista Caliban (cuja capa ilustra esta postagem). Aproveito então a aproximação da sexta edição do FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos, herdeiro da Bienal de 1997) para postar esta nova lista de entrevistas do Mais Quadrinhos, incluindo alguns textos que contam como foi aquele fantástico momento das HQs na capital mineira.

Will Eisner:
http://maisquadrinhos.blogspot.com/2007/11/uma-entrevista-com-will-eisner.html
http://maisquadrinhos.blogspot.com/2007/11/meu-encontro-com-will-eisner.html

Paolo Serpieri:
http://maisquadrinhos.blogspot.com/2008/06/uma-entrevista-com-o-criador-de-druuna.html

Bryan Talbot:
http://maisquadrinhos.blogspot.com/2008/07/uma-entrevista-com-bryan-talbot.html

Angeli, Jô Oliveira, Guga e Mutarelli:
http://maisquadrinhos.blogspot.com/2007/12/4-x-4.html

A capital brasileira dos quadrinhos:
http://maisquadrinhos.blogspot.com/2008/12/capital-brasileira-dos-quadrinhos.html

28/09/2009

O Herói na Grécia Antiga.

Entre 1995 e 1996, quando eu produzia a primeira versão de Solar e chegava à metade do curso de História na UFMG, realizei uma pesquisa de iniciação científica sobre a figura do herói na Grécia antiga. Tendo orientação do Prof. Dr. Dabdab Trabulsi e contando com uma bolsa do CNPq, o estudo consistiu numa análise das obras A Ilíada de Homero e Édipo Rei de Sófocles. Realizada numa época em que os alunos de graduação podiam escolher e montar projetos de iniciação científica, essa foi minha primeira experiência com a pesquisa acadêmica, que anteciparia meus trabalhos de Mestrado e Doutorado (esses já sobre temas mais ligados a este blog: os quadrinhos e a caricatura). O texto final de minha pesquisa de iniciação científica acabou originando meu primeiro livro teórico, lançado em 2004 na coleção Quiosque da editora Marca de Fantasia. Esgotado há algum tempo, O Herói na Grécia Antiga acaba de ganhar uma nova edição, fazendo parte agora da Série Veredas e ganhando um formato e uma capa que o aproximam do outro livro meu nesta coleção, O Riso que Liberta. Aos interessados na figura do herói e nos temas da mitologia e da literatura clássicas, fica aqui o convite para conhecerem esta nova edição de meu livro, onde há um texto de apresentação escrito pelo editor Henrique Magalhães. 
O Herói na Grécia Antiga 2ª edição.
76p, 13cm x 19cm. R$ 15,00.

24/09/2009

SOLAR em resenha do Estado de Minas e à venda online.


No jornal Estado de Minas do sábado dia 12 de setembro, o jornalista e crítico de arte Marcello Castilho Avellar publicou uma interessante resenha de Solar: Solo Sagrado. O texto ressalta a importância de meu trabalho como roteirista e criador, na interação com os desenhistas Rubens Lima, Luciano Irrthum e Laz Muniz. Para ler a crítica, basta clicar na imagem que ilustra esta postagem.

Se você ainda não adquiriu seu exemplar de Solar: Solo Sagrado, a revista pode ser comprada na loja virtual da Livraria Leitura. E para quem não adquiriu ainda Solar: Renascimento, a Leitura está vendendo a revista a preço promocional.

Mas se preferir comprar as edições direto comigo, basta escrever para: wellingtonsrbek @ ig.com.br.

20/09/2009

SOLAR em uma ilustração especial.


Os leitores que já adquiriram seu exemplar de Solar: Solo Sagrado encontraram na contracapa uma ilustração especial que fecha a revista. Desenhada por Rubens Lima a partir de minha sugestão inicial, a imagem traz os principais personagens que aparecem na edição. O resultado ficou tão interessante, que aproveito para reproduzi-la aqui no blog, como parte de minha divulgação especial da nova revista do Solar. Para quem gostou, a seção EXTRAS do saite Mais Quadrinhos traz um “passo a passo” de como esta elaborada ilustração foi criada.

16/09/2009

Solar, num desenho marcante do mestre Shima!


Julio Shimamoto é um dos grandes mestres dos quadrinhos brasileiros, um artista cujo trabalho contribuiu e continua contribuindo para o desenvolvimento e a continuidade de nossas HQs. Mas mais que isso, meu querido amigo Shima é alguém que enobrece e engrandece esta tão pouco valorizada forma de arte.

Há alguns dias, veio-me a feliz ideia de pedir-lhe que fizesse um desenho do Solar. Coisa de fã mesmo, que adoraria ver uma criação sua no traço de alguém que admira. Mestre Shima respondeu-me que faria o desenho tão-logo possível. E qual não foi minha surpresa ao receber um empolgado e-mail do samurai de nossos quadrinhos dizendo que havia passado o Solar na frente de outros trabalhos e que no fim daquele mesmo dia o desenho estaria em minha caixa de e-mails. Dito e feito! E mais que isso, como eu disse a Shima, o trabalho saiu muito melhor do que a encomenda! Um desenho muito expressivo, com algo de xilo e uma intensidade visual incrível.

Eu quis então saber como havia sido feito o desenho e o artista explicou-me a singular técnica que empregou em sua realização:

“Cobri um azulejo branco com tinta látex preta para parede, marca Suvinil, e fiz raspagem com espetinho de bambu de churrasquinho para fazer os hachurados, e tirei uma cópia xérox. Limpei o azulejo e repintei de preto novamente. Sobre ele desenhei o contorno de Solar com bico de prego inserido numa lapiseira. Novamente, com o espetinho fui raspando áreas de luz dentro do contorno de Solar, e assim ‘esculpi’ o seu herói. Um autêntico xilo sem usar madeira e nem formões, rêrêrê!... Xeroquei e recortei a figura, e o colei sobre o fundo hachurado. Simples, né?
Abração!”

Incrível, não é? Compartilho então com todos este marcante desenho (não deixem de clicar na ilustração para conferir os detalhes!).

Para finalizar, mais uma vez, muitíssimo obrigado por tudo, mestre Shima!

02/09/2009

A nova edição de SOLAR!


Há 15 anos, eu criava o personagem que chamaria de Solar. Quase 10 anos depois, decidi reformular esse herói brasileiro de poderes xamanísticos e origem mitológica. Minha tentativa inicial, contudo, foi bastante acidentada e deverá permanecer inédita. Seria necessário passarem-se mais 5 anos até que uma nova versão do personagem fosse publicada, como vimos em Solar: Renascimento.

Com Solar: Solo Sagrado concluo o que podemos chamar de “Volume 1” desta nova versão do personagem. Curiosamente, esta edição acabou reunindo páginas produzidas, em momentos diferentes, para as três diferentes versões de Solar. Temos, é claro, as páginas principais desenhadas por Rubens Lima neste ano, às quais se somaram páginas complementares desenhadas por Luciano Irrthum em 1997 e por Laz Muniz em 2006. As letras, legendas e balões ficaram mais uma vez por conta do amigo Dênio Takahashi.

Nas três partes que compõem Solar: Solo Sagrado, conhecemos os mitos solares envolvendo a origem e os poderes de Gabriel. Nesta nova revista também ficamos sabendo o que aconteceu com sua esposa, reencontramos sua mãe e descobrimos um pouco mais sobre seu pai. Isso sem falar num inusitado encontro com um urubu falante e numa terrível luta com um monstruoso jurupari. Histórias dentro da história e mitos recontados (nas Partes 5 e 7) compõem uma HQ que inclui até duas narrativas paralelas que se espelham (na Parte 6). Para completar, temos respostas para questões levantadas na edição anterior, enquanto os destinos de Solar são traçados.

Solar: Solo Sagrado tem formato 24cm x 17cm, 48 páginas de quadrinhos, pelo preço de R$5,00. Para adquirir a revista pelo correio, basta postar um comentário aqui deixando seu contato ou escrever para wellingtonsrbek @ ig.com.br. Você receberá então uma resposta minha, com os dados para realizar o pagamento e o prazo de envio da revista. Para quem ainda não leu Solar: Renascimento, esta é uma ótima oportunidade para adquirir as duas edições de uma vez!

Uma seção de extras com detalhes de como as revistas com Solar foram produzidas já está disponível no saite Mais Quadrinhos. Lá, você encontrará ainda “A Saga de Solar”, uma seção especial que narra toda a trajetória do personagem, desde sua versão original até esta versão reformulada. Não deixe então de conferir nosso trabalho e fazer seus comentários aqui no blog. Grande abraço!

(Para saber mais sobre Solar, clique no marcador em destaque abaixo.)

SOLAR: Solo Sagrado, prévia (4).


(O roteiro desenhado e a versão a lápis desta página podem ser vistos na seção Extras do saite Mais Quadrinhos.)

SOLAR: Solo Sagrado, prévia (3).


(O roteiro desenhado e a versão a lápis desta página podem ser vistos na seção Extras do saite Mais Quadrinhos.)

SOLAR: Solo Sagrado, prévia (2).


(O roteiro desenhado e a versão a lápis desta página podem ser vistos na seção Extras do saite Mais Quadrinhos.)

SOLAR: Solo Sagrado, prévia (1).


(O roteiro desenhado e a versão a lápis desta página podem ser vistos na seção Extras do saite Mais Quadrinhos.)